OBJETIVO, PROGRAMA E MINISTRANTE

MINISTRANTES

Módulo 1 – Introdução aos Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa – 12 h

14/03 – Apresentação – José Nicolau Gregorin Filho, Maria Zilda da Cunha, Rejane Vecchia da Rocha e Silva e Rosangela Sarteschi – 4 h
21/03 – Benjamin Abdala Junior – Necessidade e solidariedade nos estudos de literatura comparada –4 h
28/03 – Regina Brito e Vima Lia Martin – Língua e literatura nos países de língua oficial portuguesa

Módulo 2 – Literaturas africanas de língua portuguesa – 16 h

04/04 – Mario Lugarinho – Introdução e panorama: as literaturas africanas de língua portuguesa – 4 h
25/04 – Tania Macêdo – A literatura de Angola – 4 h
09/05 – Simone Caputo Gomes – A literatura de Cabo Verde – 4 h
15/05 – Rejane Vecchia da Rocha e Silva – A literatura de Moçambique – 4 h

Módulo 3 – Relações literárias entre Brasil, Portugal e África – 16 h

23/05 – Elza Mine– 4 h
30/05 – Paulo Motta – 4 h
06/06 – Salete de Almeida Cara – 4 h
20/06 – Helder Garmes – 4 h

27/06 – Avaliação – diretrizes – 4 h 

Módulo 4 – A literatura e cultura afro-brasileira – 12 h

08/08 – Ligia Ferreira – 4 h
15/08 – Oswaldo de Camargo – 4 h
22/08 – Acácio Almeida – 4 h

Módulo 5 – Diversidade cultural: literaturas de língua portuguesa e educação – 12 h

29/08 – Rosangela Sarteschi – 4 h
05/09 – Elizabeth Ziani – 4 h
19/09 – Emerson da Cruz Inácio – 4 h 

Módulo 6 – Literatura infantil e juvenil em língua portuguesa – 12 h

26/09 – José Nicolau Gregorin Filho – 4 h
03/10 – Maria Zilda da Cunha – 4 h
17/10 – José Nicolau Gregorin Filho e Maria Zilda da Cunha – 4 h 

Módulo 7 – Literaturas de língua portuguesa, cinema e outras mídias – 8 h

24/10 – Mauricio Vasconcelos – 4 h
07/11 – Fabiana Buitor Carelli – 4 h 
14/11 – Avaliação e encerramento do curso – 4h  


PROGRAMA / OBJETIVO

Diversidade cultural: literaturas de língua portuguesa e educação

Dia da semana Período
Sábado 09:00 às 13:00

Carga Horária Ministrada
Aulas Teóricas em Sala de Aula: 12:00 hs
Aulas Práticas ou de Campo: 0 hs
Seminários: 0 hs
Total Ministrado: 12:00 hs
Carga Horária Não Ministrada
Outros: 0 hs
Total não Ministrado: 0 hs

Carga Horária Total da Disciplina:
12:00 hs

Detalhamento:
Ementa:

A disciplina propõe uma reflexão sobre alguns aspectos da realidade escolar brasileira, a partir da constatação das desigualdades presentes desde a formação de nosso sistema educacional, até os recentes avanços que dizem respeito às diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Propõe, também, o ensino e a aprendizagem da literatura como uma disciplina fundamental não apenas para a compreensão da diversidade cultural, mas também para o desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre questões sócio-políticas mais amplas. Nesse sentido, são destacadas as literaturas de língua portuguesa, cuja abordagem comparativa é bastante propícia para o estabelecimento de discussões sobre identidade, alteridade, preconceito e inclusão.

Objetivos:

Fornecer subsídios teóricos e práticos aos educadores para que, através da abordagem de textos literários produzidos nos países de língua oficial portuguesa, possam atuar pedagogicamente no combate à discriminação cultural e étnico-racial.

Conteúdo programático:

1.A desigualdade como marca constitutiva do sistema de ensino brasileiro.
2. A Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
3.Raça, gênero e etnia: uma abordagem crítica.
4.O mito da democracia racial brasileira.
5.O texto literário e seus valores.
6.Fundamentos de uma educação literária emancipadora.
7.A escolha e a abordagem crítica de textos literários.
8.As literaturas de língua portuguesa no contexto escolar.

