Língua catalã e o Brasil: tradução e relações interculturais

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES.

Ter conhecimento sobre diferentes estudos, trabalhos e iniciativas que tem a ver com a relação catalão-Brasil, assim como ter uma base de tradução literária do catalão ao português.

Língua catalã e o Brasil: tradução e relações interculturais

05/11
Dia 1: Não só Clarice Lispector. Recepção das escritoras brasileiras na Espanha. Com a participação especial de Helena González (Universitat de Barcelona)

06/11
Dia 2: Intervenção do tradutor do catalão. Com a participação especial de Luis Reyes Gil.

07/11
Dia 3: Artefatos da literatura catalã: traduções em potência.

08/11
Dia 4: Retos na educação multicultural. Exemplos de modelos educativos na Cataluha e nos povos indígenas brasileiros. Com a participação especial de Jordi Ferré

Bastons, Núria et al. (2011) Gramàtica pràctica del català. Barcelona: Teide

Boix, E., Vila, F. X. (1998) Sociolingüística de la llengua catalana. Barcelona: Ariel

Ginebra, Jordi et al. (2009) Diccionari d'ús dels verbs catalans: règim verbal i canvi i caiguda de preposicions. Barcelona: Educaula.

Godayol i Nogué, M. Pilar (2006) Catalanes del XX. Vic: EUMO,

Godayol i Nogué, M. Pilar (2011) Viatgeres i escriptores: deu perfils. Vic: EUMO

Institut d’Estudis Catalans (2016) Gramàtica de la llengua catalana. Barcelona: Institut d’Estudis Catalans

Marçal, Maria Mercè (2004) Sota el signe del drac: proses 1985-1997. Barcelona: Proa

Pessarrodona, Marta (2010) L’Exili violeta: escriptores i artistes catalanes exiliades el 1939. Barcelona: Meteora

Pujol, Núria et al. (2013) Catalonia is Calling. El món ho ha de saber. Barcelona Sàpiens Publicacions.

Sinner, C., i Bernaus, O. (2014). La realitat lingüística i sociolingüística a la class de català com a L2. Comunicació presentada al IV Simposi Internacional sobre l’Ensenyament del Català, Vic 4-5 d’abril de 2014

Máximo: 45.

Mínimo: 5.

Mínimo de 75% de frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Valéria Gil Condé (FFLCH/USP).

Profa. Jessica Ferrer Escandell

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH/USP).
05/11/2019 a 08/11/2019

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

22/10/2019 (09:00) a 04/11/2019 (12:00)

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.