Pedagogia Griô e Participação Partilhada do Conhecimento -VAGAS ESGOTADAS

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Natureza do curso
Difusão
Objetivo

O curso tem como proposta vivenciar, experimentar e refletir sobre a importância da Pedagogia Griô no interior dos princípios da Produção Partilhada do Conhecimento. Estimular o encontro entre os âmbitos estéticos (sensíveis) e conceituais baseados nos fundamentos da compreensão de mundo presente nas culturas orais tradicionais brasileiras.

 

Programa

Disciplina 01: Pedagogia Griô: uma proposta político pedagógica – 25 horas

Ementa: A disciplina objetiva apresentar a pedagogia griô como um projeto político e pedagógico inovador para a elaboração do conhecimento em diálogo com os saberes e fazeres de tradição oral. Por meio de um diálogo com a Produção Partilhada do Conhecimento e com práticas de transmissão oral de mestres e griôs de tradição oral, objetiva dispor no meio acadêmico uma iniciação pedagógica interdisciplinar que coloca no centro do saber, e da vivência, a identidade e ancestralidade do povo brasileiro.  

Temáticas:

- Histórico, definição e princípios;

- Referencial teórico-metodológico e tendência pedagógica;

- Conceitos fundamentais; 

- Modelo de Ação Pedagógica;

- Práticas pedagógicas

Disciplina 02: Produção Partilhada do Conhecimento - 15 horas

Ementa: A disciplina objetiva apresentar novas abordagens conceituais e midiáticas à produção do conhecimento. Por meio de um diálogo com as propostas da Pedagogia Griô, objetiva oferecer novas abordagens para o encontro entre os saberes orais das culturas tradicionais brasileiras e as possibilidades de uma maior socialização destes saberes nos âmbitos do ensino em geral.

Temáticas: 

- Fundamentos da Produção Partilhada do Conhecimento; 

- Práticas e produtos midiáticos expressivos da Produção Partilhada do Conhecimento;

- O encontro entre as tradições orais da cultura e os saberes na Universidade;

- A experiência estética (sensível) como fundamento para a produção e socialização do saber.

Metodologias:

- Práticas pedagógicas sistematizadas – vivências de identidade, rodas de  bênçãos, roda de contação de histórias,  trilhas griôs,  jogos de trilha, encontros dialógicos, círculos de cultura, oficina de saberes e fazeres, cortejos e outros.

- Exercícios audiovisuais como expressividade hipermídia dos conceitos desenvolvidos.

- Exposição de filmes (cine-forum) que abordam as temáticas identificadas acima.

Materiais de Apoio:

- Projetos estratégicos implementados (histórico e resultados): Projeto Grãos de Luz e Griô, projeto Rede Ação Griô, projeto Prêmio Griô na escola na internet e na TV

- Políticas públicas e referências legais na área de educação e cultura

- Apresentação das hipermídias: Diadorim, Coroação de Reis Congo, Antropologia Visual, Labirinto e Hipermídia e Boe Eru Kurireu.

- Materiais da Pedagogia Griô: Sacola de retalhos, Vídeo da Pedagogia Griô, Livro da Pedagogia Griô, Livro o Mito do Diamante.

Referências bibliográficas

APPADURAI, Arjun. O medo ao pequeno número. tradução Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2009.

BÂ, Amadou Hampáté. A tradição viva. IN KI-ZERBO, J. (ORG.). História geral da Africa I: metodologia e pré historia da Africa. São Paulo: Atica. Paris: UNESCO, 1968.

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BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro, Contratempo, 1996.

BAIRON, Sérgio & RIBEIRO, José da Silva. Antropologia Visual e Hipermedia. Porto, Afrontamento, 2008.

BAIRON, Sérgio. “Os movimentos da estética: o cinema de Dziga Vertov como reflexão à Hipermídia.“ RUA. Revista Universitária do Audiovisual – UFSC, v. 07, p. 3-12, 2008.

_____________. Interdisciplinaridade. educação, história da cultura e hipermídia.. São Paulo, Futura, 2002.

___________. O que é Hipermídia. São Paulo, Brasiliense, 2011.

___________. Texturas sonoras. São Paulo, Ed. Hacker, 2005.

CAMPBELL, Joseph. As mascaras de Deus: mitologia oriental. Trad. Carmen Fisher. São Paulo: Editora Palas Athena, 1994.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Editora Palas Athena, 1990.

