Filosofia e Literatura em Robert Musil

Apresentar e discutir as relações entre filosofia e literatura na obra do escritor austríaco Robert Musil (1880-1942) a partir dos principais conceitos que o autor desenvolve ao longo de sua produção ensaística e também no romance O homem sem qualidades. No contexto de crise da Europa do início do XX, Musil procurou manter em sua produção literária exigências autenticamente filosóficas, sobretudo a fundação de uma nova forma de racionalidade, que viabilizasse um saber autenticamente "moderno". Mais do que realizar uma crítica da razão histórica ou de propor um sistema filosófico, sua obra pretendeu, por meio da literatura, instrumentalizar a razão para esta que conservasse seu potencial crítico e criativo em meio ao processo de massificação da cultura.

Máximo de 50 alunos.

Mínimo de 20 alunos.

Mínimo de 85% de presença para a aprovação. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Prof. Dr. Marcio Suzuki, da FFLCH/USP.

Profa.  Érica Gonçalves de Castro

Departamento de Filosofia, da FFLCH/USP.
05/04 a 26/04/2016.

Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

15/03/2016 (09:00) a 25/03/2016 (23:59).

Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.