Estética japonesa: uma perspectiva filosófica

Categoria
Novo
ATENÇÃO

INFORMAÇÕES SUJEITAS A MODIFICAÇÕES. CONSULTE SEMPRE AS ATUALIZAÇÕES DO SITE.

Clique nos títulos abaixos para abrir as caixas de informação.

 

Natureza do curso
difusao
Portuguese, Brazil
Público Alvo

Público interessado em geral.

Objetivo

Este curso tem como objetivo apresentar o pensamento de estejas e filósofos japoneses (em sua maioria) que escreveram sobre a temática da estética japonesa. Tratando de escritos publicados em diversos momentos históricos após a introdução no Japão da filosofia como uma disciplina acadêmica, veremos as estratégias argumentativas e bases teóricas que transformaram os tempos que antes pertenciam principalmente à tradição da poética clássica japonesa em conceitos filosóficos acerca do belo e da arte. Se por um lado a disciplina da estética surge em um primeiro momento para demonstrar o fundamento racional e objetivo de fenômenos como o belo e a arte que pareciam relegados à completa subjetividade, por outro a estética japonesa parece se pautar na argumentação de que haveria uma sensibilidade estético-artística particular e própria ao Japão e/ou aos japoneses expressa pelos termos que compõe seu vocabulário. Desse modo, a discussão filosófica se complexifica além da distinção subjetivo/objetivo para a esfera do particular/universal que se ramifica para outros campos Hllosóâcos como o da cultura, religião, etnia, ética e política. Ao decorrer das aulas, analisaremos textos selecionados desses filósofos na tentativa de esclarecer as bases teóricas de suas abordagens, os deslocamentos entre os conceitos que criam e aqueles da tradição japonesa, as modificações dos conceitos de belo e arte que promovem e as transformações sofridas pelos termos da estética japonesa quando tratados filosoficamente.

Programa
Carga horária
12.30h
Vagas

Máximo: 50.

Mínimo: 5.

Certificado/Critério de Aprovação
Mínimo de 75% frequência obrigatório. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Coordenação
Profa. Dra. Neide Hissae Nagae
Ministrante(s)

Diogo César Porto da Silva.

Promoção
Departamento de Letras Orientais (FFLCH/USP)
Período de Realização
19/05/2020 a 22/05/2020
Local
Prédio de Letras, sala 266 - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cid. Universitária - Butantã - São Paulo/SP.
Detalhes

Terça-feira 14:30 às 16:30

Quarta-feira 14:30 às 16:30

Quinta-feira 14:30 às 16:30

Sexta-feira 14:30 às 16:30

sex, 17/04/2020 - 15:33
Valor

Gratuito.

Período de Matrícula (enquanto houver vaga)
01/05/2020 (09:00) a 18/05/2020 (23:59)
Detalhes

► Matrícula Online pelo  Sistema Apolo.

Desistência: 

O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.