Avaliação:

Prova escrita

Bibliografia:

ABDALA Jr., Benjamin. De vôos e ilhas. Literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ABRAMOWICZ, A.; BARBOSA, L.M.A. e SILVÉRIO, V.R. (org.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006.

ABREU, Márcia. Cultura letrada. Literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

APA, A.; BARBEITOS, A. e DÁSKALOS, M. A. (org.) Poesia africana de língua portuguesa. Antologia. Rio de Janeiro: Lacerda editores, 2003.

BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola, 2003.

CADERNOS NEGROS. Organizador: Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995.

CHAVES, Rita. Angola e Moçambique. Experiência Colonial e Territórios Literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio Editora

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2005.

FIGUEIREDO, Eurídice (org.). Conceitos de Literatura e Cultura. Juiz de Fora, UFJF, 2005.

FONSECA, Maria Nazareth Soares (org.). Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo e GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e sociedade. São Paulo: Moraes, 1986.
GUIMARÃES, Antônio Sergio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2005.

LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LOPES, Nei. Dicionário escolar afro-brasileiro. São Paulo: Summus, 2006.

MELLO e SOUZA, Marina de. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.

MUNANGA, Kabengelê. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MUNANGA, Kabengelê e GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global/ Ação Educativa, 2000.

NOGUEIRA, M.A. e CATANI, A. (org.). Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

SANTILLI, Maria Aparecida. Paralelas e tangentes entre literaturas de língua portuguesa. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.

SILVA, Cidinha da.(org.). Ações afirmativas em educação. Experiências brasileiras. São Paulo: Summus, 2003.

Introdução aos estudos comparados de literaturas de língua portuguesa

Dia da semana Período
Sábado 09:00 às 13:00

Carga Horária Ministrada
Aulas Teóricas em Sala de Aula: 12:00 hs
Aulas Práticas ou de Campo: 0 hs
Seminários: 0 hs
Total Ministrado: 12:00 hs
Carga Horária Não Ministrada
Outros: 0 hs
Total não Ministrado: 0 hs

Carga Horária Total da Disciplina:
12:00 hs

Detalhamento:
Ementa:

A disciplina propõe o estudo do comparatismo literário como forma de compreensão das relações entre as culturas de Língua Portuguesa, propiciando ao educador a vivência dos aspectos teórico-críticos que permeiam os Estudos Comparados e a sua conseqüente aplicação no cotidiano escolar.

Objetivos:

Propiciar ao educador a reflexão crítica sobre as relações estabelecidas entre as literaturas de língua portuguesa na perspectiva comparatista, favorecendo a compreensão do macrossistema literário que as congrega.

 

Bibliografia:

ABADALA Jr., Benjamin. Ecos do Brasil: Eça de Queirós. São Paulo: Senac, 2000.
___________________. Literatura, história e política. São Paulo: Ática, 1989.
___________________. De Vôos e Ilhas: Literatura e Comunitarismos. São Paulo: Ateliê, 2003.
___________ & FANTINI, Marli Scarpelli. Portos Flutuantes: trânsitos ibero-afro-americanos. São Paulo: Ateliê, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CARVALHAL, Tania Franco. O próprio e o alheio. Ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.
___________ & COUTINHO, E. Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
CANCLINI, Nestor Garcia. Diferentes, Desiguais e Desconectados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
___________________. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
CHAVES, Rita. Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários. São Paulo: Ateliê, 2005.
___________________. A formação do romance angolano: entre intenção e gestos. São Paulo: FFLCH/USP, 1999.
CONVERGÊNCIA LUSIADA (monográfico). Brasil e Portugal: 500 anos de enlaces e desenlaces. Vol. 2. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 2001.
CRISTÓVÃO, Fernando. Cruzeiro do Sul, a Norte: Estudos Luso-Brasileiros. Lisboa: INCM, 2005.
FERREIRA, Manuel. O Discurso no percurso africano I. Lisboa: Plátano, 1989.
FRY, Peter. A Persistência da Raça: Estudos Antropológicos sobre o Brasil e a África. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LOURENÇO, Eduardo. A nau de Ícaro. Lisboa: Gradiva, 1999.
MACÊDO, Tânia. Angola e Brasil: Estudos comparados. São Paulo: Arte e Ciência, 2002.
NITRINI, Sandra. Literatura comparada. São Paulo: EDUSP, 1997.
PENELOPE (monográfico). O Imaginário do Império. Lisboa: Cosmos, 1991.
PORTUGAL, Francisco Salinas. O texto nas margens: Ensaios de Literaturas em Língua Portuguesa. Santiago de Compostela: Laiovento, 1997.
SANTILLI, Maria Aparecida. Paralelas e Tangentes – entre literaturas de língua portuguesa. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.
TRIGO, Salvato. Ensaios de Literatura Comparada Afro-Luso-Brasileira. Lisboa: Vega, 1989.

