ARTE E CULTURA ARMÊNIA

1. Ementa 
Armênia: arte e cultura. 
2. Objetivos 
Fornecer um panorama abrangente sobre a arte armênia em suas mais variadas formas de expressão, analisando os traços culturais influenciados e dominantes, presentes em cada campo e período histórico. 
3. Programa 
Aula 1: História 
• A origem do povo armênio; 
• Adoção do cristianismo; 
• A criação do alfabeto armênio e o Século de Ouro; 
• O Reino Armênio da Cilícia; 
• O Genocídio Armênio e a diáspora; 
• A República Democrática da Armênia de 1918 e a Sovietização; 
• O período Soviético e a independência da República da Armênia de 1991; 
• A Guerra de Nagorno-Karabakh; 
• A Armênia contemporânea e o atual cenário geopolítico. 
Aula 2: Arquitetura 
• Arquitetura armênia pagã do reino de Urartu; 
• A formação da arte e arquitetura armênia entre os séculos IV e VI: as basílicas e suas plantas; 
• A Era de Ouro e a arquitetura do século VII; 
• O período Bizantino e sua influência na arquitetura armênia; 
• O desenvolvimento dos gavits e jamatuns entre os séculos XII e XV e a arquitetura civil e militar armênia; 
• A arquitetura militar e religiosa do Reino Armênio da Cilícia; 
• A Era Moderna: os campanários; 
• A arquitetura armênia contemporânea na Armênia e na diáspora. 
Aula 3: Escultura 
• O período urartiano e a escultura pagã; 
• A escultura no período primitivo cristão; 
• O desenvolvimento da escultura decorada no século VII e as estelas; 
• O surgimento das khatchkars e a escultura em marfim no período Bizantino; 
• O amadurecimento da escultura em baixo-relevo entre os séculos XIII e XIV, o entalhe em madeira e a khatchkar como arte independente; 
• A Era Moderna e o desenvolvimento dos portais esculpidos; 
• As khatchkars e a arquitetura armênia na contemporaneidade. 
Aula 4: Ornamento 
• Os temas ornamentais e a figuração animal do século IV ao VI; 
• A influência árabe e o desenvolvimento dos temas bíblicos e heráldicos entre a dominação Árabe e Bizantina; 
• A inserção de novos elementos temáticos e suas influências turca, persa e muçulmana entre os séculos XII e XIII; 
• A decoração entrelaçada como caracterização transcaucasiana; 
• A iconografia dos animais fantásticos e as mitologias grega e chinesa, seus traços bizantinos, mesopotâmios e persas; 
• Os temas religiosos e influência da arte calcedônia; 
• Os portais e a escola de Syunik’. 
Aula 5: Olaria, cerâmica e mosaicos 
• A olaria no período Urartiano; 
• O desenvolvimento da arte entre os séculos V e XI; 
• A consolidação da cerâmica de Kütahya; 
• A cerâmica armênia de Jerusalém. 
• O mosaico pagão do templo de Garni; 
• Os mosaicos cristãos armênios de Jerusalém. 
Aula 6: Pintura 
• Pinturas armênias no século VII: 
o Mural; 
o Manuscritos; 
o Mosaicos. 
• O obscurecimento armênio do século VIII e a dominação Árabe; 
• A pintura entre a dominação Árabe e Bizantina e o aperfeiçoamento da arte dos afrescos; 
• O banimento da pintura mural pelo Concílio de Sis (1204) e o aperfeiçoamento da arte dos afrescos; 
• A influência bizantina georgiana no estilo e iconografia armênia; 
• A pintura entre os séculos XVII e XVIII; 
• Os pintores armênios dos séculos XIX e XX. 

