Programa - Francês

Nível I

Habilidades comunicativas em Língua Francesa que possibilitem a aquisição de estruturas e do léxico básico utilizados em situações cotidianas diversas, entre as quais: apresentações, cumprimentos, recursos para identificar e caracterizar pessoas e objetos, dar e pedir informações, exprimir sua opinião. Elementos de cultura dos países de expressão francesa Comunicação: Entrar em contato, convidar e responder a um convite, descrever pessoas e objetos, exprimir ordem e obrigação, pedir, solicitar e comandar, avaliar e apreciar, felicitar e agradecer, explicar e justificar, dar opinião. Vocabulário: Profissões e nacionalidades, lazeres, descrições físicas e psicológicas, números cardinais e ordinais, habitações e alimentação. Gramática: Artigos definidos e indefinidos, gênero e número de substantivos e adjetivos, interrogação e negação, artigos partitivos, pronomes tônicos, conjugação do presente do indicativo, imperativo, futuro próximo, noções do passado. Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfosintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso.

Bibliografia
BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette, 2000.
CAPELLE, G. GIDON, N. Le nouvel espaces. Paris, Hachette, 1997.
CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de Ia communication. Paris:Didier, 1998.
CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de l'expression. Paris, Hachette, 1998 CICUREL, F. Communiquer en français. Paris, Hatier, 2002.
GIRARDET, J;PECHEUR. Campus I. Paris:CLE, 2002.
GIRARDET, J. et aI. Panorama de Ia langue française. Paris, CLE, 1998.
GREGOlRE, M. et aI. Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire. Paris: CLE, 2000
GREVISSE, M. Le bon usage. Gembloux, Duculot, 1964.
REY-DEBOVE, J. et aI. Le petit Robert. Paris: Dictionnaires Le Robert, 1999.
STEEL, R. Civilisation progressive du français. Paris, CLE, 2002.
VEIGA. C. Gramática nova do francês. São Paulo, Editora do Brasil, 1990. 

Nível II

Habilidades comunicativas em Língua Francesa que possibilitem a aquisição de estruturas e do léxico básico utilizados em situações cotidianas diversas. Elementos de cultura dos paises de expressão francesa. Comunicação: Aconselhar, exprimir sua opinião, pedir e dar informações, descrever pessoas, pedir, dar e recusar conselhos, desculpar-se, justificar-se, escrever cartas, solicitar entrevistas de trabalho, redigir textos informativos, elaborar curriculum vitae, narrar Vocabulário: alimentos, esportes e saúde, roupas, cores, relações familiares e de trabalho. Gramática: Artigos partitivos; formação do passado; e do futuro, adjetivos demonstrativos, comparativos, pronomes pessoais (C.O.D.), pronomes en e y, formação do passado e do futuro Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morto-sintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso. Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morto-sintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso.

BIBLIOGRAFIA GERAL,

BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette, 2000.
CAPELLE, G. GIDON, N. Le nouvel espaces. Paris, Hachette, 1997.
CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de Ia communication. Paris, Didier, 1998.
CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de I'expression. Paris, Hachette, 1998 CICUREL, F. Communiquer en français. Paris, Hatier, 2002.
DELAISNE, P. Café-Creme 3. Paris, Hachette, 2000.
GIRARDET, J;PECHEUR. Campus I. Paris:CLE, 2002.
GIRARDET, J. et ai. Panorama de Ia langue française. Paris, CLE, 1998.
GREGOIRE, M. et ai. Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2000
GREVISSE, M. Le bon usage. Gembloux, Duculot, 1964.
REY-DEBOVE, J. et aI. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.
STEEL, R. Civilisation progressive du français. Paris, CLE, 2002.
VEIGA. C. Gramática nova do francês. São Paulo, Editora do Brasil, 1990. 

