PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA

 

PROGRAMA: 


08/03/2012

1ª Aula – Prof. Dr. Kabengele Munanga

1.    Introdução

1.1.  Apresentação do curso: objetivos, conteúdo do programa, bibliografia básica;

1.2. Questões administrativas

 

15/03/2012

2ª Aula – Profª Vera Regina Rodrigues da Silva

2.    O negro no território brasileiro: resistências quilombolas

 

22/03/2012

3ª Aula Profª Drª Rosângela Malachias

3. Movimento Negro Contemporâneo: (MNU e outras entidades do movimento negro da atualidade)

 

29/03/2012

4ª Aula – Prof. Dr. Kabengele Munanga

4. O processo de Construção da Identidade Negra no Brasil

 

12/04/2012

5ª Aula – Profª Camila Camargo Vieira

5.1. Resistências Negras na Religiosidade Popular (Irmandades do Rosário, Congos, Reisados, etc.)

 

19/04/2012

6ª Aula – Prof. Dr. Andre Paula Bueno

5.2. Cultura Tradicional - Resistência e resgate nas Danças Populares

(Congadas, Bois, Maracatus, Jongos, Cavalo-Marinhos,

Sambas-de-viola)

 

26/04/2012

7ª Aula – Profª Drª Rosangela Costa Araujo

5.3. Estratégias e formas de resistência artística: o caso da Capoeira

 

03/05/2012

8ª Aula – Prof. Dr. Celso Luiz Prudente

5.4. O Negro no Cinema Brasileiro

 

10/05/2012

9ª Aula – Prof. Oswaldo de Camargo

5.5. Língua e literatura Negra de Resistência

 

17/05/2012

10ª Aula – Profª Ana Cristina J. da Cruz

5.6. Estereótipos e as Imagens do Negro no Livro Didático

 

24/05/2012

11ª Aula – Profª Drª Heloisa Pires de Lima

5.7. O Negro na Literatura Infanto-Juvenil

 

31/05/2012

12ª Aula – Prof. Dr. Dennis de Oliveira

10.1. Ações Afirmativas no Brasil: as cotas raciais (telecomunicações; mídia, educação; concurso público; mercado de trabalho)

 

14/06/2012

13ª Aula – Profª Matilde Ribeiro

10.2. A institucionalização das Políticas de Ação Afirmativa no Brasil.

 

21/06/2012 – Prof. Dr. Kabengele Munanga

14ª Aula – Entrega Avaliação

Palestra de Encerramento do Curso (Professor Convidado)

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

 

ANDREI, Elena Maria (org.) Cultura Afro-Brasileira: civilizações africanas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007 (Caderno Uniafro, vol. 3)

ANDREI, Elena Maria e FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (orgs.) Cultura Afro-Brasileira: construindo novas histórias. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007 (Caderno Uniafro, vol. 2)

ANDREWS, George Reid. Negros e Brancos em São Paulo (1888-1988). Bauru-SP: EDUSC. 1998

BALOGUM, Ola. A escultura dos signos. In: O CORREIO, Rio de Janeiro: UNESCO, ano 5 (7)12-21, jul, 1977.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antonio – Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade. São Paulo: Malheiros Editora

BARBOSA, Luciene C. Racismo e Branquitude: representações na telenovela ‘Da Cor do Pecado’. In: Revista Mídia e Etnia. São Paulo: PMSP/CONE, ano 1 (1):5-9.

BRAGA, Júlio. Na Gamela do Feitiço: repressão e resistência nos Candomblés da Bahia. Salvador: EDUFBA, 1995.

BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Saberes e Fazeres, vol. 1 (Modo de Ver). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]

___________. Saberes e Fazeres, vol. 2 (Modo de Sentir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]

___________. Saberes e Fazeres, vol. 3 (Modo de Interagir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]

___________. Memória das Palavras. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]

CADERNOS DE DEBATES, Política Democrática. Brasília: Edições Fundação Astrojildo Pereira, Ano I, nº 2, maio de 2008.

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CASHMORE, Ellis. Dicionário de Relações Étnicas e Raciais. São Paulo, Selo Negro/Summus, 2000.