Aula 7: Metalurgia, cunhagem, numismática e manuscritos 
• A metalurgia de bronze urartiana; 
• Os objetos de adorno, militares, de culto e litúrgia em ouro e prata ; 
• A história da Armênia contada pela numismática; 
• Os primeiros manuscritos armênios e suas influências assírio-helênicas e persas; 
• A influência bizantina e a iconografia armênia; 
• As características e influências das iluminuras entre os séculos XII e XV; 
• A Era Moderna e as iluminuras na Grande Armênia; 
• O Matenadaran e as coleções de manuscritos armênios no mundo. 

Aula 8: Têxteis 
• Tapeçaria; 
• Estamparia; 
• Traje típico; 
• Indumentária; 
• Bordado; 
• Renda armênia. 

Aula 9: Língua e literatura 
• Língua armênia: suas origens, alfabeto e influências; 
• As variedades linguísticas do armênio e o cenário atual do idioma; 
• A literatura oral pagã e os cantos de Goghten; 
• O Século de Ouro; 
• A literatura religiosa e trovadoresca; 
• O Século de Prata; 
• O Renascimento no século XII; 
• O século XIX e o florescimento literário armênio; 
• A literatura nacionalista nos primórdios do século XX; 
• A literatura armênia soviética e da diáspora contemporânea. 

Aula 10: Música 
• Instrumentos musicais; 
• Sistema armênio de notação musical; 
• Música 
o Folclórica 
o Clássica 
o Religiosa 
o Patriótica 

Aula 11: Dança 
• Ritualística e religiosa; 
• Folclórica; 
• Regional. 

Aula 12: Teatro 
• As origens do teatro armênio e sua influência helênica; 
• A cristianização da Armênia e o teatro religioso; 
• A escola mekhitarista, o romantismo e o nacionalismo armênio; 
• O teatro armênio contemporâneo e da diáspora. 

Aula 13: Cinema 
• Os primórdios do cinema armênio; 
• A Armenfilm e a formação do cinema armênio entre as décadas de 1920-30; 
• A crise dos anos 1930 e cinema épico e nacional-revolucionário dos anos 1940; 
• O surgimento da animação armênia; 
• A profissionalização cinematográfica da década de 1950 e seus documentários; 
• O reconhecimento internacional da década de 1960, o cinema libertário e a censura soviética; 
• O florescimento dos anos 1970 e o cinema de resistência; 
• A maturidade do cinema armênio e o colapso da União Soviética; 

• As dificuldades do cinema de 1990 e o atual cenário cinematográfico da Armênia; 
• O cinema armênio da diáspora. 


