Encontro Internacional com o Cineasta Franco Taviani: Quale Film Sull’Emigrazione Italiana

- Informações sujeitas a modificações. Consulte sempre as atualizações no site.
- Não é permitido "ALUNO OUVINTE".

Divulgar a docu-ficção italiana sobre emigração e colher material para um futuro documentário a ser feito no Brasil.

Workshop dirigido a todos aqueles que se interessam ao fenômeno da imigração italiana (e não semente esta), com uma atenção aos jovens que estudam antropologia, sociologia, ciências políticas e econômicas, história e literatura e, principalmente, aos estudantes de cinema, que estarão diretamente envolvidos na realização do evento.

Haverá a projeção de dois filmes-documentários de Franco Taviani sobre a imigração, seguidos de um aprofundamento e discussão dessas duas obras. O wokshop propõe investigar a temática através de entrevistas de imigrantes italianos e/ou descendentes, que serão realizadas durante o evento. O material produzido fará parte do novo projeto de Franco Taviani para um documentário ou um docu-ficção sobre a imigração no Brasil, cujos conteúdos e estruturas serão objeto de discussão durante o evento.

1º dia: Univesidade São Paulo (5 horas)

• 10:30-11:00: Apresentação do workshop e aula inaugural, de Franco Taviani
  • 11:00-13:00: Projeção da docu-ficção Italiani all’Opera. Debate sobre o filme.
  • 13:00-14:00: Intervalo
  • 14:00-16:30: Início do workshop Qual filme sobre a imigração italiana? Debate e entrevistas filmadas.

2º dia: Universidade de São Paulo (5horas)

• 10:30-12:15: Apresentação e Projeção da docu-ficção Forse Dio è malato, de Franco Taviani.
  • 12:15-13:00: Debate sobre o filme.
  • 13:00-14:00: Intervalo.
  • 14:00-16:00: Continuação do workshop e discussão das entrevistas filmadas.

3º dia: Na cidade de São Paulo, em locais a serem definidos (6 horas).

• 10:30-13:00: Continuação do workshop dentro da cidade de São Paulo onde serão realizadas entrevistas sobre a imigração italiana (lembranças, testemunhos etc.)
  • 13:00-14:00: Intervalo.
  • 14:00-17:30: Continuação do workshop em um local (a ser definido) onde se faz música com objetivo de analisar influências entre a cultura musical dos imigrantes italianos e aquela tipicamente brasileira.

Máximo: 30 alterou para 50 alunos.
Mínimo: 05 alunos.

Profa. Dra. Maria Cecilia Casini, da FFLCH/USP.
Cinecittà)
Co-Promoção
Josefina Eloína Ribeiro (Doutora em História Social/USP).</p>
full_html
Departamento de Letras Modernas, da FFLCH/USP.

01 a 15.08.2012