Literatura e cultura afro-brasileira

Dia da semana Período
Sábado 09:00 às 13:00

Carga Horária Ministrada
Aulas Teóricas em Sala de Aula: 12:00 hs
Aulas Práticas ou de Campo: 0 hs
Seminários: 0 hs
Total Ministrado: 12:00 hs
Carga Horária Não Ministrada
Outros: 0 hs
Total não Ministrado: 0 hs

Carga Horária Total da Disciplina:
12:00 hs

Detalhamento:
Ementa:

A disciplina propõe uma discussão sobre a constituição da literatura afro-descendente brasileira e sua relação com fenômenos culturais que priorizam a problemática étnico-racial. Propõe ainda uma reflexão sobre o alcance e os limites da categoria "literatura afro-descendente", levando em consideração as noções de autoria, sujeito leitor, público-alvo e circulação literária, e sua inserção no cânone literário. Durante o curso, serão analisadas obras produzidas por escritores negros, bem como obras que problematizam a representação e o lugar social do negro no Brasil.


Objetivos:

Instrumentalizar os educadores para o trabalho com a literatura e a cultura afro-brasileira, capacitando-os a vivenciar, no cotidiano escolar, questões ligadas à etnia e sua relação com a prática pedagógica.


Conteúdo programático:

1.Imagens do negro na cultura brasileira.
2.Os discursos sobre o negro e as palavras do negro.
3.Teorizando a literatura afro-brasileira: de Roger Bastide às contribuições contemporâneas.
4.Poesia afro-brasileira em perspectiva e o cânone literário.
5.Prosa afro-brasileira em perspectiva e o cânone literário.
6.A produção afro-descendente e os materiais didáticos.

Avaliação:

Prova escrita

Bibliografia:

ABRAMOWICZ, A.; BARBOSA, L.M.A. e SILVÉRIO, V.R. (org.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006.

CADERNOS NEGROS. Organizador: Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2005.

BASTIDE, Roger. A poesia afro-brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1943.

_____________. Estudos afro-brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1973.

BERND, Zilá. Introdução à literatura negra. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998.


BERND, Zilá. Poesia negra brasileira. Antologia. Porto Alegre: AGE, IEL/IGEL, 1992.

CAMARGO, Oswaldo de. O negro escrito: apontamentos sobre a presença do negro na literatura brasileira. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.

CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio Editora

DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura, política, identidades. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2005.

_____________. (org.) Machado de Assis afro-descendente. Rio de Janeiro/Belo Horizonte:
Pallas/Crisálida, 2007.

_____________. "Notas sobre a Literatura brasileira afro-descendente". In: SCARPELLI, M. F. e DUARTE, E. A. (org.). Poéticas da diversidade. Belo Horizonte: UFMG/FALE, 2002.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza edições, 2005.

FIGUEIREDO, M.C.L. e FONSECA, M.N.S. (org.) Poéticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: Mazza/PUC Minas, 2002.

FIGUEIREDO, Eurídice (org.). Conceitos de Literatura e Cultura. Juiz de Fora: UFJF, 2005.

FONSECA, Maria Nazareth Soares (org.). Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREIRE, Marcelino. Contos negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2005.

LIMA, Heloísa Pires de. Histórias da Preta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

LOPES, Nei. Dicionário escolar afro-brasileiro. São Paulo: Summus, 2006.

MELLO e SOUZA, Marina de. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.

MUNANGA, Kabengelê. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MUNANGA, Kabengelê e GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global/ Ação Educativa, 2000.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. As coisas arcas. Juiz de Fora: Funalfa edições, 2003.

SANTOS, Elzelina Dóris dos. Contando a história do samba. Belo Horizonte: Mazza edições, 2003.