4. Método: 
Aulas expositivas, projeções de imagens, reprodução de músicas e exibição de filmes, documentários e vídeos. 

5. Avaliação: 
Trabalho escrito a respeito de quaisquer tópicos abordados durante o curso. 

6. Bibliografia 
ANQUETIL, Jacques. (1994). Le grand guide du tapis. Paris: Hachette. 
AUFORT, Séverine. (s.d.) Quel public pour le cinema arménien a Paris. 
BIER, Carol. (2008). Carpets for commerce - rug-weaving in the Caucasus. 
BORGES, Andréa Rodrigues. Influência do helenismo na Armênia e o reinado de Tigran – o Grande. Cadernos de Cultura Armênia – Armenusp, São Paulo, n. 1, p.45-53. 2001. 
CAMARGO, Yêda de Moraes. A importância dos cantos de Goghten para a cultura armênia. Revista de Estudos Orientais, São Paulo, n. 1, p. 105-122. 1997. 
COSTA, Chaké Ekizian. As manifestações artísticas armênias. Revista de Estudos Orientais, São Paulo, n. 1, p. 141-148. 1997. 
____________________. Arquivo histórico: Matenadaran. Revista de Estudos Orientais, São Paulo, n. 2, p. 47-55. 1998. 
DINIZ, Beatriz. (1993). Os conventos armênios: sua história e seu papel cultural. São Paulo: Pannartz. 
EKIZIAN, Chaké. Martiros Sergueievitch Sarian, muito prazer!. Revista de Estudos Orientais, São Paulo, n. 3, p. 61-78. 1999. 
GIL, Miriam Alves de Alencar. Os mekhitaristas. Cadernos de Cultura Armênia – Armenusp, São Paulo, n. 1, p. 35-41. 2001. 
GOYANI, Georg. (1954). Two thousand years of the Armenian theater. Nova York: Armenian National Concil of America. “Classical Armenian theater”; “The gousans and the ancient art of mime”. 
HACIKYAN, A.J. (2000a). "The Armenian Alphabet". In: __________. (coord. ed. 2000). The Heritage of Armenian Literature: From the Oral Tradition to the Golden Age. Detroit, Michigan, Wayne State University Press. Cap. 7: "O Alfabeto Armênio". Tradução de Elaine Mathias de Castro (inédita). 
_______________. (2000b). "The Golden Age". In: __________. (coord. ed. 2000). The Heritage of Armenian Literature: From the Oral Tradition to the Golden Age. Detroit, Michigan, Wayne State University Press. Cap. 8: "A Idade de Ouro". Tradução de Elaine Mathias de Castro (inédita). 
HEWSEN, Robert H. (2000). Armenia: a historical atlas. Chicago: University of Chigaco Press. 
KARIBIAN, Datev. (2008). Ecos ressonantes. São Paulo: Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil. 
KEROUZIAN, Yessai Ohannes. (1972). Curso de armênio. Série Armênia, n.º 1. São Paulo: USP. “A origem do povo armênio”, p. 13-24; “A origem da língua armênia”, p. 25-44. 
_________________________. A nova poesia armênia. Série Armênia, n.º 8. 
_________________________. (1977). Armênia e Roma, relações políticas nos anos de 190-a.C. – 387-d.C. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP.
KHATCHATURYAN, Chahen. 1993. Armenian artists: 19th-20th centuries. Nova York: National Galery of Armenia (USA). 
KHACHATRIAN, Shahen. Tesouros de Etchmiadzin. In: TESOUROS de Etchmiadzin: 17 séculos de cristianismo na Armênia. São Paulo: Paz e Terra, 2004. p. 12-23. 
KOUYMJIAN, Dickran. (1992). The arts of Armenia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 
___________________. (1994). Filmmaking in the Armenian diaspora of America. In: RADVANYI, Jean. Le cinema arménien, Paris, p. 104-122. 1993. 
___________________. (2007). Armenia textiles: an overview. In: MUSEÓN Arlaten, pp. 29-35. 2007. 

