V Simpósio de Estudos Clássicos da Universidade de São Paulo – Épica Antiga

- Informações sujeitas a modificações. Consulte sempre as atualizações no site.
- Não é permitido "ALUNO OUVINTE".

A reunião será um simpósio internacional de que participarão 9 palestrantes pertencentes às mais importantes instituições acadêmicas do país e do exterior que desenvolvam pesquisa e ensino das Estudos Clássicos. Em duas manhãs e uma tarde da Reunião, cada palestrante proferirá uma conferência e, ao término de cada sessão, participará de um debate com o público acadêmico presente, que será composto por docentes, discentes, pesquisadores e interessados. Todas as conferências convergem para o tema que nomeia o evento – Épica Antiga; ao final de cada sessão o público exporá questões, problemas e observações relativas à matéria tratada na conferência, a fim de que o palestrante os discuta. Assim, as conferências e debates são reuniões de divulgação e atualização científicas, por permitir que os pesquisadores das várias instituições compartilhem com os pesquisadores da cidade de São Paulo os resultados mais recentes de suas pesquisas em Estudos Clássicos.

Na segunda tarde da reunião, os convidados se reunirão com os presentes para discutir pesquisas em andamento na área de Estudos Clássicos. Primeiro, os convidados exporão os resultados mais recentes de suas pesquisas em andamento; depois, os presentes terão a oportunidade de também expor seus trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado a fim de discutir metodologias, bibliografias e perspectivas analíticas.
Cinco palestrantes também proferirão conferências em instituições da cidade de São Paulo; três conferencistas também proferirão conferência em IESs nacionais.

Homero

9h - 9h40: Profa. Dra. Barbara Graziosi (Durham University, Grã-Bretanha)
9h40 – 10h20: Prof. Dr. Adrian Kelly (University of Oxford, Grã-Bretanha)
10h20 – 10h40: Intervalo
10h40 – 11h20: Prof. Dr. Teodoro Rennó Assunção (UFMG)
11h20 – 12h: debate

Épica latina: Vergílio e Lucano

14h – 14h40: Prof. Dr. Philip Russell Hardie (University of Oxford, Grã-Bretanha)
14h40 – 15h20: Prof. Dr. Martin Dinter (Kings College, Grã-Bretanha)
15h20 – 15h40: intervalo
15h40 – 16h20: Prof. Dr. Alessandro Rolim de Moura (UFPR)
16h20 – 17h: debate

Recepção homérica e epopeia helenística

9h - 9h40: Profa. Dra. Anastasia Serghidou (Universidade de Creta, Grécia)
9h40 – 10h20: Profa. Dra. Maria Celeste Consolin Dezotti (UNESP)
10h20 – 10h40: Intervalo
10h40 – 11h20: Prof. Dr. Graham Zanker (University of Canterbury, Nova Zelândia)
11h20 – 12h: debate

14h – 17h: Encontro com os participantes para discussão de pesquisas em andamento na área de Estudos Clássicos.

Máximo de 150 inscritos.

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença. O certificado deve ser solicitado através do e-mail agenda@usp.br e estará disponível para a retirada após 2 dias úteis.
Prof. Dr. José Eduardo dos Santos Lohner

Profa. Dra. Anastasia Serghidou (Universidade de Creta, Grécia)

Profa. Dra. Barbara Graziosi (Durham University, Grã-Bretanha)

Prof. Dr. Adrian Kelly (University of Oxford, Grã-Bretanha)

Prof. Dr. Graham Zanker (University of Canterbury, Nova Zelândia)

Prof. Dr. Philip Russell Hardie (University of Oxford, Grã-Bretanha)

Profa. Dra. Maria Celeste Consolin Dezotti (UNESP)

Prof. Dr. Teodoro Rennó Assunção (UFMG)

Prof. Dr. Alessandro Rolim de Moura (UFPR)

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, DLCV/USP.
05 a 06.11.2012.

Inscrição: CLIQUE AQUI

Os eventos estão abertos ao público, mas, para receber o certificado deve fazer a inscrição.

22 de Outubro a 02 de Novembro.

Inscrição: CLIQUE AQUI