A inserção do Brasil na geo-história da mundialização

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.

Atualização
Pré-Requisito

Graduado.

Após realizar a inscrição online, enviar o diploma da graduação para agenda@usp.br até o dia 04/05/18. Apenas os alunos que enviarem o diploma terão suas matriculas efetivadas.

O curso tem por objetivo discutir as bases conceituais da geo-história, filosofia da história primeiro concebida pelo geógrafo francês Vidal de la Blache, e consolidada na metade do século XX pelos historiadores da escola dos Annales, em especial Fernand Braudel. No Brasil, este legado foi utilizado por Pierre Monbeig. A geo-história consiste em estruturar a teoria social a partir do espaço. Os conceitos que lhes são derivados, como meio, estrutura, longa duração, situação espacial, têm dado contribuição significativa para análise das estruturas do mundo contemporâneo. Os trabalhos de Immanuel Wallerstein, Giovanni Arrighi, Kenneth Pomeranz, entre outros, são exemplos. Pretendemos estabelecer uma primeira reflexão sobre os desafios da utilização da geo-história para a compreensão da longa gestação dos atuais processos da mundialização, a "periferizaçao" de espaços, bem como compreender qual a inserção do Brasil no longo processo de formação da economia mundial moderna. Um desafio é associar os aspectos ecológicos que a geo-história considera como essenciais, com as abordagens da economia política, das políticas de desenvolvimento e dos jogos das relações internacionais.

• máximo: 30 alunos
• mínimo: 8 alunos pagantes

Mínimo de 75% de presença.
Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, da FFLCH/USP.

Larissa Alves de Lira

Departamento de Geografia, da FFLCH/USP.
08/05/2018 à 19/06/2018
Detalhes:

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

Critério de seleção:

► Após realizar a inscrição, enviar o diploma da graduação para agenda@usp.br até o dia 04/05/18. Apenas os alunos que enviarem o diploma terão suas matriculas efetivadas.

23/04/2018 (09:00) a 04/05/2018 (23:59)
Detalhes:

► Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

Critério de seleção: