Estudos sobre Povos Indígenas: Culturas, Saberes, Políticas - História, Arqueologia, Antropologia

ATENÇÃO

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Natureza do curso
Difusão
Pré-Requisito

O aluno deve ser graduando ou pós-graduando dos cursos de Ciências Sociais, Geografia ou História, comprovando que cursou disciplinas de introdução à Etnologia Indígena, ou, em sua área, aos estudos sobre povos indígenas e/ou ter sido aprovado em um dos cursos extracurriculares abaixo:

  • Aspectos das Culturas, História e Direitos indígenas
  • Introdução aos Estudos sobre Povos Indígenas no Brasil
  • Introdução à Antropologia e Etnologia Indígena: Diálogos com o Jornalismo
  • Introdução à Questão Indígena no Brasil
Objetivo

Difundir conhecimentos sobre os povos indígenas por meio da capacitação de professores da rede pública e particular – particularmente os de história, literatura e educação artística –, além de interessados em geral, possibilitando o aprendizado de aspectos da história e da cultura indígenas, e sua relação com debates brasileiros contemporâneos.

Programa

Aula 1: apresentação do curso e discussão sobre o método antropológico

BLOCO A: O que é Cultura?
Responsável: Joana Cabral de Oliveira

Aula 2. Panorama do conceito de cultura (séculos XIX-XX)
Convidado: André Drago.
Leitura: KUPER, Adam. “O mito da sociedade primitiva”, In: A reinvenção da sociedade primitiva – Transformações de um mito. Ed. Universitária, Recife.

Aula 3. Novas acepções do conceito de cultura
Leituras: LARAIA, Roque de Barros. “A cultura tem uma lógica própria” e “A cultura é dinâmica”. In: Cultura, um conceito antropológico. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, p.87-101.
SAHLINS, Marshall. “Two or three things that I know about Culture” (tradução em espanhol, “Dos o tres cosas que sé acerca del concepto de cultura”. Revista Colombiana de Antropologia 37, 2001).

Aula 4. Objetivação da cultura e patrimonialização
Leitura: GALLOIS, Dominique, T. “Materializando saberes imateriais: experiências indígenas na Amazônia Ocidental”, In: Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v.4, n.3, p.-95-116.

BLOCO B: Política, arqueologia e organização social
Responsáveis: André Drago e Renato Martelli Soares

Aula 5. Políticas ameríndias: marcos teóricos e metodológicos
Leituras: CLASTRES, Pierre. 2003. “Copérnico e os selvagens" In: A Sociedade contra o Estado. São Paulo: Cosac Naify.
SAHLINS, Marshall. 2004. “A sociedade afluente original”. In: Cultura na Prática. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

Aula 6 - Arqueologia nas terras baixas da América do Sul
Leitura: NEVES, Eduardo Goés. 2006. Arqueologia da Amazônia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Leitura Complementar: NOELLI, Francisco. 1996. “As hipóteses sobre os centros de origem e as rotas de expansão dos Tupi.”. Revista de Antropologia 39(2). 7-53.

Aula 7- Parentesco e organização social: entre rituais, hierarquias e festas.
Leituras: FRANCHETTO, Bruna & HECKENBERGER, Michael (org.). Os povos do Alto Xingu – história e cultura, Rio de Janeiro, UFRJ, 2001.
CABALZAR, Aloisio. 2009. “Estrutura Social do Uaupés: modelos e questões.”. In: Filhos da cobra de pedra: organização social e trajetórias tuyuka no rio Tiquié (noroeste amazônico). São Paulo: Editora UNESP: ISA; Rio de Janeiro: NuTI.
Leitura Complementar: OVERING, Joana. 2002. “Estruturas Elementares de Reciprocidade - Uma nota comparativa sobre o pensamento sócio-político nas Guianas, Brasil Central e Nordeste Amazônico”. Trad, Renato Sztutman. Rev, Sylvia Caiuby Novaes. Cadernos de Campo, n. 10, p.p 121-138.

BLOCO C: Saberes ameríndios
Responsável: Ana Martha Tie Yano 

Aula 8 – Do sensível e inteligível: introdução aos modos ameríndios de conhecer
Leitura principal: LÉVI-STRAUSS, Claude. 1989. “A ciência do concreto” in: O Pensamento Selvagem. Campinas, Papirus.
Leituras complementares: LÉVI-STRAUSS, C. & ERIBON, D. 2005. “Qualidades sensíveis”; “Os Sioux, os filósofos e a ciência” in: De perto e de longe. São Paulo, Cosac Naify.
MENTORE, G. & SANTOS-GRANERO, F. (orgs.). 2006. “No mundo e sobre o mundo – modos ameríndios de conhecimento” in: Revista de Antropologia. Edição especial dedicada à Joanna Overing. São Paulo, Universidade de São Paulo, 49 (1).

Aula 9 – Sensibilizar para aprender: gênero e corporalidade
Leitura principal: COLPRON, Anne-Marie. 2005. “Monopólio masculino do xamanismo amazônico: o contra-exemplo das mulheres xamãs Shipibo-Conibo” in: Mana, 11 (1).
Leituras complementares: LIMA, Tânia Stolze. 2002. “O que é um corpo?” In: Religião e Sociedade, 22 (1).
LOPES DA SILVA, Aracy. 2002. “Pequenos ‘xamãs’: crianças indígenas, corporalidade e escolarização” in: Lopes da Silva, Aracy; Nunes, Ângela; Macedo, Ana Vera Lopes da Silva (Org.). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global.

