Diálogos híbridos na formação do leitor literário: teoria, prática e experimentação

 

Figuras: estáticas, textuais, sequenciais e em movimento – a relação do texto e das figuras nos livros ilustrados; a sequencialidade dos quadrinhos; a dinâmica dos desenhos animados e dos animes.

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Detalhamento:

08/06- Ilustrações – Panorama histórico

1.         Dos desenhos primitivos aos livros digitais.
2.         Ilustração, sequencialidade (histórias em quadros) e narrativas – desenhos e enredos.

15/06- Desenhos e linguagens

1.         Elementos constituintes do desenho (traços, linhas, cores, etc.) e suas expressividades.
2.         Histórias em quadrinhos – história, linguagens e significações.

22/06- Animações e movimento

1.         Primeiras animações – arte artesanal.
2.         História das animações no mundo.
3.         Um olhar para o oriente – animes.

29/06- Expressão nos traços

1.         As diversas possibilidades narrativas das imagens (estáticas ou em movimento).
2.         Diálogos narrativos - as releituras entre as artes (literatura, quadrinhos, animações, etc.).

Imagens, história da arte e fotografia: enredos plásticos – da pré-história à realidade dos múltiplos códigos visuais.

Carga Horária Ministrada:   30:00 hs

Detalhamento:

11/05 - A arte e seus conceitos – um passeio histórico

1.         As imagens da pré-história às exposições virtuais.
2.         A fotografia: surgimento e revolução no olhar; O olhar fotográfico (em diferentes meios, artes e mídias).

18/05 - Teorias da arte

1.         O que é arte; os diferentes períodos e estilos – linhas e contextos.
2.         Linguagem fotográfica – elementos gerais.

Palestrante convidado: Lucília Simões/ FAAP

25/05 - Olhar narrativo

1.         A arte, a fotografia e a construção de enredos.
2.         Novas possibilidades de trabalhar a arte, a fotografia e seus diálogos narrativos.

01/06- Cliques e textos

1.         Narrando arte e clicando textos – diálogos entre arte, fotografia e narrativas.

Labirintos de linguagens na hipermídia – novas formas de ler, ver e fazer arte.

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Detalhamento:

05/10- Revolução digital

1.         A propagação da linguagem midiática.
2.         As mudanças comunicativas no hiperespaço.
3.         A narratividade na hipermídia.

Palestrante convidado: Peter O’Sagae

19/10- Narração em bits

1.         Labirintos de linguagem: recursos narrativos, possibilidades interativas, etc.
2.         Letras, desenhos, animações, etc. – confluências e dispersões (interação de linguagens no ciberespaço).

Palestrante convidado: Diana Domingues

26/10- Multiplicidade de códigos

1.         Hipermídia, narrativas e escola: como vem sendo utilizadas/trabalhadas.
2.         Exemplos de artes e narrativas, e seus diálogos produzidos na hipermídia (clipes, fan fics, etc.).

09/11- Tela e espaço

1.         A leitura em links, interfaces e multimeios.
2.         Possibilidades interativas.
3.         Um mergulho no mundo virtual: criação de artes narrativas “no” ou “para” o espaço virtual.

Narrativas – o ato de contar e ler histórias: do oral ao virtual.

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Detalhamento:

13/04: O narrar, o homem e sua história.

1.         Aula inicial, apresentação do curso.
2.         O contar histórias - perspectiva histórica - dos primórdios à Era virtual.

Palestrante convidado: Liliane Araújo (contadora de histórias)

20/04: “A narrativa está aí com a vida” (Barthes)

1.         Os elementos da narrativa. Os elementos da narrativa em trânsito nos diferentes suportes e linguagens. O contar histórias do fio vocal às redes virtuais.

Palestrante Convidado: Gláucio Aranha/UFFRJ

27/04: A narrativa e seus diálogos no espaço escolar

1.         O trabalho com narrativas em livros didáticos. A interpretação de texto na sala de aula. PNLD e as narrativas. A narrativa literária, outras mídias e o trabalho no contexto escolar.
2.         O trabalho com a narrativa em sala de aula. As adaptações para os quadrinhos e para o cinema de clássicos literários (um diálogo criativo ou uma tentativa de transpor o intransponível?); os Best Sellers.

04/05: O narrar e as traduções intersemióticas

1.         A narratividade em outras mídias; rever adaptações, traduções intersemióticas, propor transposições e outros diálogos.

Palestrante convidado: Eduardo Goldeinstein/cineasta

Bibliografia Geral:

ABDALA JR, B. De vôos e ilhas – literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

______________. Literatura, história e política. São Paulo: Ed. Ática, 1989.

ANDREW, J. Dudley. As Principais Teorias do Cinema. Uma Introdução. Trad. Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

AVELLAR, José Carlos. O chão da Palavra: cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: ROCCO, 2007.

BARBOSA JÚNIOR, Alberto Lucena. A arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2002

BARTHES, Roland. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

LUPI BELO, Maria do Rosário Leitão. Narrativa literária e narrativa fílmica: o caso de amor de perdição. Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a ciência e a tecnologia. Coimbra, 2008.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

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BRAIT, Beth (Org). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas: Unicamp, 1997.