SOUZA, F. S. e LIMA, M. N. (Org.). A literatura afro-brasileira. Salvador/Brasília: Centro de Estudos Afro-Orientais/Fundação Cultural Palmares, 2006.

TRINDADE, Solano. Canto negro. São Paulo: Nova Alexandria, 2006.

Literatura Infantil e Juvenil em Língua Portuguesa

Dia da semana Período
Sábado 09:00 às 13:00

Carga Horária Ministrada
Aulas Teóricas em Sala de Aula: 12:00 hs
Aulas Práticas ou de Campo: 0 hs
Seminários: 0 hs
Total Ministrado: 12:00 hs
Carga Horária Não Ministrada
Outros: 0 hs
Total não Ministrado: 0 hs

Carga Horária Total da Disciplina:
12:00 hs

Detalhamento:
Ementa:

A disciplina procura refletir sobre a especificidade e a gênese da literatura infantil no Brasil, seus principais autores e historiografia. Além de estabelecer uma relação dialógica com suas origens em textos da literatura mundial, procura discutir a função pedagógica a ela associada. São estudadas as principais formas que assume no percurso de formação. O sincretismo de linguagens e as imagens produzidas por essa literatura. A disciplina discute as questões sociais pertinentes à diversidade cultural dos países de língua portuguesa que se fazem presentes nessa modalidade de texto, questões essas que assumem características específicas quando engendradas em um objeto artístico-literário.

Objetivos:

Ampliar a competência textual dos educadores no que se refere ao trabalho com a literatura infantil e juvenil produzida em língua portuguesa, bem como instrumentalizá-los para a leitura e ensino desse gênero, seja no seu aspecto estético, seja na abordagem de questões ideológicas.

Avaliação:

Freqüência e prova escrita ao final da disciplina

Conteúdo Programático:

1. As origens da literatura infantil: a narrativa primordial
2. Leitor, leitura e texto
3. Os precursores da literatura infantil no Brasil
4. Monteiro Lobato e a criação da literatura infantil no Brasil
5. As formas assumidas pela literatura infantil na atualidade
6. A escolarização da literatura infantil-juvenil.
7. Sincretismo de linguagens na literatura infantil
8. Brasil, Portugal e África: imagens em diálogo na literatura infantil/juvenil.

Bibliografia:

BÁSICA
ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988.

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura Infantil. São Paulo: Global, 1984.

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário Crítico da Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.

_____________________. Panorama Histórico da literatura infantil e juvenil. São Paulo: Ática, 1991.

_____________________. A Literatura Infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

GÓES, Lúcia Pimentel. Olhar de Descoberta. São Paulo: Paulinas, 2004.


GERAL

ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Ática, 1986.

CAMARGO, Luís. A ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995.

CÃNDIDO, Antonio. Estudo analítico do poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 1983.

CUNHA, Maria Zilda. "A literatura infantil e os novos meios de produção de linguagem". In: Pedagogias do Imaginário: olhares sobre a literatura infantil. Portugal, Ed. ASA, 2002.

DINORAH, Maria. O livro na sala de aula. Porto Alegre: LP&M, 1987.

EVANGELISTA, Aracy Alves. M. (org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GÓES, Lúcia Pimentel. A aventura da literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1991.

_____________________. A Fábula Brasileira ou a Fábula Saborosa. Tentativa paideumática da Fábula no Brasil. São Paulo, 1994. Tese apresentada à FFLCH-USP.

_____________________. Em busca da matriz. Uma contribuição para a História da Literatura Infantil Portuguesa. São Paulo: Cliper/ Fac. Teresa Martin, 1998.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. A roupa infantil da literatura. Araraquara, SP: 1995. Dissertação apresentada à FCL-UNESP.

_____________________. Figurativização e imaginário cultural. Araraquara. SP, 2002. Tese apresentada à FCL-UNESP.

JESUALDO, J. A Literatura Infantil. São Paulo: Cultrix/USP, 1978.

JOLLES, André. As formas simples. (trad. Álvaro Cabral) São Paulo: Cultrix, 1976.

JOUVE, Vincent. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

KHEDE, Sônia Salomão (org.) Literatura Infanto-Juvenil:uma gênero polêmico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1983.

