Programa de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem Mediada de Geografia

Ementa 

 
O curso Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica é um espaço de atualização para professores de Geografia do Ensino Fundamental e Médio da esfera pública que trata os aspectos científicos, técnicos e acadêmicos de temáticas contemporâneas de Geografia relacionados a dimensão psico-pedagógica envolvida no processo de aprendizagem dessa ciência enquanto disicplina escolar. Exercita com Oficinas Didáticas a metodologia e a didática da Aprendizagem Mediada (segundo Reuven Feuerstein) para o ambiente educacional, identificando, analisando, delimitando e lidando com as interfaces entre a esfera cultural científico-acadêmica e a esfera das práticas sociais e discursivas da escola. 
 
Objetivos 
 
• Valorização dos saberes docentes e da reflexão sobre outros saberes que se produzem e circulam no ambiente escolar. 
• Reflexão sobre a prática docente e o papel do professor de mediador da aprendizagem. 
• Difusão da metodologia de aprendizagem mediada como alternativa experimental para a prática docente na Educação Básica. 
• Apropriação de fundamentos teóricos para a organização da prática pedagógica de aprendizagem mediada: planejamento da prática, a prática e a avaliação como momento da aprendizagem. 
• Indicação de princípios e critérios que norteiam a relação professor e aluno. 
• Elaboração do mapa cognitivo da aula. 
• Modificação do ambiente aula. 
 
Programa e Cronograma: 
 
Organizado em 10 Módulos presenciais independentes o programa é articulado quanto à abordagem metodológica. Cada módulo é organizado no período da manhã com um Encontro Temático e no período da tarde com uma Oficina Didática relacionada ao Encontro Temático realizado no mesmo dia de manhã. 
 
Módulo 1 - Concepções de Geografia e de Aprendizagem no mundo contemporâneo
Encontro temático: O valor da Geografia no Currículo Escolar. 
Oficina Didática: A Didática da Aprendizagem Mediada de Geografia. 
 
Módulo 2 - Sociedade e Geografia I 
Encontro temático: A cidade e o campo. 
Oficina Didática: O Planejamento da Prática Docente de Geografia e as Diversas Linguagens. 
 
Módulo 3 – Natureza e Geografia I
Encontro Temático: Processos naturais - o relevo. 
Oficina Didática: O Planejamento da Prática Docente de Geografia e a Estruturação de Sequências Didáticas. 
 
Módulo 4 – Natureza e Geografia II 
Encontro temático: Processos naturais - o clima, o solo e a vegetação. 
Oficina Didática: O Planejamento da Prática Docente de Geografia e as Funções Superiores dos Processos de Aprendizagem.
 
Módulo 5 – Sociedade e Geografia II
Encontro temático: A população – distribuição, movimentos e condições sócio-econômicas. 
Oficina Didática: A Prática Docente de Geografia e a Organização das Atividades na Aula. 
 
Módulo 6 – Política, Economia e Geografia
Encontro temático: Relações global/local. 
Oficina Didática: A Prática Docente de Geografia e a Atuação do Aluno. 
 
Módulo 7 – Cultura e Geografia 
Encontro temático: Geografia e Diversidade. 
Oficina Didática: A Prática Docente de Geografia e os Diversos Processos de Leitura. 
 
Módulo 8 – Paisagem e Geografia 
Encontro Temático: Teoria geográfica da Paisagem. 
Oficina Didática: A Avaliação da Aprendizagem Mediada de Geografia e os Processos de Elaboração do Conhecimento. 
 
Módulo 9 – Tecnologia, Linguagens e Cartografia 
Encontro Temático: A representação do espaço geográfico e a representação de relações. 
Oficina Didática: A Avaliação da Aprendizagem Mediada de Geografia e a Organização de Informações, instruções e uso de tecnologia da informação. 
 
Módulo 10 – Linguagem e Geografia: formação e uso de vocabulário específico
Encontro Temático: Sistema de vocabulário próprio da Geografia. 
Oficina Didática: - A Avaliação da Aprendizagem Mediada de Geografia e a projeção de Relações Virtuais, os Registros da Aprendizagem e a transformação do Tempo/Espaço da Aula de Geografia. 
 
