Programa

 
EMENTA 
O curso de difusão cultural Aspectos da cultura e da história do negro no Brasil foi organizado pelo Centro de Estudos Africanos da FFLCH/USP em 2006, e vem sendo ministrado desde então de acordo com o espírito das leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que tornam obrigatório o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas e afro-descendentes na escola brasileira. Pretende-se no presente módulo, ampliar o leque dos temas e questões não tratadas no Módulo I, de acordo com a demanda e as necessidades do nosso público alvo. 
 
PROGRAMA 
1ª aula - 07/03/2016 
Profª Drª Margarida Petter (Diretora CEA/USP) 
Apresentação do Curso (Objetivos e Questões administrativas) 
 
2ª Aula - 14/03/2016 
Profª Drª Rosângela Malachias 
Doutora em Ciências da Comunicação – ECA/USP 
Professora Adjunta da UERJ 
Tema: Movimento Negro Contemporâneo: (MNU e outras entidades do movimento negro da atualidade) 
 
3ª Aula - 28/03/2016 
Profª Drª Sandra Regina do Nascimento Santos 
Doutora em Ciências da Comunicação, ECA/USP 
Tema: O negro no território brasileiro: resistências quilombolas 
 
4ª Aula - 04/04/2016 
Prof. Dr. Kabengele Munanga 
Antropólogo, Professor Titular da USP 
Professor Sênior do CEA/USP e UFRB 
Tema: O processo de Construção da Identidade Negra no Brasil 
 
5ª Aula - 11/04/2016 
Prof. Dr. Alberto T. Ikeda 
Etnomusicólogo – Professor e Pesquisador do Instituto de Artes da UNESP/SP 
Tema: Resistências Negras na Cultura Popular (Sonoridades apropriadas: música da diáspora negra no Brasil - expressões sonoro-coreográfico-rituais de tradição negra no Brasil (congada, samba, jongo, ijexá) 
 
6ª Aula - 18/04/2016 
Prof. Dr. André Paula Bueno 
Pós-Doutorado em Linguística (Línguas, Etnomusicologia e Literatura Oral) 
Tema: Cultura Tradicional - Resistência e resgate nas Danças Populares (Congadas, Bois, Maracatus, Jongos, Cavalos-Marinhos, Sambas-de-viola) 
 
7ª Aula - 25/04/2016 
Profª Drª Rosangela Costa Araújo 
Professora da Faculdade de Educação da UFBA 
Fundadora do Instituto Nzinga de Capoeira 
Tema: Estratégias e formas da resistência artística: o caso da Capoeira 
 
8ª Aula - 02/05/2016 
Prof. Oswaldo de Camargo 
Jornalista e Escritor 
Especialista em Literatura. Coordenador da área de Literatura do Museu Afro-Brasil 
Tema: Língua e Literatura Negra de Resistência 
 
9ª Aula - 09/05/2016 
Profª Drª Maria da Glória Calado 
Doutora em Educação, USP 
Tema: Enfrentamento do racismo no contexto escolar: desafios cotidianos 
 
10ª Aula - 16/05/2016 – 
Profª Drª Ana Cristina Juvenal da Cruz 
Doutora em Educação pela UFSCar 
Professora Adjunta da UERJ 
Tema: Estereótipos e as Imagens do Negro no Livro Didático 
 
11ª Aula - 23/05/2016 
Prof. Dr. Kabengele Munanga 
Evento em Comemoração ao Dia da África 
 
12ª Aula - 30/05/2016 
Prof. Dr. Dennis de Oliveira 
Docente da área de Jornalismo e Editoração da ECA/USP 
Coordenador do CELACC (Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação 
Tema: O negro na mídia e no mercado de trabalho 
 
13ª Aula - 06/06/2016 
Prof. Dr. Pedro Jaime de Coelho Junior 
Doutor em Antropologia Social pela USP 
Tema: A institucionalização das Políticas de Ação Afirmativa no Brasil. 
 
14ª Aula - 13/06/2016 – Entrega da Avaliação 
Profª Drª Margarida Petter (Diretora CEA/USP) 
Palestra de Encerramento do Curso (Professor Convidado) 
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
 
ABRAMOWICZ, A. RODRIGUES, T. C. CRUZ, A. C. J. Fracasso escolar na sociedade de controle. In: A Reconfiguração da Escola: entre a negação e a afirmação de direitos. Campinas, SP: Papirus, 2009. ISBN: 978-85-308-0896-9. 
 
ANDRADE, Mário de. "Lundu do Escravo". In: Música, Doce Música, São Paulo: Martins, 1963. 
 
ANDREI, Elena Maria (org.) Cultura Afro-Brasileira: civilizações africanas. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007 (Caderno UNIAFRO, vol. 3) 
 
ANDREI, Elena Maria e FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (orgs.) Cultura Afro-Brasileira: construindo novas histórias. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007 (Caderno Uniafro, vol. 2) 
 
ANDREWS, George Reid. Negros e Brancos em São Paulo (1888-1988). Bauru-SP: EDUSC. 1998 
 
ANJOS, Rafael Sânzio Araújo dos. Quilombos, Geografia Africana – Cartografia Étnica – Territórios Tradicionais. Brasília: Mapas Editora & Consultoria, 2009. 
 