Segunda parte da aula: exibição de filme (a selecionar)

Aula 10 – Ser xamã, estar xamã
Leitura principal: GALLOIS, Dominique. 1988. “Nos caminhos invisíveis, a relação xamanística” in: O movimento na cosmologia waiãpi: criação, expansão e transformação do universo. Tese de Doutorado. São Paulo, PPGAS/USP.
Leituras complementares: “Doença, morte, feitiçaria”. In BARCELOS NETO, Aristóteles. 2008 Apapaatai – Rituais de Máscaras no Alto Xingu. São Paulo, Edusp/Fapesp.
SZTUTMAN, Renato. 2005. “Sobre a ação xamânica”. In Dominique Gallois (org.). 2005 Redes de Relações nas Guianas. São Paulo, Humanitas/Fapesp/NHII.
LÉVI-STRAUSS, Claude. 2008. “A eficácia simbólica” in: Antropologia Estrutural. São Paulo, Cosac Naify.

Aula 11 – Tradição e transformação: outros modos ameríndios de conhecer
Convidados: Nicodème de Renesse (PPGAS/USP) e Paula Morgado (LISA/USP)
Leituras: ALBERT, Bruce. 1995. “O ouro canibal e a queda do céu” in: Série Antropologia. Brasília, n.174.
RENESSE, Nicodème de. Economia e articulação do conhecimento. Em preparação.

Segunda parte da aula: exibição de filme (a selecionar)

BLOCO E: Terras indígenas/ autonomias/ plurinacionalismo – panorama latino-americano
Responsáveis: Spensy Kmitta Pimentel e Marcele Garcia Guerra

Aula 12 – Desafios para a gestão territorial das TIs no Brasil: desenvolvimento? Sustentabilidade? Autonomia?

Aula 13 – Autonomias indígenas na América Latina

Aula 14 - Plurinacionalismo, autonomias: teorias indígenas sobre o Estado?
textos a definir

BLOCO F: História ameríndia – panorama latino-americano
Responsável: Eduardo Natalino dos Santos

15 – História da Mesoamérica: breve introdução
Leila Maria França (CEMA)

16 – História dos Andes e sua relação com as terras baixas da América do Sul
Cristiana Bertazoni Martins (CEMA)

Programa Detalhado
Carga horária
48.00h
Vagas

Máximo: 60 alunos
Mínimo: 30 alunos

Certificado/Critério de Aprovação
Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de frequência.
Coordenação
Profa. Dra. Beatriz Perrone Moises, da FFLCH/USP.
Ministrante(s)

Ana Martha Tie Yano, André Drago Ferreira Andrade, Joana Cabral de Oliveira, Marcele Garcia Guerra, Nicodeme Costia de Renesse, Paula Morgado Dias Lopes, Spensy Kmitta Pimentel.

Promoção
Departamento de Antropologia, da FFLCH/USP.
Período de Realização
06.08 a 03.12.2012
Detalhes

• A matrícula é presencial. 
• No ato da matrícula apresentar documento referente ao pré-requisito (histórico escolar ou certificado).
• Veja os procedimentos ao lado.

Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.

 

Inscrição on-line
20 a 23.07.2012
Resultado
24.07.2012
Público Alvo para Sorteio

Comunidade USP e Terceira Idade (acima de 60 anos)

Distribuição das vagas:
1 docente, 1 discente, 1 funcionário, 3 terceira idade.

• A Inscrição será apenas pela Internet, aguarde o link na data estipulada.
• O sorteio não garante a vaga, devendo a pessoa contemplada (ou seu representante) comparecer no dia de matrícula.
•  Veja as regras no link BOLSAS E DESCONTOS.

Resultado:



PAOLA SARAH FONSECA GONÇALVES Aluno USP
Gabriel José Jacinto Terceira Idade
Isabel claudina de godoi Terceira Idade
Nierton Pinheiro Funcionário USP
Paulo Tavares de Lima Terceira Idade

 

Valor

Gratuito: Docentes e Funcionários da FFLCH.
R$ 120,00: Interessados em geral.
► R$ 108,00: Graduandos e pós-graduandos da FFLCH.
► R$ 60,00: Professores Ativos da Rede Pública, maiores de 60 anos, monitores bolsistas e estagiários da FFLCH.

Detalhes
• O pagamento será mediante boleto bancário impresso no ato da matrícula.
• Não haverá devolução da taxa após o início do curso.
• Os descontos serão concedidos mediante solicitação do interessado e comprovação da categoria a que pertence (apresentação da carteirinha USP ou holerite).
• O não pagamento do boleto implica no cancelamento da matrícula.

Período de Inscrição
24 a 31.07.2012
Detalhes

• A matrícula é presencial. 
• No ato da matrícula apresentar documento referente ao pré-requisito (histórico escolar ou certificado).
• Veja os procedimentos ao lado.

Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.