Bolsas, descontos e desistências

Sorteio de bolsa

São sorteadas bolsas em todos os cursos oferecidos para comunidade USP (alunos, docentes e funcionários) e terceira idade.

O interessado deverá seguir os seguintes procedimentos:

1 . O número de bolsas oferecidas será de 10% do total de vagas.

2. O formulário de inscrição para o sorteio estará disponível pela internet, nas datas previstas, das 9:00 do primeiro dia às 16:30 do último dia.

3. Somente será possível candidatar-se a um único nível e a uma única categoria.

4. Caso haja no mesmo curso inscrição em níveis ou categorias diferentes, todas as inscrições serão CANCELADAS.

5. Somente alunos aprovados no último semestre poderão participar do sorteio.

6. Os sorteados deverão comparecer no período de matrícula para as seguintes providências: comprovar pertencer ao público-alvo do curso; efetuar a matrícula indicando o dia e horário do curso (será obedecido o limite de vagas por turma); apresentar o documento atualizado da categoria indicada para o sorteio:

• Alunos USP: comprovante de matrícula atualizado.
  • Professores da USP: holerite atualizado.
  • Funcionários da USP: holerite atualizado.
  • Terceira idade (a partir de 60 anos): RG e CPF.

7. O sorteio não garante vaga no curso. É necessário fazer a matrícula conforme a ordem de chegada.

Abaixo o trecho das Normas da CCEx para sorteio de bolsa:

"1.3.1 Alunos atuais dos cursos de Alemão, Francês e Italiano:

- só poderão inscrever-se para o sorteio os alunos aprovados no semestre anterior.´

- o coordenador será responsãvel por informar o destino das vagas gratuitas, respeitando o mínimo de 10% do total de vagas e de 01 vaga para maiores de sessenta anos.

1.3.2       Novos Alunos dos cursos de Alemão, Francês e Italiano:

- O coordenador poderá estipular se deseja oferecer vagas gratuitas para os novos alunos. Caso contrário, só haverá sorteio para os novos alunos se houver vaga remanescente do sorteio dos atuais alunos.

- Caso as vagas gratuitas não sejam preenchidas, as mesmas passarão para vaga paga.

- As inscrições serão feitas somente pela internet.

- O sorteado deverá comparecer no período de matrícula munido de documento que comprove a categoria escolhida. Caso o candidato não comprove, a gratuidade está automaticamente cancelada e a vaga passará para vaga paga.

- A inscrição só poderá ser feita para uma única categoria, ou seja, caso o requerente seja aluno e funcionário da USP, deverá escolher uma das categorias para concorrer a bolsa.

- No caso de docentes e funcionários, será obrigatória a apresentação do hollerith atualizado.

- Os alunos sorteados não poderão mudar de turma, salvo nos casos em que a turma seja cancelada por algum motivo.

- O sorteio não garante vaga no curso.

Obs.: Os alunos dos cursos de férias, poderão participar do sorteio junto com os alunos dos cursos regulares. Caso seja sorteado, a vaga ficará condicionada a aprovação do aluno.

1.3.3 Para os demais cursos de extensão:

O coordenador será responsãvel por informar o destino das vagas gratuitas, respeitando o mínimo de 10% do total de vagas e de 01 vaga para maiores de sessenta anos. (201ª. RO da CCEx)."

Descontos

São oferecidos descontos para graduandos e pós-graduandos da FFLCH, professores da rede pública, terceira idade, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH:

• Graduandos e pós-graduandos da FFLCH: 10% do valor do curso.
  • Professores da rede pública, terceira idade, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH: 50% do valor  do curso.
  • Todos os cursos são gratuitos para funcionários e docentes da FFLCH/USP.

Desistências

Haverá devolução da taxa somente para desistência antes do início do Curso.

Obs.: Casos excepcionais serão analisados pela CCEx, desde que devidamente justificados.