_____________________. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática, 1986.

LAJOLO Marisa. Usos e abusos da Literatura na escola. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

MENDES, Maria dos Prazeres Santos. Monteiro Lobato, Clarice Lispector e Lygia B. Nunes: o estético em diálogo na literatura infanto-juvenil. São Paulo: 1994. Tese apresentada à Comunicação e Semiótica PUC-SP.

MORAES, Antonieta Dias de. Reflexos da violência na literatura infanto-juvenil. SP: letras e Letras, 1991.

PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na Literatura Infantil. São Paulo: Ícone, 1986.

_____________________. Confinamento cultural, Infância e Leitura. São Paulo: Summus Editorial, 1990.

ROSEMBERG. Fúlvia. Literatura Infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1984.

VALE, Fernando Marques do. A obra infantil de Monteiro Lobato. Inovações e repercussões. Lisboa: Portugalmundo, 1994.

ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

_____________________. (org.). A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

_____________________. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

WORNICOV, Ruth et al. Criança, leitura, livro. São Paulo: Nobel, 1986.

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Dia da semana Período
Sábado 09:00 às 13:00

Carga Horária Ministrada
Aulas Teóricas em Sala de Aula: 16:00 hs
Aulas Práticas ou de Campo: 0 hs
Seminários: 0 hs
Total Ministrado: 16:00 hs
Carga Horária Não Ministrada
Outros: 0 hs
Total não Ministrado: 0 hs

Carga Horária Total da Disciplina:
16:00 hs

Detalhamento:
Ementa:

A disciplina desenvolve um programa de iniciação ao estudo das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, versando sobre a literatura de Angola, de Cabo Verde e de Moçambique. Para viabilizar a abrangência de três países, foi necessária uma seleção estrita, cujo critério de escolha foi o da literatura moderna e de obras e escritores mais divulgados ou renomados, através dos quais essas séries literárias vêm se definindo e consolidando.


Objetivos:

Oferecer subsídios práticos e teóricos, por meio indispensáveis à compreensão dessas literaturas, que propiciem o conhecimento de suas singularidades culturais. No Brasil, onde o hibridismo cultural e a presença da África são relevantes, esta disciplina concorre com subsídios fundamentais para a compreensão do próprio perfil do povo brasileiro.


Conteúdo Programático:

1. Introdução
1.1 O uso comum do Português como primeira ou segunda língua
A mesma língua e a diversidade cultural, na comunidade dos países de língua portuguesa. O respeito à diferença. A função cultural da língua.
O encontro das culturas: européia e africanas. Língua e identidade cultural.
A literatura como manifestação de plenitude do uso da língua, de momentos privilegiados do desempenho lingüístico. Literatura escrita e oralidade.

1.2 Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Angola, Cabo Verde e Moçambique. Do mapa à línguas e culturas.
Africanidade, angolanidade, cabo-verdianidade.


2. Literatura Angolana

2.1 A poesia e a prosa de consciência nacional, na fase de emancipação política:
Agostinho Neto e Costa Andrade.
José Luandino Vieira, Jofre Rocha e Pepetela

2.2 Poesia e prosa na pós-independência: novos rumos
Arlindo Barbeitos, David Mestre, Ruy Duarte de Carvalho
Manuel Rui, Boaventura Cardoso e José Eduardo Agualusa

3. Literatura Cabo-Verdiana

3.1 Prosa e poesia no impulso da revista Claridade: Jorge Barbosa, Onésimo Silveira. Baltazar Lopes, Manuel Lopes.

3.2 Prosa e poesia, novas tendências: Ovídio Martins e Osvaldo Osório. Orlanda Amarílis e Germano Almeida.

4. Literatura Moçambicana
Expoentes da poesia e da prosa na pré e na pós libertação.

4.1 Noêmia de Souza, Rui Knopfli e José Craveirinha
4.2 Luiz Bernardo Honwana, Mia Couto e Paulina Chiziane

Avaliação:

Prova escrita


I. Bibliografia:

Dos autores estudados:

APA, A.; BARBEITOS, A. e DÁSKALOS, M. A. (org) Poesia africana de língua portuguesa. Antologia. Rio de Janiero: Lacerda Editores, 2003.

SANTILLI, Maria Aparecida. Estórias Africanas. História & Antologia. São Paulo: Ed. Ática 1985


Textos teóricos:

ERVEDOSA, C. Roteiro da Literatura Angolana. Lisboa, Ed. 70, 1979.