 
Bibliografia de Apoio aos Encontros Temáticos: 
 
AB’SABER, A. N. (coord.). Educação e meio urbano in Geografia e Planejamento, 31, São Paulo: IG, 1978. 
ALVES, G. A. TV e vídeo: uma possibilidade de discussão de região in BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA, 79, São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2003. (especial sobre ensino). 
ALVES, N. et allii. Educação e Supervisão: O trabalho coletivo na escola. SP. Cortez, 1988. 
AMIN, Samir. (coordenador) A crise do imperialismo. Rio de Janeiro, Graal, 1977. 
BAHRO, Rudolf. A alternativa. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977. 
ANDERSON, J e VASCONCELLOS, R. Mapas para e por crianças: possíveis contribuições dos cartógrafos, Anais I Colóquio Cartografia para crianças, Rio Claro: LEMADI-DG-USP/ LEG-UNESP, 1995. 
AQUINO, J. G. Indisciplina na escola, alternativas. Teorias e Práticas. SP. Summus Ed. 1996. 
ARROYO, Leonardo - Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988. 
AZEVEDO, T. R.; TARIFA, J. R. (2001) "O ritmo semanal das atividades humanas e o clima na Região Metropolitana da Grande São Paulo" in GEOSUP, n.9. Departamento de Geografia, FFLCH, USP, São Paulo. 
BARATO, J. N. As demandas do saber técnico. In: BARATO, J. N. Escritos sobre tecnologia educacional & educação profissional. São Paulo: Ed. SENAC. São Paulo, 2002, p. 135-151. 
BARRETO, E. S. S. (org.) Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas, SP. Ed. Autores Associados/Fund. Carlos Chagas, 1998. 
BECKER, Bertha K. Amazônia geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. 
BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos Contos de Fadas. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978. 
BOESCH, H. e CAROL, H. Princípios do conceito de Paisagem, in Boletim Geográfico, 27 (202): jan-fev, Rio de Janeiro, IBGE, 1968. 
CAMARANO, Ana Amélia e BELTRÃO, Kaizô I. Distribuição Espacial da População Brasileira: mudanças na segunda metade deste século. Texto para discussão. Rio de Janeiro: IPEA, 2000. 
CARLOS, A. F. A. (org.). A geografia em sala de aula, São Paulo: Contexto, 2001. 
CARLOS, Ana Fani A. e LEMOS, Inês G. (orgs.). Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2003. 
CARLOS, Ana Fani A. e OLIVEIRA, Umbelino de (orgs.). Geografias de São Paulo, vol. 1: Representação e a crise da metrópole. São Paulo: Contexto, 2000. 
_______ e _______ (orgs.). Geografias de São Paulo, vol. 2: A metrópole do século XXI. São Paulo: Contexto, 2004. 
CHRISTOFOLETTI, A.- Geomorfologia. São Paulo, Edgard Blucher, 1972. 
CHRISTOFOLETTI, Antonio. (Org.) Perspectivas da Geografia. São Paulo, Difel, 1983. 
CLAVAL, Paul. Espaço e poder. Rio de Janeiro, Zahar, 1979. 
CONTI, José Bueno. A Geografia Física E As Relações Sociedade/Natureza No Mundo Tropical. São Paulo, Humanitas: FFLCH, 2002. 
COSTA, E. E. M. O Surgimento da Formação de Jovens Rurais por Alternância: história de uma pedagogia associada ao meio rural - as Casas Familiares Rurais. In: Fernando Curi Peres. 
COSTA, Wanderley M. O Estado e as políticas territoriais no Brasil. São Paulo, Contexto/EDUSP, 1988. 
DA SILVA, Francisco Carlos Teixeira, SANTOS, Raimundo e COSTA, Luiz Flávio de Carvalho. Mundo Rural e Política ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 
GÕES, Lúcia Pimentel. Introdução à Literatura Infantil e Juvenil. S. Paulo, Pioneira, 1984. 
GUERRA & CUNHA (Ed.) - Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de janeiro, Bertrand Brasil, 1992. 
IBGE/IPEA et alii. Caracterização e Tendências da Rede Urbana no Brasil. Vol. 2. Campinas: UNICAMP, 2000. 
JACOBI, Pedro. Cidade e Meio Ambiente percepções e práticas em São Paulo. São Paulo: Annablume, 1999. 
KAYSER, B. O geógrafo e a pesquisa de campo in Seleção de textos 11, São Paulo: AGB, 1985. 
KUENZER, A. Z. Ensino Médio e Profissional: as políticas do estado neoliberal. São Paulo: Cortez, 1997. 
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1996. 
MACHADO, Arlindo (coord.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. 
MAGNOLI, Demétrio. O que é Geopolítica. São Paulo, Brasiliense, 1986. 
MARTINS, José de Souza (Coord.). Travessia. A vivência da reforma agrária nos assentamentos. Porto Alegre: UFRGS, 2003. 
MARTINS, Sérgio Régis Moreira – “A invenção do humor no espaço gráfico brasileiro". Tese de Doutorado. 