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______________. Literatura e sociedade. São Paulo: Ed. Nacional, 1980.

CARVALHAL, T. & COUTINHO, E. F. (org) Literatura comparada – textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

CITELLI, Adilson. Outras linguagens na escola. São Paulo, Ed. Cortez, 2001.

COELHO, N. N. A Literatura infantil: história, teoria e análise – das origens orientais ao Brasil de hoje. São Paulo: Quiron, 1981.

_____________. O Conto de Fadas. São Paulo: Editora Ática, 1987.

CUNHA, Maria Zilda. Na tessitura dos signos contemporâneos. São Paulo:

Humanitas/ Paulinas, 2009.

EISNER. Will. Narrativas Gráficas. São Paulo: Devir, 2005.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

_________________. O sentido do filme . Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2002.

FEIJÓ. Mário. Quadrinhos em ação: um século de história. São Paulo: Moderna, 1997.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. A roupa infantil da literatura. Araraquara, SP: Dissertação apresentada à FCL-UNESP 1995.

HAUSER, Arnold. História Social da literatura e da arte. São Paulo: Mestre Jou, 1982, Vols.2.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971.

LANDOW, G. Hipertexto. Buenos Aires: Ed, Paidós, 1995.

LEONE, Eduardo e MOURÃo, Dora Maria. Cinema e montagem. São Paulo: Ed àtica, 1993.

LUPI BELO, Maria do Rosário Leitão. Narrativa literária e narrativa fílmica: o caso de amor de perdição. Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a ciência e a tecnologia. Coimbra, 2008.

LUYTEN, Sonia Bibe. Mangá: o poder dos quadrinhos japoneses. 2ª ed. São Paulo: Hedra, 2000

MACHADO. Arlindo. Pré –cinema & pos-cinema..Papirus, 2002.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

MARTIN, Marcel.(2003) A linguagem cinematográfica. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Brasiliense.

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McLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2002.

METZ, Christian.(1977) A significação no cinema Tradução de Jean–Claude Bernadet. São Paulo: Perspectiva

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

MONTFORT, Nick. Ed. The new media reader. With introductions by Janet H. Murray and LevManovich. Cambridge: The MIT Press, 2003. p.291-300.

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NOVELLY, Maria C. Jogos Teatrais para grupos e salas de aula. Campinas- SP, Papirus, 1994.

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PLAZA & TAVARES. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Editora Hucitec, 1998.

PLAZA, Júlio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Cortez, 1987.

RODRIGUES, S. Roleplaying Game e a pedagogia da imaginação no Brasil. São Paulo: Bertrand Brasil, 2004.

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SOARES, Mariza de Carvalho. A história vai ao cinema. Rio de Janeiro: Record. 2001.

SOUSA, Rocha da. Ver e tornar visível: formulações básicas em cinema e vídeo. Lisboa: Universidade Aberta, 1992.

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XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

O jogo em cena – a construção narrativa no complexo mundo dos games, RPGs e jogo teatral.

Carga Horária Ministrada: 30:00 hs

Detalhamento:

31/08- Homo Ludens

1.         O que é jogo; Diferentes teorias sobre o jogo e o homo ludens.
2.         Teatro – trajetória histórica.

14/09- Games, RPGs e Jogo Teatral – linguagens

1.         Linguagens dos jogos.
2.         Arena medieval - definição de games e RPG.
3.         Teatro: muitas técnicas para vários atos.

21/09- Apostas, dados e histórias

1.         Exemplos de jogos e suas diferentes possibilidades interativas, lúdicas e narrativas.
2.         Clássicos e contemporâneos que contam histórias.

28/09- Narrando na arena e no palco

1.         Diálogos entre jogos e diferentes narrativas (literária, fílmica, etc.).
2.         Uma proposta lúdica: criando jogos e cenários; Intersecção entre artes em cena.

Palestrante convidado: Grupo Ônix de Teatro

Som e imagem – a magia do audiovisual, as narrativas fílmicas, as adaptações literárias para obras audiovisuais e vice-versa, animações computadorizadas.

Carga Horária Ministrada: 30:00 hs

Detalhamento:

03/08- O cinema: comunicação na tela

1.         O prelúdio do cinema: primeiras manifestações.
2.         História do cinema: surgimento, indústria americana, a filmagem européia, a Ásia e o audiovisual.

10/08- Som, imagem e mágica

1.         Principais teorias do cinema.
2.         A linguagem do audiovisual.
3.         Diferentes formas de lidar com a linguagem do cinema (filmes com planos-sequência, a narrativa musical, etc.).

Palestrantes convidados: Prof. Dr. José Maria Rodrigues Filho e Prof. Dr. Raul Cuadros Conteras/ Universidade da Colombia

17/08- Narrativas em tela

1.         Os vários tipos de filmes e seus efeitos: cinema clássico, cinema expressionista, cinema surrealista, etc.
2.         Ícones do cinema mundial que exemplificam as várias formas de lidar com a linguagem audiovisual.

24/08- De olho na tela

1.         A narratividade no cinema.
2.         O diálogo entre cinema e literatura.
3.         Experimentado em cena (exercícios: mudando a cena, movimentando a “câmera”, etc.).