PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA
PROGRAMA:
08/03/2012
1ª Aula – Prof. Dr. Kabengele
Munanga
1. Introdução
1.1. Apresentação
do curso: objetivos, conteúdo do programa, bibliografia básica;
1.2. Questões
administrativas
15/03/2012
2ª Aula – Profª
Vera Regina Rodrigues da Silva
2. O
negro no território brasileiro: resistências quilombolas
22/03/2012
3ª Aula Profª Drª Rosângela Malachias
3. Movimento Negro Contemporâneo: (MNU e
outras entidades do movimento negro da atualidade)
29/03/2012
4ª Aula – Prof. Dr. Kabengele
Munanga
4. O processo de Construção da Identidade
Negra no Brasil
12/04/2012
5ª Aula – Profª
Camila Camargo Vieira
5.1. Resistências Negras na Religiosidade
Popular (Irmandades do Rosário, Congos, Reisados, etc.)
19/04/2012
6ª Aula – Prof. Dr. Andre
Paula Bueno
5.2. Cultura Tradicional - Resistência e
resgate nas Danças Populares
(Congadas, Bois, Maracatus, Jongos, Cavalo-Marinhos,
Sambas-de-viola)
26/04/2012
7ª Aula – Profª Drª Rosangela Costa Araujo
5.3. Estratégias e formas de resistência
artística: o caso da Capoeira
03/05/2012
8ª Aula – Prof. Dr. Celso
Luiz Prudente
5.4. O Negro no Cinema Brasileiro
10/05/2012
9ª Aula – Prof. Oswaldo de Camargo
5.5. Língua e literatura Negra de
Resistência
17/05/2012
10ª Aula – Profª
Ana Cristina J. da Cruz
5.6. Estereótipos e as Imagens do Negro no
Livro Didático
24/05/2012
11ª Aula – Profª Drª Heloisa Pires de Lima
5.7. O Negro na Literatura Infanto-Juvenil
31/05/2012
12ª Aula – Prof. Dr. Dennis de Oliveira
10.1. Ações Afirmativas no Brasil: as cotas
raciais (telecomunicações; mídia, educação; concurso público; mercado de
trabalho)
14/06/2012
13ª Aula – Profª
Matilde Ribeiro
10.2. A institucionalização das Políticas
de Ação Afirmativa no Brasil.
21/06/2012 – Prof. Dr. Kabengele
Munanga
14ª Aula – Entrega Avaliação
Palestra de Encerramento do Curso
(Professor Convidado)
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ANDREI, Elena Maria (org.) Cultura
Afro-Brasileira: civilizações africanas. Londrina: Universidade Estadual de
Londrina, 2007 (Caderno Uniafro, vol. 3)
ANDREI, Elena Maria e FERNANDES, Frederico
Augusto Garcia (orgs.) Cultura
Afro-Brasileira: construindo novas histórias. Londrina: Universidade Estadual
de Londrina, 2007 (Caderno Uniafro, vol. 2)
ANDREWS, George Reid.
Negros e Brancos em São Paulo (1888-1988). Bauru-SP:
EDUSC. 1998
BALOGUM, Ola. A
escultura dos signos. In: O CORREIO, Rio de Janeiro: UNESCO, ano 5 (7)12-21, jul, 1977.
BANDEIRA DE MELLO, Celso Antonio – Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade. São
Paulo: Malheiros Editora
BARBOSA, Luciene C. Racismo e Branquitude: representações na telenovela ‘Da Cor do
Pecado’. In: Revista Mídia e Etnia. São Paulo: PMSP/CONE, ano 1 (1):5-9.
BRAGA, Júlio. Na Gamela do Feitiço:
repressão e resistência nos Candomblés da Bahia. Salvador: EDUFBA, 1995.
BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Saberes e
Fazeres, vol. 1 (Modo de Ver). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.
[ww.acordacultura.org.br]
___________. Saberes e Fazeres, vol. 2
(Modo de Sentir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]
___________. Saberes e Fazeres, vol. 3
(Modo de Interagir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]
___________. Memória das Palavras. Rio de
Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]
CADERNOS DE DEBATES, Política Democrática.
Brasília: Edições Fundação Astrojildo Pereira, Ano I,
nº 2, maio de 2008.
CARNEIRO, Sueli. “Mulheres em movimento”.
In: REVISTA ESTUDOS AVANÇADOS, 17(49):117-132, São
Paulo, set/dez, 2003.
CASHMORE, Ellis. Dicionário de Relações
Étnicas e Raciais. São Paulo, Selo Negro/Summus,
2000.