HAMILTON, R. Literatura africana, literatura necessária. Lisboa, Ed. 70, 1981.

CHAVES, R. A formação do romance angolano. São Paulo: Ed. FFLCH/USP, 1999. Co.. Via Atlântica

_______________. Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários . São Paulo: Ateliê Editorial, 2005

FERREIRA, M. Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. São Paulo. Ed. Ática, 1987

HARLOW, B. Literatura de resistencia. Santiago de Compostela. Edicións Laiovento, 1993

LEITE, M. Literaturas africanas e formulações pós-coloniais. Lisboa: Ed. Colibri, 2003

MARGARIDO, A. Estudos sobre literaturas das nações africanas de Língua Portuguesa. Lisboa: A Regra do Jogo, 1980.
SANTILLI, M.A.C.B. Paralelas e tangentes – entre literaturas de língua portuguesa. São Paulo Centro de Estudo Portugueses/USP, 2003. Col. Via Atlântica

Literaturas de Língua Portuguesa, Cinema e outras mídias

Dia da semana Período
Sábado 09:00 às 13:00

Carga Horária Ministrada
Aulas Teóricas em Sala de Aula: 8:00 hs
Aulas Práticas ou de Campo: 0 hs
Seminários: 0 hs
Total Ministrado: 8:00 hs
Carga Horária Não Ministrada
Outros: 0 hs
Total não Ministrado: 0 hs

Carga Horária Total da Disciplina:
8:00 hs

Detalhamento:
Ementa:

A disciplina perfaz uma leitura de cunho comparatista entre literatura, cinema e outras mídias, focalizando a produção cinematográfica do Brasil e da África de colonização portuguesa a partir da segunda metade do século XX e buscando discutir como a filmografia vai construindo imagens dessas nações e culturas, fundamentadas em relações complexas e não esquemáticas entre cinema e realidade. O curso procura mostrar como muitas das estéticas cinematográficas desenvolvidas nos países de língua portuguesa vinculam-se a uma visão de cinema como representação e, ao mesmo tempo, como desejo de desmascaramento ideológico do real, cujas raízes podem ser encontradas na chamada estética neo-realista. Além disso, a disciplina também contempla aspectos da roteirização do texto literário e da relação entre literatura e outras artes, especialmente através da hipermídia.

Objetivos:

Possibilitar aos educadores uma reflexão sobre obras literárias que constituem parte importante do imaginário dos países de língua portuguesa, relacionando-as com produções cinematográficas e hipermidiáticas. A disciplina também apresenta caráter informativo e interdisciplinar, já que os produtos culturais a ela serão analisados segundo critérios não apenas literários ou fílmicos, mas também históricos, sociológicos e antropológicos.

Conteúdo programático:

1. Aspectos teóricos do comparatismo: comparatismo entre linguagens
2. Fundamentos da análise fílmica: cinema e narrativa
3. Cinema, identidade nacional e alegoria
4. História do cinema no Brasil: o Cinema Novo numa perspectiva neo-realista
5. Aspectos do cinema africano de língua portuguesa
6. A roteirização literária no cinema
7. Literatura, hipermídia e artes visuais

Avaliação:

Prova escrita

Bibliografia:

ABDALA Jr., Benjamin. De vôos e ilhas. Literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
ARANTES, Paulo. "Nação e reflexão". In ABDALA JR., Benjamin & CARA, Salete de Almeida. Moderno de nascença: figurações críticas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006. p. 27-45.
AVELLAR, José Carlos. O Chão da Palavra: Cinema e Literatura no Brasil. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1994.
BRITO, João Batista de. Literatura no Cinema. São Paulo: Unimarco, 2006 (Série Leitura Crítica).
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos 1750-1880. 10.ed. revista pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CARVALHAL, Tânia Franco & COUTINHO, Eduardo F. Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
DIEGUES, Carlos. Cinema brasileiro: idéias e imagens. Porto Alegre: UFRS, 1988.
FABRIS, Mariarosaria. Nelson Pereira dos Santos: um olhar neo-realista? São Paulo: FAPESP/EDUSP, 1994.
FABRIS, Mariarosaria. O neo-realismo cinematográfico italiano. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 1996.
FIELD, Syd. Manual do Roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GUGLER, Josef. African film: re-imagining a continent. Indiana University Press, 2004.
JOHNSON, Randal & STAM, Robert. Brazilian cinema (expanded edition). Columbia University Press, 1995.
REIS, Carlos (org.). Textos teóricos do neo-realismo português. Lisboa: Seara Nova, 1981.
ROCHA, Glauber. Revolução do cinema novo. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1985.
SHOHAT, Ella & STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
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TRIGO, Salvato. Ensaios de literatura comparada afro-luso-brasileira. Lisboa: Vega, s.d.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993.