Nível III

Habilidades comunicativas em Língua Francesa que. possibilitem a aquisição de estruturas e do léxico básico utilizados em situações cotidianas diversas. Elementos de cultura dos países de expressão francesa. Comunicação: compreender e analisar um fato da sociedade em um texto escrito. Apreciar, pedir, dar e recusar conselhos; compreender e redigir um texto informativo; desculpar-se diante de uma situação formal; falar de si e narrar. Vocabulário: alimentação, transportes, vida privada, viagens, turismo em geral, caracterizar um personagem, descrição de lugares e de tempo. Gramática: COI : lui et leur ,imperativo, verbos irregulares no passado e no futuro, pronomes relativos (que, qui) , imperfeito, passado recente, presente contínuo. Plural dos substantivos, adjetivos e advérbios: depuis, bien, mieux, bon, meilleur, oui, si. Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfo-sintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso"

BIBLIOGRAFIA GERAL

BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette , 2000.
CAPELLE, G. GIDON, N. Le nouvel espaces. Paris, Hachette, 1997.
CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de Ia communication. Paris, Didier, 1998.
CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de I'expression. Paris, Hachette, 1998 CICUREL, F. Communiqueren français. Paris, Hatier, 2002.
DELAISNE, P. Café-Creme 3. Paris, Hachette, 2000.
GIRARDET, J. et aI. Panorama de Ia langue française. Paris, CLE, 1998.
GIRARDET, J;PECHEUR. Campus I. Paris:CLE, 2002.
GREGOIRE, M. et ai. Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2000.
GREVISSE, M. Le bon usage. Gembloux, Duculot, 1964.
REY-DEBOVE, J. et aI. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.
STEEL, R. Civilisation progressive du français. Paris, CLE, 2002.
TREVISI, T. et aI. Café-Creme I. Paris, Hachette, 2000.
VEIGA. C. Gramática nova do francês. São Paulo, Editora do Brasil, 1990. 

Nível IV

Habilidades comunicativas em Língua . Francesa que possibilitem a aquisição e ampliação de estruturas e do léxico utilizados em situações diversas. Elementos de cultura dos países de expressão francesa. Comunicação: dar informações sobre si mesmo, pedir informações sobre outra pessoa, compreender textos informativos, recusar e entrar em contato com alguém, expor um problema, pedir e dar conselhos, convidar um amigo, aceitar e recusar um pedido ou um convite. Vocabulário: música, expressões utilizadas para exprimir opinião, palavras derivadas, expressões para convidar, aceitar e recusar um convite, expressão de reprovação. Gramática: pronomes relativos (qui, que, dont, ou), la mise en relief (c'est...qui, c'est... que), interrogação com inversão do pronome sujeito, pronome pessoal complemento + imperativo, interrogação indireta, demonstartivo + relativo (celui...qui, celui...que, etc), pronomes relativos compostos (à...qui, auquel, etc) , condicional presente, concordância verbal, introdução ao estudo do subjuntivo (iI faut que ). Obs.:Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que serádesenvolvida no curso.

BIBLIOGRAFIA GERAL

BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette, 2000.
CAPELLE, G. GIDON, N. Le nouvel espaces. Paris, Hachette, 1997.
CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de Ia communication. Paris, Didier, 1998.
CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de J'expression. Paris, Hachette, 1998 CICUREL, F. Communiquer en français. Paris, Hatier, 2002.
DELAISNE, P. Café-Creme 3. Paris, Hachette, 2000.
GIRARDET, J. et a!. Panorama de Ia langue française. Paris, CLE, 1998.
GREGOIRE, M. et a!. Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2000.
GREVISSE, M. te bon usage. Gembloux, Duculot, 1964.
REY-DEBOVE, J. et aI. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.
STEEL, R. Civilisation progressive du français. Paris, CLE, 2002.
TREVISI, T. et al. Café-Crème I. Paris, Hachette, 2000.
VEIGA. C. Gramática nova do francês. São Paulo, Editora do Brasil, 1990. 

