Nota oficial sobre o curso HARRY POTTER: CAMINHOS INTERPRETATIVOS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE OS CURSOS DE INVERNO 2020

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) é uma das unidades da Universidade de São Paulo (USP) que mais oferece cursos de extensão universitária à sociedade em geral, em várias temáticas das áreas de atuação de seus docentes, pesquisadores, pós-graduandos e pós-doutorandos, além de contar com ministrantes externos à USP de renomado saber e competência.

Para ampliar essa missão que a FFLCH vem cumprindo em sua história como faculdade de universidade pública, desde 2019 estão sendo realizados projetos nos quais os cursos são oferecidos em blocos, como a primeira edição dos Cursos de Inverno da FFLCH, os Cursos de Verão da FFLCH e, em 2020, a segunda edição dos Cursos de Inverno da FFLCH, com cerca de 70 cursos e mais de 4.200 vagas.

Em função da pandemia, como as atividades presenciais estão suspensas, todos os cursos dessa última edição estão sendo oferecidos na modalidade à distância, o que provou que a FFLCH continua sendo capaz de se adaptar a essa nova realidade e manter sua importante atividade de extensão universitária, também com a manutenção do oferecimento de cursos. Essa nova modalidade, também tem outro ponto positivo: ignorar as distâncias geográficas e permitir acesso a cursistas de todo o país e até do exterior.

No dia 14 de julho de 2020, começaram as matrículas para os Cursos de Inverno da FFLCH, que sempre são feitas pelo Sistema Apolo, um dos sistemas operacionais gerenciados pelos órgãos centrais da USP, que atende as atividades de cultura e extensão universitária e pelo qual todo cursista fica registrado, inclusive no qual tem acesso ao certificado dos cursos realizados em toda a USP.

Porém, justamente por causa dessa nova realidade, houve grande procura de interessados em se matricular e o Sistema Apolo não suportou o fluxo e se manteve instável e indisponível durante toda a manhã do referido dia, apesar de aviso prévio aos órgãos competentes. Isso demonstrou à USP a necessidade de readequação ao Sistema Apolo que, por mais eficiente que seja, ainda não estava preparado para o grande número de acessos simultâneos.

Diante disso, as matrículas foram suspensas pelos técnicos da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP. Poucas matrículas foram efetivadas no período de maior instabilidade do Sistema Apolo.

Em reunião com a Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e o STI, no dia 20 de julho, ficou estabelecido um novo cronograma de matrícula, dessa vez sem um dos cursos, "Harry Potter: caminhos interpretativos", que teve uma procura bem maior, segundo os técnicos do STI. Esse cronograma foi realizado em seis turnos, entre os dias 22 e 24 de julho, quando os interessados se matricularam em quase 4 mil vagas; porém, também houve uma certa instabilidade do Sistema Apolo em alguns momentos dos turnos realizados.

Depois de um período de estudos sobre novas formas de restabelecer matrículas para este último curso, ficou decidido que nenhuma solução seria viável diante do imenso público de interessados.

Em decisão conjunta com as ministrantes, decidiu-se que o curso "Harry Potter: caminhos interpretativos"  será disponibilizado no formato on-line, em data oportuna, em canal de rede social da FFLCH.

Assim, todos os milhares de interessados poderão acessar gratuitamente o conteúdo completo do curso "Harry Potter: caminhos interpretativos".

A FFLCH agradece a compreensão de todos!!!