Relações Literárias entre Brasil, Portugal e África

Dia da semana Período
Sábado 09:00 às 13:00

Carga Horária Ministrada
Aulas Teóricas em Sala de Aula: 16:00 hs
Aulas Práticas ou de Campo: 0 hs
Seminários: 0 hs
Total Ministrado: 16:00 hs
Carga Horária Não Ministrada
Outros: 0 hs
Total não Ministrado: 0 hs

Carga Horária Total da Disciplina:
16:00 hs

Detalhamento:
IV. Ementa:

O programa foi projetado de forma a aproximar obras das diferentes literaturas de língua portuguesa, a partir do pressuposto de que pertencem a séries literárias distintas e as focaliza com base no fato de que, superados os vínculos históricos da fase colonialista, cada qual vem construindo sua própria trajetória, com as peculiaridades que se pretende mostrar. As analogias que justificam o comparatismo não se fundam, pois, em razão de dependência, mas em razão de relações horizontais que se estabelecem entre povos e suas respectivas culturas, no caso com o denominador comum da língua portuguesa.

V. Objetivos:

A disciplina, que se inclui no quadro dos estudos comparados, tem por objetivo contribuir para o melhor entendimento do conjunto de povos que se constituem na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, respeitadas as diferenças entre eles pela visão de que a autonomia cultural de cada um, assim como a autonomia política, é a base para consolidar a união e fomentar as relações culturais entre todos.

VI. Conteúdo programático:

1. Literatura e descolonização.
1.1. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: relações horizontais.
1.2. Os estudos comparados de literaturas de língua portuguesa.

2. Literatura e identidade nos países de língua portuguesa.
2.1. As literaturas de língua portuguesa no século XIX.
2.2. A celebração do centenário da independência brasileira (1922): repercussões literárias. Os modernistas paulistas e a fórmula "antropofágica". Reflexos nos países de língua portuguesa.
2.3. A poesia de identidade nacional, nos países de língua portuguesa.

3. Literatura e mestiçagem nos países de língua portuguesa

4. As literaturas de língua portuguesa na atualidade
4.1. Questões sociais e respectivos processos literários de significação, nos países de língua portuguesa. A literatura da seca e da exploração do homem do campo, no Brasil, em Cabo Verde e em Portugal.
4.2. Viagens, no espaço poético das literaturas de língua portuguesa.
4.3. Literatura e História, nas literaturas de língua portuguesa.

Avaliação:

Prova escrita
Bibliografia:

ABDALA JR., B. De vôos e ilhas : literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003

__________________. Literatura, história e política. São Paulo: Ed. Ática, 1989.

CARVALHAL, T. & COUTINHO, E. F. (org) Literatura comparada – textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

CARVALHAL, T. F. O próprio e o alheio. São Leopoldo. Ed. Unisinos, 2003.

CHAVES, R. Angola e Moçambique : experiência colonial e territórios literários . São Paulo, Ateliê Editorial, 2005

FERREIRA, M. Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. São Paulo. Ed. Ática, 1987

HARLOW, B. Literatura de resistencia. Santiago de Compostela. Edicións Laiovento, 1993

JORGE, S. R. (org) Literaturas de abril e outros estudos. Niterói: EDUFF, 2002.

MACÊDO, T. Angola e Brasil – estudos comparados. São Paulo. Centro de Estudos Portugueses, 2002, Col. Via Atlântica

SANTILLI, M.A.C.B. Paralelas e tangentes – entre literaturas de língua portuguesa. São Paulo Centro de Estudo Portugueses/USP, 2003. Col. Via Atlântica

TRIGO, S. Ensaios de literatura comparada afro-luso-brasileira. Lisboa: Ed. Veja, s/d