Nível V

Habilidades comunicativas em Língua Francesa que possibilitem a aquisição e ampliação de estruturas e do léxico utilizados em situações diversas. Elementos de cultura dos países de expressão francesa. Comunicação: descrever o lugar onde vive, compreender um texto argumentativo, expressar opinião e justificá-la, escrever uma carta a um amigo, convencer, repreender, pedir e dar conselhos. Vocabulário: expressões utilizadas para exprimir opinião, termos ligados à cidade, termos ligados a uma negociação, termos ligados às férias e viagens, descrição de paisagens, termos ligados ao trabalho, expressões para dizer que não se está de acordo. Gramática: subjuntivo, mais que perfeito do indicativo, condicional passado, oração subordinada condicional (si+ presente, si+ imperfeito; si + mais que perfeito), discurso indireto no presente e no passado, oração coordenada, (et pourtant, quand...et que, parce que... et que) ,infinitivo sujeito, algumas construções com infinitivo, en + pronomes pessoais, interrogação com qui est-ce qui, qui est- ce que, uso de lequel Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfo-sintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso.

BIBLIOGRAFIA GERAL

BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette, 2000
CAPELLE, G. GIDON, N. Le nouvel espaces. Paris, Hachette, 1997.
CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de Ia communication. Paris, Didier, 1998.
CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de I'expression. Paris, Hachette, 1998 CICUREL, F. Communiqueren français. Paris, Hatier, 2002.
DELAISNE, P. Café-Creme 3. Paris, Hachette, 2000.
GIRARDET, J;PECHEUR. Campus II. Paris:CLE, 2002.
GIRARDET, J. et aI. Panorama de Ia langue française. Paris, CLE, 1998.
GREGOIRE, M. et ai. Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2000
GREVISSE, M. Le bon usage. Gembloux, Duculot, 1964.
REY-DEBOVE, J. et aI. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.
STEEL, R. Civilisation progressive du français. Paris, CLE, 2002.
VEIGA. C. Gramática nova do francês. São Paulo, Editora do Brasil, 1990 

Nível VI

Habilidades comunicativas em Língua Francesa que possibilitem a aquisição e ampliação de estruturas e do léxico utilizados em situações diversas. Elementos de cultura dos países de expressão francesa .Comunicação: compreender um texto descritivo, apreciar, dar razões, queixar-se, responder as queixas de alguém: propor soluções, encorajar, dar conselhos, interpretar uma pesquisa, dizer porque gosta ou não gosta de algo, dar explicações formalmente. Vocabulário: termos ligados ao cinema: palavras para criar um video, tipos de filmes, palavras para apreciar um filme; termos ligados aos meios de comunicação, expressões para queixar-se, para reconfortar, o verbo passer, palavras de uma mesma família e derivadas, termos para se fazer uma declaração de perda. Gramática: o gerúndio, o presente do subjuntivo após verbos de sentimento e de opinião, uso de pour que, sans que com subjuntivo, o emprego do condicional e do infinitivo, os verbos em -indre, ne pas com infinitivo, a restrição ne...que, advérbios em -ment e sua colocação, a expressão da oposição: bien que com subjuntivo, pourtant, quand même, cependant, malgré tout, a voz passiva, o pronome possessivo: le mien, les miens. Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfo-sintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso

BIBLIOGRAFIA GERAL

BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette, 2000
CAPELLE, G. GIDON, N. Le nouvel espaces. Paris, Hachette, 1997.
CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de Ia communication. Paris, Didier, 1998. .
CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de /'expression. Paris, Hachette, 1998 CICUREL, F. Communiqueren français. Paris, Hatier, 2002.
DELAISNE, P. Café-Creme 3. Paris, Hachette, 2000.
GIRARDET, J;PECHEUR. Campus II. Paris:CLE, 2002.
GIRARDET, J. et aI. Panorama de Ia langue française. Paris, CLE, 1998.
GREGOIRE, M. et aI. Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2000
GREVISSE, M. Le bon usage. Gembloux, Duculot, 1964.
REY-DEBOVE, J. et aI. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.
STEEL, R. Civilisation progressive du français. Paris, CLE, 2002.
VEIGA. C. Gramática nova do Francês. São Paulo, Editora do Brasil, 1990. 

