Poesia e política no Brasil: leituras a partir das contribuições de Walter Benjamin

VAGAS ESGOTADAS: Lista de espera.

Objetivo geral:

Discutir as relações entre poesia e política, em perspectiva benjaminiana, tomando como parâmetro algumas das produções poéticas realizadas entre 1979-2019, por autoras e autores de diferentes regiões do país, portanto, desde o ano da promulgação da Lei da Anistia aos dias atuais, com o intuito de avaliar em que medida tais produções resistem, desafiam elou respondem ao contexto histórico, seja pela renovação de formas, seja pela retomada de uma leitura da tradição ou da poesia de experiência, que acabam por culminar numa multiplicidade de vozes no cenário atuai, extremamente vigorosas e que vão dos poemas ao slam.

Objetivos específicos:

• Apresentar o pensamento e contribuições de Walter Benjamin (Passagens; "Teses sobre o conceito de história"; "Experiência e pobreza".)
  • Apresentar breve panorama sócio-político do Brasil no período proposto para a leitura e análise dos poemas.
  • Apresentar poemas, poetas e contextos de produção para análise levando em conta: (i) aspectos formais dos poemas; (ii) a relação entre plano de expressão e plano de conteúdo dos poemas a partir de uma leitura benjaminana. o pensamento de Walter Benjamin e a formulação do conceito de pós-utopia por Haroldo e Campos.

máximo: 60 alunos
mínimo: 04 alunos

Frequência mínima de 75%
Profa. Dra. Juliana Pasquarelli Perez, da FFLCH/USP.

Diana Junkes Bueno Martha

Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.
25/06/2019 a 25/06/2019

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

03/06/2019 (09:00) a 23/06/2019 (23:59)

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.