Diásporas Africanas nas Américas e Expressão Artística em Perspectiva Atlântica

VAGAS ESGOTADAS: LISTA DE ESPERA

Partindo de alguns textos criativos menos conhecidos da escritora afro-brasileira Carolina Maria de Jesus, autora do livro Quarto de Despejo. Diário de uma Favelada, pretende-se discutir a existência de indícios nessa literatura de diáspora que revelem fortes conexões com a África ancestral e com outras literaturas e expressões artísticas afro-americanas e afro-brasileiras. Propõe-se dessa forma uma releitura de detalhes da obra de Carolina e de outros autores e criadores afrodescendentes, como James Baldwin e João Antonio, numa perspectiva transnacional. Essa perspectiva levará em conta a história dos movimentos migratórios africanos na América e suas formas de expressividade artística e literária, tendo como eixo central sua rica inventividade comunicativa. Dar maior visibilidade a esse processo criativo e discutir suas interconexões são pontos chaves para o reconhecimento efetivo da importância dessas culturas de diáspora na construção do espaço urbano e suas sociabilidades.

Máximo de 30 alunos.

Mínimo de 01 alunos.

Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.
Prof. Dr. Elias Thome Saliba, da FFLCH/USP e Prof. Dr. Marcos Antonio de Moraes, do IEB/USP.

Dra. Elena Pajaro Peres.

Departamento de História da FFLCH/USP e Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
de 04 a 25/08/2015

Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.

de 20/07 (09:00) a 30/07/2015 (23:59)

Matrícula On-line pelo  Sistema Apolo.