CIVILETTI, Maria V. P. O cuidado às
crianças pequenas no Brasil escravista. In: CADERNO DE PESQUISA, São Paulo, p.
31-40, s.d.
Constituição Federal de 1988 – Preâmbulo,
artigos 1º ao 6º, 37 caput, e 144.
CUTI. Moreninho, Neguinho, Pretinho, vol.
3. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo:
Terceira Margem, 2009.
DEOSCÓREDES Maximiliano dos Santos.
História de um terreiro Nagô. Salvador: Instituto Brasileiro de Estudos
Afro-Asiático, 1962.
DUARTE, Evandro C. Piza (e outros). Cotas
raciais no ensino superior: entre o Jurídico e o Político. Curitiba: Juruá,
2008.
FERRETTI, Sérgio. Repensando o Sincretismo:
estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo: Edusp, 1995.
GONÇALVES, Maria Alice Rezende. Educação e
Cultura: pensamento em cidadania. RJ: Quartet, 1999
GOREN, Jacob. A escravidão reabilitada. São
Paulo: Ed. Ática, 1990, 2ª ed.
(p. 87-96; 189-206).
HALL, Stuart. “A questão multicultural”. In: SOVIK, Liv
(org.). Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed.
UFMG / Brasília: UNESCO, 2003, p. 51-95.
LOPES, Fernanda. “Experiências desiguais ao
nascer, viver, adoecer e morrer: tópicos em saúde da população negra no
Brasil”. In: I Seminário da Saúde da População Negra, São Paulo: Secretaria da
Saúde/CONE, 2004, p. 53-97.
MALACHIAS, Rosângela. Mídia, Educação e
Movimentos Negros. In: REVISTA MÍDIA E ETNIA, ano 1,
nº 1.São Paulo: PMSP/CONE, s.d.
__________. Movimentos Negros. Uma síntese
de sua ação na História. São Paulo, mimeo/1998.
__________. Cabelo Bom. Cabelo Ruim, vol.
4. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo:
Terceira Margem, 2009.
__________ (e outros). Eles têm a cara
preta. vol. 10. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA –
Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
MARTINS, Roseli F. e MUNHOZ, Maria L. P.
Professora, não quero brincar com aquela negrinha!, vol. 5. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na
Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Ser escravo
no Brasil. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988, 2ª ed.
MEILLASSOUX, Claude. Antropologia da
escravidão. O ventre de ferro e dinheiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. 297p.
MELLO, Manoel Messias (Major) e outros – Os
direitos e a ordem social da Constituição Federal e o caso do “ônibus 174”. São
Paulo: Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar do
Estado de São Paulo – CAES, trabalho de conclusão do
Curso Superior de Polícia de 2006.
MIRANDA, Maria A. e MARTINS, Marilza S. Maternagem. Quando o
bebê pede colo, vol. 2. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na
Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
MUNANGA, K. “Algumas considerações sobre
‘raça’, ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos
antropológicos”. In: REVISTA USP, (68):46-57, São
Paulo, dez/fev., 2005/2006.
MUNANGA, K. “As facetas de um racismo
silenciado”. In: SCHWARCZ, Lília M. e QUEIROZ, Renato S. (orgs).
Raça e Diversidade. São Paulo: EDUSP/Estação Ciência, 1996.
MUNANGA, K. “Políticas de ação afirmativa
em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de côta”. In: GOLÇALVES e SILVA, Petronilha
B. e SILVÉRIO, Valter R. Educação e Ações Afirmativas: entre a injustiça
simbólica e a injustiça econômica. Brasília: INEP/MEC, 2003.
MUNANGA, K. “Uma abordagem conceitual das
noções de raça, racismo, identidade e etnia”. In: Cadernos PENESB (Programa de
Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira), Universidade Federal
Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicada da Faculdade de Educação, nº 5,
2004.
MUNANGA, Kabengele
(org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
MUNANGA, Kabengele
e GOMES, Nilma. Para entender o negro no Brasil de
hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global: Ação
Educativa, 2004.
MUNANGA, Kabengele.
“A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil”. Entrevista com In:
ESTUDOS AVANÇADOS, 18(50):51-56, São Paulo: IEA/USP,
2004.
MUNANGA, Kabengele.
Arte afro-brasileira: o que é, afinal? In: Catálogo
Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 é mais. São Paulo: Associação Brasil 500
anos Artes Virtuais, 2000.
MUNANGA, Kabengele.
Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade
negra. Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.
OLIVEIRA, Eduardo. Cosmovisão Africana no
Brasil: elementos para uma filosofia afrodescentende.
Fortaleza: LCR, 2003.
