Fonologia, Aquisição & Educação

Atualização
Público Alvo

Interessados em geral (Graduado) e Professores da educação básica (Ensino Fundamental I) ativos na rede pública de ensino.

O curso está organizado em três eixos principais: educação, fonologia e aquisição. No primeiro deles, pretende-se explicitar um panorama histórico de como os métodos de alfabetização se desenvolveram no sistema educacional brasileiro e dos princípios que norteiam cada um deles - com foco especial no método fônico. Busca-se, também, discutir aspectos relacionados ao letramento, o que o distingue da alfabetização, às intuições do falante no processo de escrita e a heterogeneidade que a constitui. Na segunda parte do curso, planeja-se expor conceitos básicos de fonologia articulatória e de processos fonológicos que possam intervir na aquisição de escrita, a fim de dar ferramentas linguísticas aos docentes. A terceira parte, de aquisição, relaciona-se diretamente às demais, tendo em vista que objetiva explicitar as confluências entre o processo de aquisição fonológica e a alfabetização. Aborda-se, ainda, os distúrbios de linguagem e de escrita.

Máximo: 70 inscritos.

Mínimo: 10 inscritos.

Frequência mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Profa. Dra. Raquel Santana Santos, da FFLCH/USP.
  • Aline de Lima Benevides
  • Ana Paula Piola Araujo
  • Andressa Toni
  • Carla Pereira Minello
  • Graziela Pigatto Bohn Casagrande
Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
07/03/2020 a 30/05/2020
Sábado, das 09:00 às 13:00
Local
Prédio de Letras, sala 270 - Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cid. Universitária - Butantã - São Paulo/SP.

28/02/2020 a 13/03/2020.

Horário9:00 às 16:45.

Local: Serviço de Cultura e Extensão Universitária – sala 126. Prédio da Administração da FFLCH. Rua do Lago, 717, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Documentos necessários: Apresentar RG e CPF e documento de pertencimento ao público alvo: graduado.

Atenção!

• A matrícula poderá ser feita pessoalmente ou por procuração simples (CLIQUE AQUI)
  • Não é permitido matrícula por telefone ou e-mail.
  • Não é permitido reservar vagas.
Desistências e reembolsos
Os alunos que desistirem do curso devem imediatamente enviar um e-mail, informando essa desistência, para agenda@usp.br. Considera-se que a data da desistência é a do envio desse e-mail.
* até o início do curso, há reembolso integral do valor pago.
* após o início do curso, não há mais reembolso.