Programa

Aula 1

Introdução ao curso, com apresentação dos principais aspectos a serem abordados, da metodologia e do formato das aulas. Nesta primeira aula, o foco se dará na exposição das características mais relevantes da obra de Roberto Bolaño (aspectos biográficos, sua relação com o infrarrealismo, as perspectivas conflitantes em relação ao Chile, a recorrência das vivências no México em suas narrativas, a relação com a doença e a iminência da morte, além dos reflexos disso em sua produção artística, especialmente em seus contos e em suas obras maximalistas).

Aula 2

Apresentação dos principais aspectos da obra de Diamela Eltit: a relação com movimentos artísticos e performáticos no Chile e os reflexos disso em suas narrativas, a perspectiva de resistência e militância política durante a ditadura chilena, a trajetória intelectual e acadêmica da autora e sua marginalização diante de parte da crítica literária, os problemas de gênero (sexual e literário) em suas obras, bem como sua relação biográfica e literária com a maternidade.

Aula 3

Nesta aula, o propósito é fazer um cruzamento entre as trajetórias e obras dos autores, a partir de escritos ensaísticos de ambos e de algumas de suas obras (especialmente Amuleto, de Bolaño, e Jamais o fogo nunca, de Eltit). Como motivo principal do encontro está a análise da noção de limite em suas obras, colocando em perspectiva de que maneira essa ideia dialoga com experiências históricas latino-americanas (ditaduras, violência, ascensão do neoliberalismo) e com uma espécie de desencantamento histórico.

Aula 4

A aula final terá como esboço inferências analíticas que buscam interpretar o campo do limite em suas obras como um eco simbólico do tensionamento de fronteiras entre o sagrado e o profano, o passado e a profecia, o humano e o animal, o conhecimento acadêmico e o conhecimento popular/marginal, a poesia e a antipoesia, o romance e o antirromance, etc..

Referências bibliográficas

Diamela Eltit em português
ELTIT, Diamela. A máquina Pinochet e outros ensaios. São Paulo: e-galáxia, 2017.
______. Jamais o fogo nunca. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2017.

Diamela Eltit em espanhol
ELTIT, Diamela. Lumpérica. Santiago, Chile: Seix Barral, 1983.
____________. Mano de obra: tres novelas. México: FCE, 2004.
____________. Jamás el fuego nunca. Cáceres, Espanha: Editorial Periférica, 2012.
______________. Tres novelas. México: FCE, 2004.

Roberto Bolaño em português

BOLAÑO, Roberto. 2666. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
_______. A literatura nazista na América. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
_______. Amuleto. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
_______. Detetives selvagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
_______. Estrela distante. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
_______. Noturno do Chile. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
_______. O espírito da ficção científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
_______. O Terceiro Reich. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
_______. Putas assassinas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
_______. Pista de gelo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.


Roberto Bolaño em espanhol

BOLAÑO, Roberto. La Universidad Desconocida. Barcelona: Anagrama, 2007.
________. El gaucho insufrible. Barcelona: Anagrama, 2003.
_______. Entre paréntesis. Barcelona: Anagrama, 2004.
_______. Sepulcros de Vaqueros. Buenos Aires: Alfaguara, 2018.


Sobre Bolaño:

BRAITHWAITE, Andrés. Bolaño por sí mismo: entrevistas escogidas. Santiago: Ediciones Universidad Diego Portales, 2006.
CONCHA, Jaime. Leer a contraluz. Estudios de la narrativa chilena. De Blest Gana a Varas y Bolaño. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2012.

ESPINOSA, Patricia. Territorios en fuga: estudios críticos sobre la obra de Roberto Bolaño. Santiago: Ed. Frasis, 2003.
GUTIÉRREZ, Rafael. “Las intervenciones críticas de Roberto Bolaño: el escritor como estratega en el combate literario”. In: Cuadernos de Literatura, vol. XVIII, nº36, JULIO-DICIEMBRE 2014, p. 310-331. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11144/Javeriana.CL18-36.icrb Acesso em 18/05/2021
HOSIASSON, Laura. “La voz del otro em Bolaño”. In: DHONDT, Reindert; VANDEBOSCH, Dagmar (orgs.). Transnacionalidad e hibridez en el ensayo hispánico. Leida, Países Baixos: Editora Brill, 2017, p. 124-135.
JENNERJAHN. Ina. “Escritos en los cielos y fotografías del infierno. Las 'Acciones de arte' de Carlos Ramírez Hoffman, según Roberto Bolaño”. In: Revista de Crítica Literaria Latinoamericana. Año 28, No. 56 (2002), pp. 69-86.
LÓPEZ BADANO, Cecilia. “Construcciones estéticas intertextuales: ecos postmodernos de Cortázar en tres "generaciones" literarias latinoamericanas (Bolaño, Bellatín, Busqued)”. In Revista Chasqui, Querétaro, novembro de 2014.
MANZONI, Cecilia. La escritura como tauromaquia. Buenos Aires: Corregidor, 2002.
ROBERTO Bolaño frente ao canon literario. In: Romanische Studien1, 2015. Disponível em https://www.romanischestudien.de/index.php/rst/article/view/10/64 Acesso em 18/05/2021

