Documentação missionária jesuítica e seus estudos no Japão

Obs.: Nas aulas da disciplina teremos a colaboração do professor Jun Shirai da Shinshû University, que fará as exposições em japonês. Nessas ocasiões será feita tradução do resumo e será mostrada em power-point ou hand-out.

O objetivo é o de apresentar os chamados kirishitan-ban, traduzidos de documentação missionária jesuítica, dentro do contexto do encontro das culturas, nos séculos XVI e XVII, de um lado a da Europa ocidental - representado pelos missionários da Companhia de Jesus, e de outro, a do Japão. E também mostrar os estudos que os japoneses realizaram e realizam sobre essa documentação, principalmente do ponto de vista dos estudos sobe o encontro civilizacional e cultural, com foco em Filologia e Linguística, em Tradução, em edição/publicação documental e em tipografia.

Máximo: 30 alunos

Mínimo: 5 alunos.

Mínimo de 75% de presença. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail
Profa. Dra. Eliza Atsuko Tashiro Perez, da FFLCH/USP.
Vice-Coordenação
Profa. Dra. Shirlei Lica Ichisato Hashimoto, da FFLCH/USP.

Jun Shirai

Departamento de Letras Orientais, da FFLCH/USP.
24/08/2018 a 03/10/2018

1. Para alunos da USP, funcionários e docentes da FFLCH (Gratuito)

Procedimento: online pelo Sistema Apolo.

2. Para os demais interessados (Ver campo "Investimento")

Procedimento: Enviar esta FICHA devidamente preenchida para agenda@usp.br com o comprovante anexado de pertencimento ao público alvo (professores da rede pública e maiores de 60 anos).

O boleto será enviado por e-mail.

Atenção!

• Para interessados em geral, sem pertencimento ao público com direito a descontos, não é preciso anexar nenhum documento.
  • Enviaremos o boleto com o valor total (R$ 70,00) para todos os inscritos que não enviarem o comprovante para descontos.
  • Todos os inscritos pelo Sistema Apolo que não são do público isento (Alunos da USP e docentes e funcionários da FFLCH) não terão suas matrículas efetivadas.
Desistências e reembolsos
Os alunos que desistirem do curso devem imediatamente enviar um e-mail, informando essa desistência, para agenda@usp.br. Considera-se que a data da desistência é a do envio desse e-mail.
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.
Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e 3ª idade. Sendo: 1 funcionário, 1 para 3ª idade e 1 para Outros.

Formulário para sorteio de bolsa até dia 02/08/18 CLIQUE AQUI

Resultado do sorteio (03/08/18): não houve inscritos para o sorteio.

ATENÇÃO!

• O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
• Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.
• Aguarde o link da inscrição na data estipulada.

► Gratuito: Docentes, funcionários da FFLCH e alunos USP.
► R$ 70,00: Interessados em geral.
► R$ 35,00: Professores Ativos da Rede Pública e maiores de 60 anos.

• O pagamento à vista, mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

06/08/2018 a 20/08/2018

1. Para alunos da USP, funcionários e docentes da FFLCH (Gratuito)

Procedimento: online pelo Sistema Apolo.

2. Para os demais interessados (Ver campo "Investimento")

O boleto será enviado por e-mail.

Atenção!

Desistências e reembolsos
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.