MARTONNE, E. De - O clima fator do relevo. Paris, Scientia, 339-355, 1913 (traduzido/AGB). 
MOFFITT, Michael. O dinheiro do mundo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984. 
MONBEIG, P. Papel e valor do ensino de Geografia e de sua pesquisa. Boletim Carioca de Geografia, ano VII, números 1 e 2, Rio de Janeiro. 
MONTEIRO, C. A. F. (1990) "A cidade como processo derivador ambiental e estrutura geradora de um clima urbano" in Geosul, n.9. Departamento de Geociências, UFSC, Florianópolis. 
MONTEIRO, C. A. F. (1990) "Adentrar a cidade para tomar-lhe a temperatura" in Geosul, n.9. Departamento de Geociências, UFSC, Florianópolis. 
MORAES, Antonio Carlos Robert e COSTA, Wanderley Messias. Geografia Crítica: a valorização do Espaço. São Paulo, HUCITEC, 1984. 
MUNARI, Bruno. "Fantasia, invenção, criatividade e imaginação". Lisboa, Editorial Presença. 
MUNFORD. L. A cidade na história. 2 vols. Belo Horizonte, Itatiaia, 1965. 
OLIVEIRA, M. R. N. S. (org.) Confluências e divergências entre currículo e didática. Campinas, SP. Papirus, 1998. 
PACHECO, Carlos Américo e PATARRA, Neide (orgs.). Dinâmica Demográfica Regional e as Novas Questões Populacionais no Brasil. Campinas: Instituto de Economia da Unicamp, 2000. 
PARRA, N. Técnicas audiovisuais em educação. São Paulo, Edibel, 1978. 
PIAGET, Jean. A Formação do Símbolo na Criança. Rio, Zahar ed. 1978. 
PIRENNE, H. As cidades da Idade Média. Europa-América, 1973. (Coleção Saber) 
QUAINI, Massimo. A construção da Geografia Humana. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. 
RATZEL, F. O solo, a sociedade e o Estado, cap. de Politsch Géographie (1897), in Revista do Departamento de Geografia, (2), São Paulo, FFLCH/USP, 1983. 
RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz e SANTOS JÚNIOR, O. (orgs.). Globalização, Fragmentação e Reforma Urbana; o futuro das cidades brasileiras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. 
RODARI, Giani. Gramática da Fantasia. S. Paulo, Summus, 1982. 
RODRIGUES, C.- Geomorfologia Aplicada. Avaliações de experiências e de instrumentos de planejamento físico-territorial e ambiental brasileiros. Tese de Doutorado, São Paulo, Dep. De Geografia FFLCH-USP, 1977. 
ROLNIK, Raquel e FRÜGOLI JR., Heitor. Reestruturação Urbana da Metrópole Paulistana: Zona Leste como território de rupturas e permanências. Cadernos Metrópole, São Paulo, nº 6, 2º sem., 2001. 
SANT´ANNA NETO, J. L. (org.) (2002) - Os climas das cidades brasileiras. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente. 
SANTOS, C. A cartografia temática no ensino de Geografia: a relevância da realidade relevo. Dissertação de mestrado, DG/FFLCH/USP, 2002. 
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática = problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, SP. Ed. Autores Associados, 1998. 
SILVA. R. T. Das telas para a sala de aula: televisão e vídeo no ensino de história, dissertação de mestrado: FE/USP, 2002. 
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino de geografia. Tese de doutoramento. Departamento de Geografia, FFLCH/USP, 1986. 
SIMIELLI, M. E. R. O mapa como meio de comunicação: implicações no ensino de Geografia do 1ograu. Tese de doutorado, DG/FFLCH/USP, 1996. 
TARIFA, J. R., AZEVEDO, T. R. orgs. (2001) "Os climas da cidade de São Paulo: teoria e prática" in Coleção Novos Caminhos n.4. Departamento de Geografia, FFLCH, USP, São Paulo. 
TRICARD, J. e outros. Reflexões sobre a geografia, São Paulo: AGB, 1979. 
TRUFFI, Y. H. e FRANCO, L. A. C. Multimeios aplicados à educação: uma leitura crítica. São Paulo: FTD, 1990. 
VEIGA, I. P. A. (Org.) Técnicas de ensino: por que não? 13. ed. Campinas: Papirus, 2002. 
VEIGA, I. P. A. CARDOSO, M. H. F. Escola Fundamental, currículo e ensino. Campinas, SP. Papirus Ed., 1995. 
VEIGA, José Eli da. Cidades Imaginárias o Brasil é menos urbano do que se calcula. 2ª ed. Campinas: Ed. Associados, 2003. 
VEIGA, José Eli Da. Desenvolvimento sustentável o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. 
WEIGERT, H. W. Geopolítica, generais e geógrafos. México, Fondo de Cultura Económica, 1943. 
YUS, R. Temas transversais em busca de uma nova escola. Porto Alegre, Artmed, 1998. 
ZILBERMAN, Regina (org.). A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. 
ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. 
 