PAZ, Edmundo; FAVERÓN, Gustavo (org.). Bolaño Salvaje. Barcelona: Ed. Candaya, 2008.
PEREIRA, Antonio Marcos; RIBEIRO, Gustavo Silveira (orgs). Toda a orfandade do mundo: escritos sobre Roberto Bolaño. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016.
Sobre Eltit:
CARREÑO, Rubí (org.). Diamela Eltit: redes locales, redes globales. Santiago de Chile: Nuevo Hispanismos, Pontificia Universidad Católica, 2009.
ESPINOSA, Patricia (org). Diamela Eltit: políticas de su narrativa ficcional: estudios desde Chile. Santiago, Chile: Garceta Ediciones, 2018.
FRANCO, Jean. “Apuntes sobre la crítica feminista y la literatura hispanoamericana”. In: Hispamérica. Año 15, nº. 45 (Dec., 1986), p. 31-43.
KLINGER, Diana. “A resistência: uma vida”. In: ALEA. Rio de Janeiro, vol. 20/2, p. 184-195, mai-ago. 2018. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1517-106X/2018202184195 Acesso em 08/06/2021
OLEA, Raquel. Lengua vibora. Producciones de lo femenino en la escritura de mujeres chilenas. Michigan: Ed. Cuarto Propio, 1998.
ORTEGA, Julio. “Diamela Eltit y el imaginario de la virtualidad”. In: LÉRTORA, Juan Carlos. Una poética de literatura menor: la narrativa de Diamela Eltit. Santiago: Editorial Cuarto Propio, 1993, p. 53-81.
PASTEN, Agustín. “Radiografía de un pueblo enfermo: la narrativa de Diamela Eltit”. In: A Contracorriente, vol. 10, nº 1, Primavera 2012, p. 88-123. Disponível em: https://acontracorriente.chass.ncsu.edu/index.php/acontracorriente/arti… Acesso em: 16/05/2021


Outros:


GIORDANO, Alberto. “Los límites de la literatura”. In: Cuadernos del Seminario. Rosario: Centro de Estudios de Literatura Argentina, 2010.
GUTIÉRREZ, Rafael. “Formas híbridas na literatura latino-americana contemporânea”. In: Revista Landa. Vol 3, nº 2, 2015, p. 94-115. Disponível em: http://www.revistalanda.ufsc.br/PDFs/vol3n2/6.%20CHAMADA%20-%20Rafael%2… Acesso em 08/06/2021
HARAWAY, Donna. When species meet. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.
OLMOS, Ana Cecilia. “Transgredir o gênero: políticas da escritura na literatura hispano-americana atual”. In: Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 38, Brasília, julho/dezembro, 2011.
PELBART, Peter Pál. Da clausura do fora ao fora da clausura: loucura e desrazão. São Paulo: Brasiliense. 1989.
__________________. A nau do tempo rei: 7 ensaios sobre o Tempo da Loucura. Rio de Janeiro: Imago. 1993.

PONIATOWSKA, Elena. La noche de Tlatelolco. México: Editorial Era, 2010.
RANCIÈRE, Jaques. A partilha do sensível. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2005.
_______________. O inconsciente estético. São Paulo: Editora 34, 2009.
RICHARD, Nelly. Márgenes e instituciones. Arte en Chile desde 1973. Santiago: Ediciones Metales Pesados, 2007.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Testemunho e a política da memória: o tempo depois das catástrofes”. In: Projeto História, nº 30, 2005, 31-78.
VECCHI, Roberto. “Alegorias claustrosóficas: o pensamento confinado, a exceção e a história literária.” In: Rassegna iberistica 91, 2010, p. 43-52.