2º Colóquio “Autores do Renascimento”

Dia 19 de agosto (2ª-feira):

9h30: Abertura, avisos, apresentação do GT Epigramas Latinos da Renascença Francesa, pelo Prof. Dr. Ricardo da Cunha Lima (Universidade de São Paulo)

10h: Conferência de abertura

“‘Os sábios poetas da antiguidade’: fábula e poesia nas Mythologiae (1567), de Natale Conti”

Profa. Dra. Lavinia Silvares (Universidade Federal de São Paulo)

14h: Conferência

“O De Ignorantia de Petrarca e a eternidade do mundo”

Profa. Dra. Bianca Fanelli Morganti (Universidade Federal de São Paulo)

16h: Conferência

“Aproximações no processo de apropriação da ars imitandi na composição das comédias de Ludovico Ariosto e de Sá de Miranda”

Profa. Dra. Martha F. Maldonado Baena da Silva (Universidade Paulista)

17h30: Apresentação da Plataforma Vieira, da Sociedade Brasileira de Retórica, pela Profa. Dra. Elaine Cristine Sartorelli (Universidade de São Paulo)

18h: Lançamento do livro Comédia dos Estrangeiros, a cargo da Profa. Dra. Martha F. Maldonado Baena da Silva, responsável pela introdução, edição e anotação da obra, bem como pela tradução dos trechos em latim. No mesmo horário será feito o lançamento de outros livros, produzidos por membros do grupo de pesquisa, com a previsão da publicação de duas obras traduzidas pela Profa. Dra. Elaine Cristine Sartorelli.

Dia 20 de agosto (3ª-feira):

9h30: Reapresentação do GT Epigramas Latinos da Renascença Francesa, pelo Prof. Dr. Ricardo da Cunha Lima (Universidade de São Paulo)

10h: Conferência (em inglês, com projeção do texto)

“‘Entwicklungsroman’ and generic differentiation. Elegy and epigram in Florence from Cristoforo Landino onwards”

Prof. Dr. Christoph Pieper (Universidade de Leiden)

14h às 17h: Aula aberta (Conhecimento de latim recomendado)

“Cristoforo Landino and/on poetry. A humanist’s career between writing, teaching and commenting of poetry”

Prof. Dr. Christoph Pieper (Universidade de Leiden)

Dia 21 de agosto (4ª-feira):

9h30: Reapresentação da Plataforma Vieira, da Sociedade Brasileira de Retórica, pela Profa. Dra. Elaine Cristine Sartorelli (Universidade de São Paulo)

10h: Conferência

“A primeira Siluae de Henrique Caiado e suas características como gênero poético”

Prof. Dr. Márcio Luiz Moitinha Ribeiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

14h: Conferência

“O Elogio da Loucura, uma declamatio”

Profa. Dra. Elaine Cristine Sartorelli (Universidade de São Paulo)

16h: Comunicação

“Educação retórica erasmiana”

Fernando Gorab Leme (Universidade de São Paulo)

16h30: Conferência final

“A revolução pedagógica de Erasmo de Rotterdam: uma análise do De duplici copia rerum ac verborum (1512)”

Fabrina Magalhães Pinto (Universidade Federal Fluminense)

18h: Encerramento

Convite para o 3º Congresso Brasileiro de Retórica, a ser realizado em 2014, na Universidade de São Paulo, sob a direção da Profa. Dra. Elaine Cristine Sartorelli (Universidade de São Paulo).

Durante o 3º Congresso de Retórica, transcorrerão as atividades do 3º Colóquio “Autores do Renascimento”, do grupo de pesquisa “República das Letras – Estudos da Literatura Renascentista em Latim”.