Bibliografia de Apoio às Oficinas Didáticas: 
 
GOMES, Cristiano Mauro Assis - "Feuerstein e a construção mediada do conhecimento", Artmed, Porto Alegre, RS, 2000. 
Da ROS, Silvia Zanatta - "Pedagogia e Mediação em Reuven Feuerstein", Plexus Editora, 2002. 
BELTRAN, José Maria Martinez - "La mediación en el proceso de aprendizaje", Madri, Bruño, 1994. 
BEYER, H. O. - “O Fazer Psico-Pedagógico. A abordagem de Reuven Feuerstein a partir de Piaget e Vygotsky”, Mediação Editora, Porto Alegre, 1996. 
FEUERSTEIN, Reuven - " Instrumental Enrichment: an intervention program for cognitive modifiability", Glenview (Illinois): Scott, Foresman and Company, 1980. 
FEUERSTEIN, Reuven - " Mediated Learning Experience (MLE): theoretical, psychosocial and learning implications", London, Feundi Publishing House, 1994 
HERNÁNDEZ, Fernando – “Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho”, Artemed Editora, Porto Alegre, 2000. 
HOFFMANN, Jussara – “Avaliação mediadora uma prática em construção da pré-escola à universidade”, Mediação a editora do professor, Porto Alegre, RS, 2003. 
KOZULIN, Alex - "Privação Cultural e Aprendizagem: Mediar Reafirmando Identidades", Palestra Publicada na WEB. 
LÉVY, Pierre – “Educação e Cybercultura” publicado na WEB. 
______________ - “Tecnologias Intelectuais e Modos de Conhecer: nós somos o texto” publicado na WEB. 
MARTINS, Enilde A. B. - "Aprendizagem Mediada: um estudo prévio dos efeitos do PEI de Reuven Feuerstein em jovens integrados a um processo de qualificação profissional básica", Dissertação de Mestrado apresentada no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2002. 
MEIR, Ben Hur - "PEI e Aprendizagem: Pontes e Transcendência”.- Publicado na WEB. 
MORAES, Rita – "Direito à Inteligência", Entrevista de Reuven Feuerstein à revista ISTO É - 12/05/1999. 
MORIN, Edgar – “A cabeça bem-feita: pensar a reforma, reformar o pensamento”, RJ., Bertrand Brasil, 2000. 
NOGUEZ, S. - "El desarrollo potencial de aprendizaje. Entrevista a Reuven Feuerstein", Revista Electrónica de Investigación Educativa, 2002. 
NÓVOA, Antonio – “Avaliações em Educação: Novas Perspectivas”, Porto Editora, Portugal, 2003. 
PIAGET, JEAN - "Para onde vai a Educação", Forense, RJ, 1970. 
SANTOS, Boaventura de Sousa – “Pela mão de Alice – O social e o político na pós-modernidade”, Cortez Editora, São Paulo, 2004. 
SCHNEUWLY, Bernard - DOLZ, Joaquim – NOVERRAZ, Michèle – “Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: Apresentação de um Procedimento” In: Gêneros Orais e Escritos na Escola, Campinas, SP, Mercado das Letras, 2004. 
SILVA, Janssen Felipe da e outros (org.) – “Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo”, Mediação a editora do professor, Porto Alegre, RS, 2003. 
TORRES SANTOMÉ, Jurjo – “Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado”, Artes Médicas Sul, Porto Alegre, 1999/2000. 
VYGOTSKY, L. S. - "Pensamento e Linguagem", Martins Fontes, SP, 1987.