Nível VII

Habilidades comunicativas em Língua Francesa que possibilitem a aquisição e ampliação de estruturas e do léxico utilizados em situações diversas. Elementos de cultura dos países de expressão francesa. Comunicação: compreender um texto narrativo e a seqüência e encadeamento das ações e circunstâncias no espaço e no tempo. Compreender um texto argumentativo, argumentar, fazer proposições, expressar a opinião, comparar e apreciar informações, narrar acontecimentos. Vocabulário: termos ligados à descrição espacial e temporal de eventos, mecanismos de derivação e composição lexicais, léxico da expressão dos sentimentos e apreciações, advérbios e termos usados na narração, termos ligados à rilídia e aos meios de comunicação em geral. Gramática: o subjuntivo e o indicativo nas frases complexas, subjuntivo passado, expressão das circunstâncias: tempo (anterioridade, simultaneidade, posterioridade, oposição), comparação, causa e conseqüência, hipótese e condição, concessão e oposição, finalidade. Passé Sim pie e sua relação com os demais tempos do passado. Imperfeito e mais que perfeito do subjuntivo. Elementos de fonética: ligação e encadeamento, nasalidade vocálica. Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfo-sintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso.

BIBLIOGRAFIA GERAL

BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette, 2000
CAPELLE, G. GIDON, N. Le nouvel espaces. Paris, Hachette, 1997.
CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de Ia communication. Paris, Didier, 1998.
CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de /'expression. Paris, Hachette, 1998 CICUREL, F. Communiqueren français. Paris, Hatier, 2002.
DELAISNE, P. Café-Creme 3. Paris, Hachette, 2000.
GIRARDET, J. et a!. Panorama de Ia langue française. Paris, CLE, 1998.
GIRARDET, J;PECHEUR. Campus II. Paris:CLE, 2002
GREGOIRE, M. et ai. Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2000
GREVISSE, M. Le bon usage. Gembloux, Duculot, 1964.
REY-DEBOVE, J. et aI. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.
STEEL, R. Civilisation progressive du français. Paris, CLE, 2002.
TREVISI, T. et al.. Café-Crème II. Paris, Hachette, 2000.
VEIGA. C. Gramática nova do francês. São Paulo, Editora do Brasil. 1990. 

Nível VIII

Habilidades comunicativas em Língua Francesa que possibilitem a aquisição e ampliação de estruturas e do léxico utilizados em situações diversas. Elementos de cultura dos países de expressão francesa.
Comunicação: compreender e produzir um texto argumentativo; argumentar, expressar evoluções e mudanças; comparar e comentar comportamentos alimentares e comportamentos femininos/masculinos; expressar causas, consequências, concessões, oposições e condições; fazer hipóteses em relação ao passado, expressar arrependimento; expressar desejos, gostos e preferências; descrever locais turísticos; fazer promessas, desculpar-se, acusar, perdoar.
Vocabulário: termos ligados à: ecologia, ciências, alimentação, tarefas ligadas à casa, grupos sociais e imigração, patrimônio histórico.
Gramática: futuro anterior, subjuntivo passado, expressão da oposição e concessão, condicional passado, expressão da condição e da restrição; encadeamento dos argumentos; causa e consequência.
Elementos de fonética: marcas do plural, entonação, pronúncia de palavras estrangeiras.
Obs.: Serão estudados e praticados os elementos lexicais, fonéticos, fonológicos, morfo-sintáticos e semânticos necessários à expressão oral e escrita que será desenvolvida no curso. 

BIBLIOGRAFIA GERAL

BERTHET, A. et al. Alter Ego. Paris, Hachette, 2006
BESCHERELLE. La conjugaison. Paris, Hachette, 2000
CHAMBERLAIN, A. STEELE, R. Guide pratique de la communication. Paris, Didier, 1998.
CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de l'expression. Paris, Hachette, 1998
GIRARDET, J. et al. Campus 2. Clé International. 2002
GREGOIRE, M. et al. Grammaire progressive du français - niveau intermédiaire. Paris, CLE, 2000
REY-DEBOVE, J. et al. Le petit Robert. Paris, Dictionnaires Le Robert, 1999.