CAVALCANTE, Ruth. Educação biocêntrica: um movimento de construção dialógica. Fortaleza: Edições CDH, 2001.

FOUCAULT, M. Hermenêutica do sujeito. São Paulo, Martins Fontes.2006

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Editora Moraes, 1980.

____________. Educação como pratica de liberdade, 9º Ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1994.

____________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1991.

____________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido, 3 ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1994.

____________. Pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Editora Paz e Terra, 1979.

GOIS, Cezar Wagner de L. Biodança, identidade e vivencia. 2ª Ed. Fortaleza: Edições IPF-Ce, 2002.

_____________. Noções de psicologia comunitária. 2ª Ed. Ceará: Edições UFC, 1993.

_____________. Psicologia comunitária no Ceará. Fortaleza: Publicações Instituto Paulo Freire de Fortaleza.

_____________. Vivencia: caminho à identidade. Fortaleza: Editora Viver, 1995.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.

MACHADO, Wanda e PETROVICH, Carlos. Ajaká: o menino no caminho do rei. Salvador: TEA / UFBA / SMEC / PMS, 2001.

MACHADO, Wanda. Ilé Axé: vivencias e invenção pedagógica. Crianças do Afonjá. Salvador: Edufba / SMEC, 2000.

MATURANA. Humberto R. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Trad. Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Palas Athenas, 2001.

PACHECO, Líllian M. O. Pedagogia Griô: a reinvenção da roda da vida. Lençóis:Grãos de Luz e Griô, 2006.

_________________. Org. Nação Griô: o parto mítico da identidade do povo brasileiro. Lençóis: Grãos de Luz e Griô, 2009.

PETRY, Arlete. O jogo como condição de autoria e da produção de conhecimento: análise e produção em linguagem hipermídia. Tese apresentada no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica – PUCSP -  2010.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e o sentido do Brasil: São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RICOUER, Paul. Sí mesmo como outro. Cidade do México, Siglo xxi, 2003.

SLOTERDIJK, Peter. O desprezo das massas. São Paulo, Estação Liberdade, 2002.

(Teses de mestrados, doutorado e monografias sobre a pedagogia griô, relatos de projetos da pedagogia griô, vídeos do prêmio griô na escola na internet e na TV, vídeos da pedagogia griô, ver em www.graosdeluzegrio.org.br.)

Programa Detalhado
Carga horária
40.00h
Vagas

Máximo de 35 inscritos. Mínimo de 20.

Certificado/Critério de Aprovação
Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.
Coordenação
Prof. Dr. Sérgio Bairon, da FFLCH/USP.
Ministrante(s)

Profa. Dra. Zilda Márcia Grícoli Iokoi

Prof. Dr. Sérgio Bairon

Nanci Souza e Silva – Dona Cici (Fundação Pierre Verger – Salvador/BA)

Maria dos Anjos – Mestra Doci (Escola Viva Olho do Tempo - João Pessoa/PB)

Benedito Luiz Amauro – Mestre Lumumba - Musica e Cadomble (São Luiz da Paraitinga/SP)

Andila Inácio Belfor - Kaikang Indigena - (Ronda Alta - Porto Alegre/RS)

Marcos Simplício – capoeira - samba de Bumbo - brinquedos e brincadeiras – Campinas/SP

Alcides de Lima – Mestre Alcides (CEACA) – São Paulo.

Promoção
Departamento de História, da FFLCH.
Co-Promoção
Grãos da Luz e Griô.
Período de Realização
05.12 a 10.12.2012
Detalhes

• Matrícula Presencial (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )

• O aluno deverá confirmar, através do e-mail agenda@usp.br ou do telefone (11) 3091-4645, que realmente irá participar do curso até o dia 03/12;

Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.

Valor

Gratuito.

Período de Inscrição
26.11 a 30.11.2012
Detalhes

• Matrícula Presencial (Veja ao lado Procedimentos Matrícula Presencial )

• O aluno deverá confirmar, através do e-mail agenda@usp.br ou do telefone (11) 3091-4645, que realmente irá participar do curso até o dia 03/12;

Desistência:
O aluno desistente deverá comparecer à Secretaria ou ligar no telefone 3091-4645, no prazo de 2 dias antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.