Programa

Quem tem medo de literatura alemã: Novela

Aula 1 (05/05) – História e teoria da novela (ministrante: Juliana Lopes)
Aula 2 (12/05) – Novela: Romeu e Julieta na aldeia (ministrante: Juliana Lopes)
Aula 3 (19/05) – Novela: Xadrez (ministrante: Mariana Holms)
Aula 4 (26/05) – Novela: Michael Kohlhaas (ministrante: Claudionor Rangel Júnior)
Aula 5 (02/06) – Novela: Tonio Kröger (ministrante: Danilo Chiovatto Serpa)
Aula 6 (09/06) – Novela: A senhorita de Scuderi (ministrante: Simone Ruthner)

Proposta e bibliografia de cada aula
Aula 1 – História e teoria da novela (ministrante: Juliana Lopes)
A aula introdutória do curso propõe a apresentação da história literária da novela, demonstrando ao público suas origens e como esta forma se desenvolveu especificamente na literatura de língua alemã. Além dos dados históricos, também serão exploradas as principais características que definem a novela de língua alemã e as teorias que a circundam.

Bibliografia
AUERBACH, Erich. A novela no início do renascimento. Itália e França. Tradução de Tercio Redondo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
BOCCACCIO, Giovanni. Decameron. 10 novelas selecionadas. Seleção, tradução e notas: Maurício Santana Dias. São Paulo: Cosac Naify, 2003, p. 90-97.
ECKERMANN, Johann. Conversações com Goethe nos últimos anos de sua vida: 1823-1832. Tradução de Mário Luiz Frungillo. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
FREUND, Winfried. Novelle. Stuttgart: Reclam, 2009.
FÜLLMANN, Rolf. Einführung in die Novelle. Darmstadt: WBG, 2010.
RATH, Wolfgang. Die Novelle. Konzept und Geschichte. 2., überarbeitete und aktualisierte Auflage. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2008.

Aula 2 – Novela: Romeu e Julieta na aldeia, Gottfried Keller (ministrante: Juliana Lopes)
Em sua obra “Romeu e Julieta na aldeia”, Gottfried Keller reformulou o tema de “Romeu e Julieta” a partir da estrutura dramática e o transpôs para a forma novelística. A mudança de forma literária conferiu à temática shakesperiana outras possibilidades, com novos caminhos interpretativos. Com base nas características da forma da novela, pretende-se demonstrar como Keller explorou os elementos constitutivos desta forma em uma das obras mais conhecidas do autor e do Realismo Poético.

Bibliografia
KELLER, Gottfried. Die Leute von Seldwyla. Hg. von Thomas Böning. Band 10. Frankfurt am Main: Deutscher Klassiker Verlag, 2006.
________. Romeu e Julieta na aldeia. Tradução, posfácio e notas de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Editora 34, 2013.
AMREIN, Ursula (org.). Gottfried Keller Handbuch: Leben, Werk, Wirkung. 2. Auflage. Stuttgart: Metzler, 2018.


Aula 3 – Novela: Xadrez, Stefan Zweig (ministrante: Mariana Holms)
A novela “Xadrez”, de Stefan Zweig, foi publicada em 1942 em plena Segunda Grande Guerra. Seu autor encontrava-se exilado no Brasil e escreve uma narrativa ficcional que permanece atual ao representar temas como o isolamento forçado e as consequências disso para a saúde mental, a manutenção da sanidade por meio de uma atividade imaginativa, o embate desafiador com alguém que personifica as crises ideológicas do nazifascismo na Europa e, por fim, a importância da memória para a sobrevivência. Utilizando o xadrez para configurar as tensões narrativas e as metáforas da guerra, Zweig fez de sua última novela, considerada sua obra-prima, um legado que chega até nós.

Bibliografia
AUMÜLLER, Matthias. „Erzählformen“. In: Larcati, Arturo; Renoldner, Klemens; Wörgötter, Martina (Org.). Stefan-Zweig-Handbuch. Berlin: De Gruyter, 2018. p.625-634
LARCATI, Arturo. „Das Motiv der Besiegten“. In: Larcati, Arturo; Renoldner, Klemens; Wörgötter, Martina (Org.). Stefan-Zweig-Handbuch. Berlin: De Gruyter, 2018. p.722-731
MALDONADO-ALEMÁN, Manuel. „Krieg, Frieden, Pazifismus“. In: Larcati, Arturo; Renoldner, Klemens; Wörgötter, Martina (Org.). Stefan-Zweig-Handbuch. Berlin: De Gruyter, 2018. p.732-737
PEREZ, Juliana Pasquarelli. “Remember”: Nicht-Orte in Stefan Zweigs Schachnovelle. In: Übergänge: Mitteleuropa im Werk jüdischer Autoren. Leipzig: Hentrich und Hentrich Verlag, 2020. p.86-102
RENOLDNER, Klemens; WOLF, Nobert Christian. “Schachnovelle (1942)“. In: Larcati, Arturo; Renoldner, Klemens; Wörgötter, Martina (Org.). Stefan-Zweig-Handbuch. Berlin: De Gruyter, 2018. p.230-232
ZWEIG, Stefan. Schachnovelle. Kommentierte Ausgabe. Herausgegeben von Klemens Renoldner. Stuttgart: Philipp Reclam, 2013.
______. “Xadrez, uma novela”. in: Novelas insólitas: Segredo ardente, Confusão de sentimentos, A coleção invisível, Júpiter, Foi ele?, Xadrez, uma novela. Trad. Kristina Michahelles, Maria Aparecida Barbosa, Murilo Jardelino. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. p.225-277


Aula 4 – Novela: Michael Kohlhaas, Heinrich von Kleist (ministrante: Claudionor Rangel Júnior)
A novela Michael Kohlhaas, escrita por Heinrich von Kleist, narra as injustiças sofridas por um comerciante de cavalos. Kohlhaas perde a mulher, os filhos e sacrifica a própria casa na busca por vingança. A desilusão com o sistema legal e a violência como “realização da justiça” são os objetos de análise ideais para explorar a
escrita de Kleist.

