Introdução ao universo trans* (travestilidades, transexualidades, transgeneridades...)

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.
VAGAS ESGOTADAS - Lista de espera

Este curso tem por objetivo propiciar, de modo dialógico e interdisciplinar, reflexões iniciais em torno de temáticas relativas ao universo trans*, expressão que engloba travestilidades, transexualidades e transgeneridades e problematiza diversas formas de vivenciar gênero e sexualidade. A proposta é abordar noções gerais que informam e produzem, de um lado, reivindicações de movimentos sociais por acesso a direitos, formulação e implantação de políticas públicas para pessoas trans e, de outro, teorias acadêmicas em diferentes áreas que têm repensado sentidos hegemônicos de sexo, gênero, sexualidade, doença e cidadania produzidos socialmente. Propõe-se, assim, dar voz e visibilidade a experiências que desafiam e enfrentam a imposição normativa e a naturalização desses sentidos.

A estrutura do curso foi pensada em cinco módulos: 1 - Corpo e Diferenças, 2 - Queer; 3 - Estado, 4 - Educação e 5 - Trabalho. Trata-se de dimensões que perpassam as vivências de pessoas trans* e (re)produzem padrões que se impõem e desencadeiam efeitos em termos de produção de subjetividades e acesso a direitos. O intuito de se oferecer aulas a partir destes eixos é promover discussões concernentes a alguns dos principais aspectos da vida social cuja participação de transexuais, travestis, pessoas não-binárias, entre outrxs é conformada e limitada a partir da articulação de marcadores sociais da diferença tais quais gênero, sexualidade, raça e classe, bem como evidenciar iniciativas de resistência e empoderamento levadas a cabo por esses sujeitos.

A cada módulo, serão convidadxs representantes e lideranças trans de movimentos sociais, organizações, órgãos públicos, universidades, que irão compor as aulas ao lado do corpo docente ligado a USP e da coordenação do curso.

máximo: 70 alunos
mínimo: 10 alunos

Presença mínima de 85% da carga horária do curso e entrega do relatório de participação. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Profa. Dra. Silvana de Souza Nascimento, da FFLCH/USP.

Letizia Patriarca

Luiza Ferreira Lima

Maria Isabel Zanzotti de Oliveira

Departamento de Antropologia, da FFLCH/USP.
29/02/2016 a 30/05/2016

Horário: 9:00 às 11:40 e das 13:00 às 16:45.

Local: Serviço de Cultura e Extensão Universitária – sala 126. Prédio da Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP).

Atenção!

• A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.

Desistências e reembolsos
Os alunos que desistirem do curso devem imediatamente enviar um e-mail, informando essa desistência, para agenda@usp.br. Considera-se que a data da desistência é a do envio desse e-mail.
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.
Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 docente, 2 discente, 2 funcionário, 1 para 3ª idade.

Formulário para sorteio de bolsa: CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio:

Luiz Carlos Loureiro de Lima Junior

Patricia Simone Ferucio Manoel

Laís Lorenzeto Plaze

Georgina Silveira Pinto Neta

Funcionário USP

Francisco Gilberto Labate

Terceira idade

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.
• Aguarde o link da inscrição na data estipulada.

⇒R$ 60,00: Interessados em geral.
⇒R$ 54,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
⇒R$ 30,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores e estagiários da FFLCH.
⇒Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.

• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

22/02 a 26/02/2016

Horário: 9:00 às 11:40 e das 13:00 às 16:45.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP).

Atenção!

• Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.

Desistências e reembolsos
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.