Poder e performatividade pública: introdução a Michel Foucault e Judith Butler (curso com transmissão ao vivo pelo IPTV USP)

VAGAS ESGOTADAS
Lista de espera
Transmissão ao vivo: CLIQUE AQUI

O curso pretende esquadrinhar os modos como Michel Foucault e Judith Butler desenvolvem de forma peculiar e, em alguns pontos complementar, um arcabouço teórico indispensável para a compreensão das relações na modernidade, ao pensarem a produção política de tecnologias para o saber-poder, a constituição dos sujeitos, o cuidado de si, os processos de subjetivação dos corpos, a dimensão pública das subjetividades, o Estado e os movimentos sociais. Se para Foucault, a compreensão das estruturas de poder na sociedade ocidental moderna estão profundamente atreladas a emergência da sexualidade como um dispositivo histórico, Judith Butler, por sua vez, evidencia a partir do conceito de gênero, a importância de se repensar os modelos binários das relações sociais que foram estruturadas pela ideia de sexo biológico. O conceito de gênero emerge assim como um instrumento para a produção de uma teoria da ação política. De modo geral, o curso pretende oferecer a partir deste referencial bibliográfico, instrumentos analíticos para a apreensão dos fenômenos políticos atuais.

máximo: 80 alunos
mínimo: 10 alunos

Mínimo de 85% de presença. Após o término do curso o aluno aprovado deve solicitar o certificado pelo e-mail agenda@usp.br
Profa. Dra. Silvana de Souza Nascimento, da FFLCH/USP.

Profa. Jacqueline Moraes Teixeira

Departamento de Antropologia, da FFLCH/USP.
09/08/2017 a 04/10/2017.

Horário: 9:00 às 16:45.

Local: Serviço de Cultura e Extensão Universitária – sala 126. Prédio da Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP).

Atenção!

• A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
Os alunos que desistirem do curso devem imediatamente enviar um e-mail, informando essa desistência, para agenda@usp.br. Considera-se que a data da desistência é a do envio desse e-mail.
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.
Público Alvo para Sorteio

1 docente USP, 5 discente USP, 1 funcionário USP, 1 para 3ª idade, 3 para Outros/Comunidade externa

Formulário para sorteio de bolsa: até 24/07/2017 CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio:

Ariadne Catarine dos Santos

Flávio Macedo Pinheiro

Jaqueline Martinho dos Santos

Marcelle Cristine de Souza

Mariana Gomes da Cruz

Bruna Moura da Silva Comunidade externa
Helena Lucas Rodrigues de Oliveira Comunidade externa
Juliana Kohari da silva Comunidade externa

ATENÇÃO!

O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

⇒R$ 85,00: Interessados em geral.
⇒R$ 76,50: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
⇒R$ 42,50: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores e estagiários da FFLCH.
⇒Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.

• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

26/07 a 07/08/2017.

Horário: 9:00 às 16:45.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP).

Atenção!

• Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.