Ficção e história no século XIX: Portugal - Brasil - Cabo Verde (CURSO ON-LINE)

VAGAS ESGOTADAS. Lista de espera

Interessado em geral.

Neste minicurso, pretende-se discutir as relações entre ficção e história, no século XIX, nas literaturas em língua portuguesa, tendo como objetos romances de Portugal, Brasil e Cabo Verde. A partir das considerações de Hayden White e Reinhart Koselleck sobre a escrita da história, e do estudo empreendido por György Lukács sobre o romance histórico de Walter Scottt, serão analisados O guarani (1857), de José de Alencar, e O bobo (1843), de Alexandre Herculano, quanto à relação entre história e mito fundador, e O escravo (1856), de José Evaristo de Almeida, em sua ligação com Bug-Jargal (1826), de Victor Hugo.

CLIQUE AQUI

ATENÇÃO: O minicurso será a distância com encontros virtuais de uma hora por meio da plataforma para reuniões não presenciais disponibilizada pelo Google à comunidade USP (https://meet.google.com/). Será também criado um grupo de discussão, no qual serão disponibilizados os textos utilizados no minicurso. Além disso, os alunos poderão enviar perguntas e dúvidas ao e-mail do professor, que serão respondidas em vídeos gravados pelo docentes e disponibilizados no grupo de discussão.

Máximo: 30

Mínimo: 5.

Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dr. Ricardo Souza de Carvalho

Marcos Lemos Ferreira dos Santos.

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH-USP).
19/05/2020 a 28/05/2020.
Curso à distância. Após as matrículas, as instruções serão enviadas por e-mail.

Terça e quarta-feira, das 14:00 às 16:00.

04/05/2020 (09:00) a 16/05/2020 (23:59)

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.