O Cristianismo na Armênia: História,Tradições e Cultura

ESTE CURSO FOI CANCELADO.

Este curso pretende apresentar de maneira substanciosa a constituição e a expressão cultural armênia do Cristianismo, elemento medular na formação da Armênia na Antiguidade Tardia e no Medievo, partindo de uma análise crítica de documentos historiográficos, e com base no conhecimento da diversidade de elementos que contribuíram ao seu estabelecimento e nas suas peculiaridades em relação às outras formas de expressão do Cristianismo, desde as suas origens incertas até o século VII, quando separou-se definitivamente da Igreja ortodoxa calcedônia ao optar pela ortodoxia efésio-miafisita, em função do afastamento da Armênia quer do Império Romano de Bizâncio, quer do Império Persa dos Sassânidas em busca de sua própria autonomia, resultando também na dissidência com a Igreja da Geórgia e, consequentemente, na divisão das Igrejas do Cáucaso.

Máximo: 50.

Mínimo: 10.

O aluno precisa ter o mínimo de 85%.
Profa. Dra. Deize Crespim Pereira (FFLCH/USP)

Prof. Daniel Alonso de Araujo

Departamento de Letras Orientais (FFLCH/USP)
03/03 a 26/05/2015.

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

23/02 (09:00) a 28/02/2015 (16:30)

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.