Princípios Básicos de audiodescrição - uma abordagem teórico prática

ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.
Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.
Para mais informações, entre em contato com o e-mail citrat@usp.br ou ligue para 3091-3764.
Prazo de matrícula prorrogado até 09/08/17

Natureza do curso
Difusão
Objetivo

Apresentar aos alunos a áudio-descrição, enquanto ferramenta de acessibilidade e opção de atuação profissional. Conscientizar os profissionais sobre o campo de atuação, limites de abrangência da áudio-descrição.

Apresentar aos interessados e futuros áudio-descritores os principais tipos de áudio-descrição, a partir de exercícios práticos e material autêntico.

Programa

De 11 de agosto a 15 de setembro de 2017, das 14:00 às 17:00h

11/08/2017

Expositiva: Definições e terminologia básica, legislação regulamentar da AD

Prática: Sensibilização

18/08/2017

Expositiva: Modelos de AD no Brasil

Prática: AD e as obras infantis (histórias em quadrinhos, vídeo gibi)

25/08/2017

Expositiva: O roteiro audiodescrito

Prática: AD em livros didáticos (exercícios, questões de prova, livros de texto)

01/09/2017

Expositiva: AD na televisão (filmes, documentários, propagandas)

Prática: Descrição de pessoas

08/09/2017 NÃO HAVERÁ AULA (SEMANA DA PÁTRIA)

15/09/2017

Expositiva: AD e as artes cênicas, espetáculos gravados e ao vivo

Prática: AD em filmes de animação

Blogs, sites e associações de AD no Brasil e no mundo

Programa Detalhado
Carga horária
15.00h
Vagas

• máximo: 30 alunos.
• mínimo: 20 alunos.

Certificado/Critério de Aprovação
Frequência mínima de 85%.
Coordenação
Mariangela de Araujo
Vice-Coordenação
Elena Vassina
Ministrante(s)
Profª Ana Julia Perrotti Garcia.
Promoção
Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia - CITRAT.
Período de Realização
11/08/2017 a 15/09/2017
Detalhes

Presencial

Horário9:00 às 16:45.

Local: Serviço de Cultura e Extensão Universitária – sala 126. Prédio da Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP).

Atenção!

  • A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
Os alunos que desistirem do curso devem imediatamente enviar um e-mail, informando essa desistência, para agenda@usp.br. Considera-se que a data da desistência é a do envio desse e-mail. 
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago. 
* após o início do curso, não há mais reembolso.
Público Alvo para Sorteio
Público Alvo para Sorteio: 
Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 docente, 1 discente, 1 funcionário e 1 para 3ª idade.
Formulário para sorteio de bolsa: até 27/07/2017 CLIQUE AQUI
 
Resultado do sorteio:
 
Jaqueline Martinho dos Santos (Aluna USP)
Carlos Prudêncio Alonso (Terceira idade)
 
ATENÇÃO!

 O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

 

Valor
⇒R$ 300,00 ou 2x150,00: Interessados em geral.
⇒R$ 270,00 ou 2x135,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
⇒R$ 150,00 ou 2x 75,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.
⇒Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.

Detalhes
• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula. 

 

Período de Inscrição
31/07/2017 a 09/08/2017
Detalhes

Presencial

Horário9:00 às 16:45.

Local: Serviço de Cultura e Extensão Universitária – sala 126. Prédio da Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Documentos necessários: RG, CPF ou carteirinha USP (comunidade USP).

Atenção!

  • A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
Os alunos que desistirem do curso devem imediatamente enviar um e-mail, informando essa desistência, para agenda@usp.br. Considera-se que a data da desistência é a do envio desse e-mail. 
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago. 
* após o início do curso, não há mais reembolso.