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VAGAS ESGOTADAS Lista de espera
DADOS DO CURSO
Expor ao aluno o projeto de educação proposto por J.-J. Rousseau no Emílio considerando-se, por um lado, alguns escritos desse autor, como o Discurso sobre a origem da desigualdade, a Nova Heloísa e o Contrato social, e por outro lado, o contexto histórico e intelectual da França do século XVIII no qual o projeto se situa, bem como algumas das fontes utilizadas por Rousseau em matéria de educação (sobretudo Montaigne e Locke). Trata-se de uma introdução à leitura dessa obra fundamental da história da filosofia que, nos últimos quinze anos, tem se mostrado um interessante objeto de pesquisa para pedagogos e filósofos da educação no Brasil. Espera-se que o exercício de leitura dos cinco livros que compõem o Emílio, assim como dos textos de Rousseau e da bibliografia de apoio, capacite o aluno a não apenas compreender os conceitos filosóficos implicados na pedagogia rousseauísta, mas também refletir criticamente, por meio dessa compreensão, sobre a possibilidade de aplicação desses mesmos conceitos na atividade docente.
Máximo de 50 alunos.
Mínimo de 20 alunos.
Prof. Thomaz Massadi Kawauche
PERÍODO(S), HORÁRIO(S) E LOCAL DO CURSO/EVENTO
INVESTIMENTO
Gratuito.