OBJETIVO, PROGRAMA E MINISTRANTE

OBJETIVO

Capacitação dos professores das redes pública e particular de ensino no aprendizado dos aspectos da cultura e da história do negro no Brasil, propiciando acesso a material de apoio e didático para ser utilizado em sala de aula, embasados nos conhecimentos apreendidos em cada temática que certamente, serão de utilidade prática.O curso de difusão cultural Aspectos da cultura e da história do negro no Brasil foi elaborado pelo Centro de Estudos Africanos da FFLCH/USP em 2006, com o objetivo de suprir uma demanda surgida pela Lei nº 10.639/03, hoje alterada pela Lei nº 11.645/08, as quais estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade dos estudos sobre a temática da “História e Culturas Afro-Brasileira e Indígena”.


Com a efetivação da lei, surgem dois problemas a serem equacionados: 1) a capacitação de professores/educadores que possam ensinar as matérias prescritas, considerando que o conjunto dos professores do ensino básico e médio no sistema educativo brasileiro não teve acesso ao estudo da história da África e do negro no Brasil, dentro de uma visão divorciada da historiografia colonial; 2) a definição e delimitação do conteúdo da história da África, do negro e de sua cultura e, conseqüentemente, a produção de novos manuais e materiais didáticos em ruptura com a literatura colonial preconceituosa ainda dominante e resistente.

Sendo o Centro de Estudos Africanos um espaço multidisciplinar da FFLCH, que reúne pesquisadores da África e da diáspora atuando nas diversas áreas de conhecimento – Antropologia, Sociologia, Ciência Política, História, Literatura, Lingüística, etc. –, fica justificada e legitimada sua liderança nesse processo.


17/03/2011
1ª Aula – Prof. Dr. Kabengele Munanga
1. Introdução
Apresentação do curso: objetivos, conteúdo do programa, bibliografia básica
Origens geográficas dos africanos escravizados no Brasil
Existe uma história do negro no Brasil? E por onde ela começa?

24/03/2011
2ª Aula – Profª Drª Marina Pereira Almeida Mello
2. O negro no território brasileiro e o regime escravista: adaptação e resistência.
1.1. Resistências individuais
1.2. Resistências coletivas: rebeliões nas senzalas, quilombos, Revolta dos Malês.
1.3. Atuação do negro na abolição

31/03/2011
3ª Aula – Profª Drª Rosângela Malachias
3. O negro pós abolição e novas formas de resistências:
3.1. A revolta da Chibata
3.2. A Frente Negra Brasileira – Imprensa Negra em São Paulo
3.3. O Movimento Negro Contemporâneo

07/04/2011
4ª Aula – Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier
4. Culturas negras no Brasil:
4.1. Leis e repressões contra as culturas negras no Brasil – estratégias e formas de resistência religiosa: candomblé e umbanda.

14/04/2011
5ª Aula – Profª Drª Antonia Ap. Quintão dos Santos Cezerilo
4.1.1. As irmandades católicas.

28/04/2011
6ª Aula – Profª Maria Cecília Félix Calaça
4.2. Resistências artísticas: culinária, música, dança, artes visuais, literatura, arte do corpo (capoeira), arquitetura, etc.: arte africana e afro-brasileira

05/05/2011
7ª Aula – Profª Drª Lígia Fonseca Ferreira
4.2.1. Literatura de Resistência.

12/05/2011
8ª Aula – Prof. Dr. Kabengele Munanga
5. O Negro e discriminação racial no Brasil:
5.1. Conceitos básicos: preconceito, raça, racismo e etnicidade no Brasil
5.2. Características do racismo à brasileira

19/05/2011
9ª Aula – Prof. Antonio Carlos Arruda
5.3. Direitos Humanos e a questão racial

26/05/2011
10ª Aula – Prof. Dr. Dennis de Oliveira
6. Formas de exclusão do negro no Brasil:
6.1. O negro na mídia e no mercado de trabalho

02/06/2011
11ª Aula – Eliana de Oliveira
6.2. O negro na educação (ensino fundamental, médio e superior)

09/06/2011
12ª Aula – Prof. Dr. Luis Eduardo Batista
6.3. Saúde da população negra: questões específicas

16/06/2011
13ª Aula – Prof. Dr. Kabengele Munanga
7. Multiculturalismo e a Ação Afirmativa no Brasil:
7.1. Políticas de reconhecimento da Identidade Negra no Brasil, exemplos das Leis 10.639/03 e 11.645/08
7.2. O debate sobre as cotas raciais

30/06/2011
14ª Aula – Prof. Dr. Kabengele Munanga
Avaliação
Palestra de Encerramento do Curso


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANDREI, Elena Maria (org.) Cultura Afro-Brasileira: civilizações africanas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007 (Caderno Uniafro, vol. 3)
ANDREI, Elena Maria e FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (orgs.) Cultura Afro-Brasileira: construindo novas histórias. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007 (Caderno Uniafro, vol. 2)
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___________. Saberes e Fazeres, vol. 2 (Modo de Sentir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]
___________. Saberes e Fazeres, vol. 3 (Modo de Interagir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]
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__________ (e outros). Eles têm a cara preta. vol. 10. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
MARTINS, Roseli F. e MUNHOZ, Maria L. P. Professora, não quero brincar com aquela negrinha!, vol. 5. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Ser escravo no Brasil. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988, 2ª ed.
MEILLASSOUX, Claude. Antropologia da escravidão. O ventre de ferro e dinheiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. 297p.
MELLO, Manoel Messias (Major) e outros – Os direitos e a ordem social da Constituição Federal e o caso do “ônibus 174”. São Paulo: Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo – CAES, trabalho de conclusão do Curso Superior de Polícia de 2006.
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VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas dos Orixás. Salvador: Editora Corrupio, 1981.


FILMES INDICADOS

AFRICANIDADES BRASILEIRAS. TV Brasil: o Futuro. SEED/MEC, 2008, 54’21”. [www.mec.gov.br/seed] – [www.tvbrasil.com.br/salto]
LIVROS ANIMADOS (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
MOJUBÁ. (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
HERÓIS DE TODO MUNDO. A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
PROGRAMA NOTA 10. (várias histórias). A Cor da Cultura. SEPPIR/MEC. [ww.acordacultura.org.br]
TEORIAS RACIAIS COMO TEORIAS DAS DIFERENÇAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 55’.
DIREITO À EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 50’.
DESIGUALDADES RACIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Programa Ações Afirmativas da UFMG. Belo Horizonte, Faculdade de Educação/UFMG, 2004, 50’.