Diásporas Africanas nas Américas e Expressão Artística em Perspectiva Atlântica

VAGAS ESGOTADAS
LISTA DE ESPERA

Partindo de alguns textos criativos menos conhecidos da escritora afro-brasileira Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo. Diário de uma Favelada, pretende-se discutir a existência de indícios nessa literatura de diáspora que revelem fortes conexões com a África ancestral e com outras literaturas e expressões artísticas afro-americanas e afro-brasileiras. Propõe-se dessa forma uma releitura de detalhes da obra de Carolina e de outros autores e criadores afrodescendentes, como James Baldwin e João Antonio, numa perspectiva transnacional. Essa perspectiva levará em conta a história dos movimentos migratórios africanos na América e suas formas de expressividade artística e literária, tendo como eixo central sua rica inventividade comunicativa. Dar maior visibilidade a esse processo criativo e discutir suas interconexões são pontos chaves para o reconhecimento efetivo da importância dessas culturas de diáspora na construção do espaço urbano e suas sociabilidades.

Máximo de 45 alunos.

Mínimo de 03 alunos.

Mínimo de 85% de presença. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Prof. Dr. Elias Thome Saliba, da FFLCH/USP e Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes, do IEB/USP.

Dra. Elena Pajaro Peres.

Departamento de História da FFLCH/USP e Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
05/04 a 26/04/2016.

Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

14/03 (09:00) a 24/03/2016 (23:59).

Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.