OLIVEIRA, Eliana de. “Conscientização e
socialização sobre o racismo”. In: _____________. Mulher negra professora
universitária: trajetória, conflitos e identidade. Brasília,:
Líber Livro Editora, 2006.
OLIVEIRA, Fátima. Saúde da população negra
– Brasil ano 2001. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2003.
OLIVEIRA, Iolanda (org.). Relações raciais
e educação: novos desafios. RJ: DP&A, 2003.
OLIVEIRA, Lúcio. Tímidos ou indisciplinados?, vol. 7. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA
DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
OLIVEIRA, Zilma R. de. “Os primeiros passos da história da
educação infantil no Brasil. In: Educação Infantil: fundamentos e
métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
PROGRAMA de Ação Durban. 3a Conferência
Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas.
QUINTÃO, Antonia
Aparecida. Lá vem os meus parentes: as irmandades de pretos e pardos no Rio de
Janeiro e em Pernambuco (séc. XVIII). São Paulo: Annablume:
FAPESP, 2002
__________. “As irmandades negras: outro
espaço de luta e resistência”. Irmandades Negras: Outro espaço de luta e
resistência. (São Paulo: 1870-1890). São Paulo: Annablume:
Fapesp, 2002.
__________. Professora,
existem santos negros? Histórias de identidades
religiosa negra, vol. 8. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e
Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho.
Almanaque Pedagógico Afro-brasileiro. MG: Mazza
Edições, 2004.
RODRIGUES, Nina.
Os africanos no Brasil. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2004.
SALUM, Marta H. L. Cem anos de arte
afro-brasileira. In: Catálogo Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 é mais.
São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Virtuais, 2000.
SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção
do “ser negro”: um percurso de idéias que naturalizam
a inferioridade dos negros. São Paulo: EDUC/FAPESP; Rio de Janeiro: Pallas, 2002.
__________. Percepções da Diferença, vol.
1. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo:
Terceira Margem, 2009.
SANTOS, Jocélio Telles dos. O Dono da
terra: o caboclo nos candomblés da Bahia. Salvador: Sarah Letras, 1995.
SANTOS, Juana Elbein
dos. Os Nagô e a morte: Pade,
Asese e o culto Egum na
Bahia. Petrópolis: Editora Vozes, 1977.
SANTOS, Maria Stella de Azevedo. Meu tempo
é agora. São Paulo: Editora Oduduwa, 1993.
SANTOS, Sandra. Brincando e ouvindo
histórias, vol. 9. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola.
São Paulo: Terceira Margem, 2009.
SILVA, Dilma de Melo. Por que riem da
África?, vol. 6. COLEÇÃO
PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira
Margem, 2009.
SILVA, Lucia Helena Oliveira e FERNANDES,
Frederico Augusto Garcia (orgs.) Cultura
Afro-Brasileira: expressões religiosas e questões escolares. Londrina:
Universidade Estadual de Londrina, 2006 (Caderno Uniafro,
vol. 1)
SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor:
identidade étnica, religiosidade e escravidão no Rio de Janeiro, séc. XVIII.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SOUZA, Ana Lúcia Silva e CROSO, Camila (coords) Igualdade das relações étnico-raciais na escola:
possibilidades e desafios para implementação da Lei
10.639/2003. São Paulo: Peirópolis: Ação Educativa, Ceafro, Ceert, 2007.
SOVIK, Liv. “Aqui ninguém é branco:
hegemonia branca e media no Brasil”. In: WARE, Vrom
(org.) Branquidade, identidade branca e
multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
TAYLOR, Charles. “A política de
reconhecimento”. In: APPIAH, K.
Anthony (e outros). Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Lisboa:
Instituto Piaget, 1998.
VERGER, Pierre Fatumbi.
Lendas dos Orixás. Salvador: Editora Corrupio, 1981.
FILMES INDICADOS:
AFRICANIDADES BRASILEIRAS. TV Brasil: o
Futuro. SEED/MEC, 2008,
54’21”. [www.mec.gov.br/seed] – [www.tvbrasil.com.br/salto]
LIVROS ANIMADOS (várias histórias). A Cor
da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
MOJUBÁ. (várias histórias). A Cor da
Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
HERÓIS DE TODO MUNDO. A Cor da Cultura.
SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
PROGRAMA NOTA 10. (várias histórias). A Cor
da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
TEORIAS RACIAIS COMO TEORIAS DAS
DIFERENÇAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de
Educação/UFMG, 2004, 55’.
DIREITO À EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS.
Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG,
2004, 50’.
DESIGUALDADES RACIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS.
Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG,
2004, 50’.