Francês - Carta aos Alunos

São Paulo, 05 de novembro de 2010.

Caros alunos, caras alunas,

Como vocês puderam perceber desde o 2o semestre de 2009, os cursos extracurriculares de francês estão mudando. Desde o segundo semestre de 2009, além de adotarmos um material didático mais novo e mais coerente com o que tem sido feito nos ultimos tempos na didática do francês (o livro Alter Ego), intensificamos o ritmo do curso, em razão da adoção desse novo material e dessa nova perspectiva. Com isso, cada livro passa a ser utilizado, em nosso novo programa, durante três semestres e não durante quatro semestres como acontecia anteriormente.

A vantagem dessa distribuição do programa ao longo dos semestres é a maior adequação ao Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, instrumento criado para descrever níveis de competência em língua estrangeira e harmonizar o ensino de línguas estrangeiras na Europa e no mundo. Adaptado para nosso contexto de aprendizes brasileiros, temos um ritmo mais adequado a alunos que falam português, uma língua latina, como o francês, e que não apresentam tantas dificuldades de compreensão da língua francesa.

Com a mudança, os alunos que iniciaram com o livro Campus 1 e estão terminando o livro neste semestre, começarão o livro Alter Ego 2 em março de 2011. O mesmo ocorrerá com os alunos que terminaram o livro Alter Ego 1. Embora tendo feito o primeiro livro em ritmos diferentes (4 semestres para Campus e 3 semestres para Alter Ego), esses alunos viram os mesmos conteúdos, correspondentes ao livro 1 de cada material e, por isso, farão o nível IV, que representa o início do curso com o livro Alter Ego 2. Dessa forma, os alunos que já vinham fazendo o curso com o material Alter Ego poderão continuar seus estudos seguindo a progressão com a qual estão habituados. Por outro lado, os alunos que terminaram os estudos com o livro Campus 1, que são mais experientes na língua francesa pois estudaram um semestre a mais, estarão mais preparados para se adaptar à mudança para o ritmo de três semestres e para o novo material didático.

No que diz respeito aos alunos que terminaram os livros Campus 2 e Alter Ego 2, uma outra solução foi proposta, visando a adequação aos horários e aos níveis, já que se trata de poucas turmas, que vem desenvolvendo um trabalho diferenciado nos últimos semestres. Sendo assim, para os alunos que terminam o livro Alter Ego 2 neste ano de 2010, um novo livro está sendo escolhido pela equipe pedagógica dos cursos extracurriculares (coordenadora e monitores), em nossas reuniões pedagógicas, visando a dar continuidade ao trabalho iniciado com Alter Ego. No caso dos alunos que terminam o livro Campus, o material também está sendo escolhido, procurando encontrar uma solução que leve em conta as especificidades dos grupos e os horários já existentes.

Para ajudar a esclarecer as mudanças que estão ocorrendo há três semestres e que se consolidam no primeiro semestre de 2011, elaboramos o quadro a seguir, no qual as cores permitem esclarecer para qual nível mudam as turmas de 2010 para 2011. Por exemplo, o nível I, no quadro à esquerda, em vermelho, passa para o nível II, em vermelho, no quadro à direita.

Colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos que se fizerem necessários, lembrando que os monitores estão cientes das mudanças - já que contribuíram para realizá-las - sendo os interlocutores privilegiados para a compreensão do novo programa.

Situação dos níveis e materiais no 2o semestre de 2010

Alunos do nível VIII com Campus 2 – usarão material novo 2

Livro a definir (tipo 2)

B1/B2

De maneira resumida, embora haja mudança de livros e de conteúdos, os níveis serão os seguintes:

Nível 1 - vão para o nível 2
Nível 2 - vão para o nível 3
Nível 3 - vão para o nível 4
Nível 4 - permanecerão no nível 4
Nível 5 - permanecerão no nível 5
Nível 6 - permanecerão no nível 6
Nível 7 - permanecerão no nível 7
Nível 8 - permanecerão no nível 8

En vous souhaitant une excellente fin d’année et de bonnes vacances,

A equipe dos cursos extracurriculares de francês.

Coordenadora: Profa. Dra. Eliane G. Lousada

Equipe de monitores: Simone M. Dantas (monitora assistente de coordenação), Aline Ferraz, Aína Cunha Cruz, Anaisy Teixeira, Daniela Smaniotto, Igor M. Avila, Luiza G. Santos, Lucia Ribeiro, Michelle H. Gois, Priscila Melão, Sabrina Aragão, Suélen Rocha, Tereza Cristina Bulla