____________________. (2011). Reflections on objects with Armenian inscriptions from the pre-Twentieth century diaspora. Series Byzantina, Varsóvia, n. IX, p. 99-111. 2011 
LANG, D.M. (1968). Armênia: cradle of civilization. London, George Allen & Unwin Ltd. 
LIEBETRAU, Preben. (1976). Oriental rugs in colour. Dinamarca: Macmillan. “Caucasian rugs”, p. 31-33; “Rugs in detail”, 124-125. 
MARCARIAN, Mônica Nalbandian. Diáspora armênia no Brasil. Revista de Estudos Orientais, São Paulo, n. 6, p. 109-115. 2008. 
MARCHESE, Ronald T.; BREU, Marlene R. (2008). Social cohesion and cultural expressions - the case of the sacred textiles in the Armenian Orthodox Churches of Istambul. 
____________________. Expressions in silk - embroidered miniatures on historic textiles from the Armenian Apostolic Churches of Istambul. 
MARGARIAN, A. H. (1986). Introduction. In: AZATIAN, V. G.: Armenian rugs. Ierevan: Hayastan, 1986. 
NERCESSIAN, Andy; McCOLLUM, Jonathan. (2004). Armenian music: a comprehensive bibliography and discography. Oxford: 2004. “Folk music”, p. 1-6; “Gussans and ashughs (minstrels)”, p. 21-22; “Komitas and others collectors of folk music”, p. 55-56; “Armenian sacred music and liturgical context”, p. 149-154. 
NERSESSIAN, Sirarpie der. (1973). Os armênios. Lisboa: Verbo. “Arquitectura”, p. 98-118; “Escultura”, p. 119-137; “Pintura”, p. 138-156. 
__________. (1977). L’art arménien. Neuchâtel: Paul Attinger. “L’Arménie chrétienne – Architecture”, p. 21-50; “L’Arménie chrétienne – Sculpture”, p. 51-69; “L’Arménie chrétienne – Peintures”, p. 69-122. 
ORMANIAN, Maghakiá (Malaquias). (2003). A igreja dos armênios. São Paulo: Edições O.L.M. 
PALOMO, S. M. S. (1990). O Oriental e o ocidental no idioma armênio. In: BEREZIN, Rifka. (org.). Cultura Oriental e Cultura Ocidental: projeções. São Paulo, p. 367-375. 1990. 
__________. Sobre a posição do armênio dentro do indo-europeu. Revista de Estudos Orientais, São Paulo, n. 1, p. 177-183. 1997. 
PARLAKIAN, Nishan; COWE, S. Peter. (2000). Modern Armenian drama: an anthology. Nova York: Columbia University. “Introduction”, p. ix-xxxii. 
PARLAKIAN, Nishan. (1992) Armenian theater: an update. In: Council on National Literature World Report; col. VI, 1993. 
__________________. (2004). Contemporany Armenian drama: na anthology of ancestral voices. Nova York: Columbia University. “Introduction”, p. 1-20. 
PEREIRA, Deize Crespim. O genocídio armênio e seus reflexos na literatura. Revista de Estudos Orientais, São Paulo, n. 8, p. 91-105. 2010 
RAPHAELIAN, H. M. (1960). Rugs of Armenia: their history and art. Nova York: Anatol Sivas. 
SAPSEZIAN, Aharon. (1988). História da Armênia. Rio de Janeiro: Paz e Terra. "Origens", p. 15-21; "Antiguidade", p. 22-28; "Cristianização", p. 29-36; "A Nova Armênia", p. 51-67; "Armênia turca e Armênia russa", p. 75-82; "Os massacres de 1895-1896", p. 105-110; "Os jovens turcos", p. 111-117; "O genocídio", p. 118-125; "A diáspora", p. 159-169; "Os armênios no Brasil", p. 170-177. 
__________________. (1994). Literatura armênia: uma introdução. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 
__________________. (1997). Cristianismo Armênio. São Paulo: Bentivegna. 

SARIAN, Haiganuch. História, arte e arqueologia da Armênia de Urartu a Etchmiadzin. In: TESOUROS de Etchmiadzin: 17 séculos de cristianismo na Armênia. São Paulo: Paz e Terra, 2004. p. 24-35. 
VARDANIAN, Anne T. A brief history of Armenian theatre. In: The translation and analysis of two major historical plays by Levon Shant. University of Southern Califórnia: Los Angeles, 1982. 
THIERRY, Jean-Michel. 1987. Les arts arméniens. Paris: Éditio. “L’art arménien du VIe siècle avant J.-C. au VIIe siècle après J.-C.”, p. 47-82; “Période des Royaumes”, p. 119-130; “Période des Féodalités”, p. 193-271; “L’art aménien a l’époque moderne”, p.305-321. 
TITONE, Julie. Armenian lace - a lost art rediscovered. The Spokesman-Review, Washington, 26 mai 1998. The Handle, p. B1, B3. 
YAMAMOTO, Margarida Maria Amaral. Os monumentos – símbolos da arquitetura armênia. Cadernos de Cultura Armênia – Amenusp, São Paulo, n. 1, p. 157-173. 2001. 
YEGHIAZARYAN, Lusine. O porquê da existência do khatchkar (cruz de pedra). In: Revista de Estudos Orientais, São Paulo, n. 4, p. 57-70. 2003. 
_______________________. O papel das traduções no desenvolvimento e estruturação da arte literária armênia. Revista de Estudos Orientais, São Paulo, n. 5, p.185-194. 2006.