Uma interpretação do conceito de transcendência entre Heidegger e Levinas

O seminário pretende analisar o conceito de transcendência no pensamento de Martin Heidegger e Emmanuel Levinas. Ambos os autores partilham de pressupostos conceituais importantes, tais quais a ruptura com o paradigma ontoteológico e a crítica nietzscheana a uma dimensão ideal além do mundo. Ainda assim, desenvolvem propostas teóricas divergentes, marcadamente em relação à preponderância atribuída às questões ontológicas e éticas. O estudo da noção de transcendência será uma chave privilegiada para compreender mais claramente algumas das opções teóricas marcantes de cada filósofo.

Máximo de 80 alunos.

Mínimo de 20 alunos.

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.
Prof. Dr. Marcus Sacrini Ayres Ferraz, da FFLCH/USP.

Profa. Chiara Pasqualin.

Departamento de Filosofia da FFLCH/USP.
16/10 a 04/12/2014

Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

09.10 a 15.10.2014

Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.