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DEOSCÓREDES Maximiliano dos Santos. História de um terreiro Nagô. Salvador: Instituto Brasileiro de Estudos Afro-Asiático, 1962.

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GONÇALVES, Maria Alice Rezende. Educação e Cultura: pensamento em cidadania. RJ: Quartet, 1999

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__________. Movimentos Negros. Uma síntese de sua ação na História. São Paulo, mimeo/1998.

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__________ (e outros). Eles têm a cara preta. vol. 10. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

MARTINS, Roseli F. e MUNHOZ, Maria L. P. Professora, não quero brincar com aquela negrinha!, vol. 5. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

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MEILLASSOUX, Claude. Antropologia da escravidão. O ventre de ferro e dinheiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. 297p.

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MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global: Ação Educativa, 2004.

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OLIVEIRA, Fátima. Saúde da população negra – Brasil ano 2001. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2003.

OLIVEIRA, Iolanda (org.). Relações raciais e educação: novos desafios. RJ: DP&A, 2003.

OLIVEIRA, Lúcio. Tímidos ou indisciplinados?, vol. 7. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

OLIVEIRA, Zilma R. de. “Os primeiros passos da história da educação infantil no Brasil. In: Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

PROGRAMA de Ação Durban. 3a Conferência Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas.

QUINTÃO, Antonia Aparecida. Lá vem os meus parentes: as irmandades de pretos e pardos no Rio de Janeiro e em Pernambuco (séc. XVIII). São Paulo: Annablume: FAPESP, 2002

__________. “As irmandades negras: outro espaço de luta e resistência”. Irmandades Negras: Outro espaço de luta e resistência. (São Paulo: 1870-1890). São Paulo: Annablume: Fapesp, 2002.

__________. Professora, existem santos negros? Histórias de identidades religiosa negra, vol. 8. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-brasileiro. MG: Mazza Edições, 2004.

RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2004.

SALUM, Marta H. L. Cem anos de arte afro-brasileira. In: Catálogo Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 é mais. São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Virtuais, 2000.

SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um percurso de idéias que naturalizam a inferioridade dos negros. São Paulo: EDUC/FAPESP; Rio de Janeiro: Pallas, 2002.

__________. Percepções da Diferença, vol. 1. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

SANTOS, Jocélio Telles dos. O Dono da terra: o caboclo nos candomblés da Bahia. Salvador: Sarah Letras, 1995.

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a morte: Pade, Asese e o culto Egum na Bahia. Petrópolis: Editora Vozes, 1977.

SANTOS, Maria Stella de Azevedo. Meu tempo é agora. São Paulo: Editora Oduduwa, 1993.

SANTOS, Sandra. Brincando e ouvindo histórias, vol. 9. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

SILVA, Dilma de Melo. Por que riem da África?, vol. 6. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.

SILVA, Lucia Helena Oliveira e FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (orgs.) Cultura Afro-Brasileira: expressões religiosas e questões escolares. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2006 (Caderno Uniafro, vol. 1)

SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor: identidade étnica, religiosidade e escravidão no Rio de Janeiro, séc. XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SOUZA, Ana Lúcia Silva e CROSO, Camila (coords) Igualdade das relações étnico-raciais na escola: possibilidades e desafios para implementação da Lei 10.639/2003. São Paulo: Peirópolis: Ação Educativa, Ceafro, Ceert, 2007.

SOVIK, Liv. “Aqui ninguém é branco: hegemonia branca e media no Brasil”. In: WARE, Vrom (org.) Branquidade, identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

TAYLOR, Charles. “A política de reconhecimento”. In: APPIAH, K. Anthony (e outros). Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas dos Orixás. Salvador: Editora Corrupio, 1981.

 

 

FILMES INDICADOS:

 

AFRICANIDADES BRASILEIRAS. TV Brasil: o Futuro. SEED/MEC, 2008, 54’21”. [www.mec.gov.br/seed] – [www.tvbrasil.com.br/salto]

LIVROS ANIMADOS (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]

MOJUBÁ. (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]

HERÓIS DE TODO MUNDO. A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]

PROGRAMA NOTA 10. (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]

TEORIAS RACIAIS COMO TEORIAS DAS DIFERENÇAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 55’.

DIREITO À EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 50’.

DESIGUALDADES RACIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 50’.