Programa

Diásporas Africanas nas Américas e Expressão Artística em Perspectiva Atlântica: reflexões a partir dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e de textos criativos diversos
 
Ementa: Esse curso pretende discutir a existência de aspectos singulares da expressividade artística e da experiência africana nas Américas a partir de detalhes da obra e da vida da escritora afro-brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977), moradora por muitos anos da favela do Canindé em São Paulo, e de textos criativos de autores e artistas afro-americanos e afro-brasileiros, como Frederick Douglass, Langston Hughes, Paule Marshall, James Baldwin, Lima Barreto e João Antonio. Essa discussão terá como horizonte o contexto cultural transnacional das diásporas africanas e suas conexões com elementos histórico-culturais presentes na África ancestral. Carolina, que nasceu em Minas Gerais, era neta de um ex-escravo, filho de africanos, que contava histórias e rezava o terço diariamente. Ao mesmo tempo, muito cedo, foi encantada pela palavra escrita e concentrou seus esforços na leitura. Dessa forma, sua obra pode revelar pontos de confluência entre o universo oral e o letrado em um contexto de migrações. Um dos pontos centrais da discussão será a valorização de formas de escrita em meios supostamente orais ou não letrados e a intensa inventividade comunicativa e circularidade de ideias, práticas e conhecimentos nas diásporas, especialmente nos espaços urbanos. 
 
 
1ª. Aula – Narrativa proverbial. Em busca do caminho reto 
 
-Breve apresentação do curso e da noção de “texto criativo”. 
-Análise de alguns provérbios de Carolina Maria de Jesus. A utilização de provérbios na África e na diáspora. 
-Spirituals, religiosidade afro-americana, insubordinação e ética. 
 
 
2ª. Aula – Memórias, poesia e ficção. O entrelaçamento dos gêneros na literatura de diáspora 
 
-Momentos de revelação na literatura de diáspora. O contato entre comunidade, sujeito e ancestrais. 
-Trechos das memórias e da escrita ficcional de Carolina Maria de Jesus e análise de poesias selecionadas. 
-Detalhes nas obras de autores como Frederick Douglass, Langston Hughes, Paule Marshall, James Baldwin, Lima Barreto, João Antônio. 
 
3ª. aula – O encanto pela palavra escrita e a escrita encantada. 
 
-Formas de escrita na África e a valorização do letramento e dos livros na diáspora. 
-Formas de expressividade artística na diáspora. Códigos diferenciados de escrita e comunicação na África e nas Américas. A interioridade expressa em formas visuais. 
-A escrita afrodescendente em meios urbanos. 
 
 
4ª. aula – Circularidade de práticas, ideias e conhecimentos na diáspora. 
 
-O cosmopolitismo na cultura africana nas Américas. 
-O espaço criativo em movimento. Deslocamentos, segregação e experiências artísticas na diáspora. 
-Comentários finais do curso. 
 
 
Bibliografia: 
ANTONIO, João. Malagueta, Perus e Bacanaço. 4ª. ed., São Paulo: Cosac & Naif, 2004. (1ª. ed. 1963) 
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