Bibliografia
BREUER, Ingo (Hrsg.). Kleist-Handbuch. Leben – Werk – Wirkung. Stuttgart: Metzler, 2013.
KLEIST, Heinrich Von. Michael Kohlhaas. Tradução de Marcelo Rondinelli. São Paulo: Grua, 2014.
_______. Michael Kohlhaas. Tradução de Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
_______. Sämtliche Erzähkungen und andere Prosa. Stuttgart: Reclam, 2009.


Aula 5 – Novela: Tonio Kröger, Thomas Mann (ministrante: Danilo Chiovatto Serpa)
Junto à tematização do gênero novela e de questões de forma narrativa, pretende-se explorar em Tonio Kröger, de Thomas Mann, a exposição de concepções relativas ao artista e funções atribuídas a ele frente ao mundo burguês.

Bibliografia
MANN, Thomas. Frühere Erzählungen: 1893-1912. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 2012.
______. A morte em Veneza & Toni Kröger. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
SCHNEIDER, Ingrid; SPANNHAKE, Elisabeth. Literaturgeschichte. München: Hueber, 1987.
WIESE, Benno von. Die deutsche Novellle von Goethe bis Kafka: Interpretation. Düsseldorf: August Bagel, 1962.


Aula 6 – Novela: A senhorita de Scuderi, E.T.A Hoffmann (ministrante: Simone Ruthner)
De leitura fluida e cativante, a novela de E.T.A. Hoffmann “A senhorita de Scuderi” (Das Fräulein von Scuderi, 1819) teve poderosa e rápida repercussão, transformando-se em diversas traduções, adaptações, dramatizações e até em ópera. Hoffmann, o conhecido autor do fantástico e do duplo, será apresentado neste curso através de seus múltiplos talentos, e os procedimentos criativos explorados pelo autor nesta fascinante novela serão nosso objeto de análise.

Bibliografia
BARBOSA, Maria Aparecida. A Loucura, o crime e a Arte de Cardillac – análise e tradução do conto “Das Fräulein von Scuderi”de E.T.A. Hoffmann. Tese de doutorado (UFSC). Florianópolis: 2004.
CARPEAUX, Otto Maria. História da literatura ocidental. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2008. Disponível em:
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/528992/000826279_Hi… (16/12/2018)
GÜNZEL, Klaus. E.T.A. Hoffmann. Leben und Werk in Briefen, selbstzeugnissen und Zeitdokumente. Düsseldorf: Claassen, 1979.
HOFFMANN, E.T.A. A senhorita de Scuderi. Uma narrativa da época de Luís XIV. Tradução, posfácio e glossário de Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
_____. Das Fräulein von Scuderi. Erzählung aus dem Zeitalter Ludwigs des Vierzehnten (1819). Mit Kommentaren von Heinz Müller-Dietz und Marion Bönnighausen. Berlin: De Gruyter, 2010.
_____. Werke (Org.) Mathias Bertram. Berlin: Digib. 4.00.156. Directmedia Publishing, GmbH, 2004. Digitale Bibliothek, v.8 (CD-ROM).
KLAND, Regina. Das Serapiontische Prinzip – theoretische Ansätze einer Erzählweise und Philosophie. In: Intermidialität und Synesthesie in der Literatur der Romantik. Projekt an der Ludwig Maximilians Universität München – Leitung: Huber, Prof. Dr. Martin und Krunic, Dr. Danica. Disponível em: http://www.goethezeitportal.de/wissen/projektepool/intermedialitaet/aut… (10/12/2018).
KREMER, Detlef (Hg.). E.T.A.Hoffmann. Leben – Werk - Wirkung. Berlin: De Gruyter, 2010.
LUBKOLL, Christine; NEUMEYER, Harald. (Hrsg.) E.T.A. Hoffmann Handbuch. Leben – Werk – Wirkung. Stuttgart: Metzler, 2015.
McCHESNEY, Anita. 'The Female Poetics of Crime in E.T.A. Hoffmann's Mademoiselle Scuderi.' Women in German Yearbook 24 (2008): 1–26.
RUTHNER, Simone. A dimensão ecfrástica nos contos de E.T.A. Hoffmann: um estudo propedêutico para a abordagem de narrativas metamusicais. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.
STEINECKE, Hartmut. (Hrsg.) E.T.A. Hoffmann: Neue Wege der Forschung. Stuttgart: WBG, 2006.
VOLOBUEF, Karin. Frestas e arestas.A prosa de ficção do romantismo na Alemanha e no Brasil. São Paulo: UNESP, 1999.