BALOGUM, Ola. A escultura dos signos. In: O CORREIO, Rio de Janeiro: UNESCO, ano 5 (7)12-21, jul, 1977. 
 
BANDEIRA DE MELLO, Celso Antonio – Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade. São Paulo: Malheiros Editora 
 
BARBOSA, Luciene C. Racismo e Branquitude: representações na telenovela ‘Da Cor do Pecado’. In: Revista Mídia e Etnia. São Paulo: PMSP/CONE, ano 1 (1):5-9. 
 
BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil, Vol 1 e 2, São Paulo, Edusp,1971. 
 
BATISTA, Leandro Leonardo; LEITE, Francisco (orgs). O negro nos espaços publicitários brasileiros. S. Paulo: ECA/USP – CONE, 2011 
 
BOSCHI, Caio César.Os leigos e o poder. Irmandades leigas e política colonizadora em Minas Gerais. São Paulo, Editora Ática, 1986. 
 
BRAGA, Júlio. Na Gamela do Feitiço: repressão e resistência nos Candomblés da Bahia. Salvador: EDUFBA, 1995. 
 
BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Memória das Palavras. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br] 
 
BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Saberes e Fazeres, vol. 1 (Modo de Ver). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br] 
 
BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Saberes e Fazeres, vol. 2 (Modo de Sentir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br] 
 
BRANDÃO, Ana Paula (coord.). Saberes e Fazeres, vol. 3 (Modo de Interagir). Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br] 
 
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Festa do Santo de Preto. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1985. 
 
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Memória do Sagrado: estudos de religião e ritual, Bibliografia São Paulo, Paulinas, 1985. 
 
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Divino, o Santo e a Senhora. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978. 
 
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Peões, pretos e congos: trabalho e identidade étnica em Goiás, Goiânia: UNB, 1977. 
 
BUENO, André P. "A noção de pseudo-lingua (Moñino 1991) para a cupopia de Cafundo (Salto de Pirapora-SP) e para os cantos de mascara do Boi maranhense. Comunicação ABECS 2008. 
 
BUENO, André P. "Cantos de mascaras no nordeste brasileiro e na África Central e do Oeste: pistas para uma analise comparativa". Revista MAE-USP 20, 2010. FOUGERAY, Sylvie. Le boeuf, le saint et le jeu. Tese (Doutorado). Université de Paris VII - Jussieu, 1991. 
 
BUENO, André P. "Cultura Popular: Brincadeiras, Danças Dramáticas e o peso da mão afro-brasileiras" em Cultura Brasileira, Marleine Toledo (org). Ed. Nankin 2004. 
 
BUENO, André P. "Praticas Musicais Populares" em Expedição S. Paulo 450 anos. PMSP 2004. 
 
BUENO, André P. "Palhaços da cara preta: Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma nos Bumba-bois e Folias-de-Reis - MA, PE, MG". Tese (Doutorado). FFLCH-USP, 2005. 
 
BUENO, André P. Bumba-boi maranhense em São Paulo. São Paulo: Nankin/Fapesp, 2001. 
 
CADERNOS DE DEBATES, Política Democrática. Brasília: Edições Fundação Astrogildo Pereira, Ano I, nº 2, maio de 2008. 
 
CARNEIRO, Edson. Ladinos e Crioulos: Estudo sobre o negro no Brasil, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964. 
 
CARNEIRO, Sueli. “Mulheres em movimento”. In: REVISTA ESTUDOS AVANÇADOS, 17(49):117-132, São Paulo, set/dez, 2003. 
 
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro, São Paulo, Edusp, 1988. 
 
CASHMORE, Ellis. Dicionário de Relações Étnicas e Raciais. São Paulo, Selo Negro/Summus, 2000. 
 
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES E FUNDAÇÃO FRIEDRICH EBERT (FES). Convenção 111 – A igualdade racial – na sociedade, no trabalho e na vida. São Paulo, 2008. 
 
CIVILETTI, Maria V. P. O cuidado às crianças pequenas no Brasil escravista. In: CADERNO DE PESQUISA, São Paulo, p. 31-40, s.d. 
Constituição Federal de 1988 – Preâmbulo, artigos 1º ao 6º, 37 caput, e 144. 
 
CUTI. Moreninho, Neguinho, Pretinho, vol. 3. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009. 
 
DAHIA, S. L. M. A mediação do riso na expressão e consolidação do racismo no Brasil. In: Sociedade e Estado, Brasília, v. 23, n. 3, p. 697-720, set./dez. 2008. http://www.scielo.br/pdf/se/v23n3/a07v23n3.pdf 
 
DEOSCÓREDES Maximiliano dos Santos. História de um terreiro Nagô. Salvador: Instituto Brasileiro de Estudos Afro-Asiático, 1962. 
 
DIAS, Paulo. “A Outra Festa Negra”. In: Jancsó, István e Kantor, Iris (orgs.) Festa: Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa, Vol.II, São Paulo: Hucitec/Edusp, 2001. 
 
DIRETRIZES Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004. Acesse: http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%2…;
 
DOMINGUES, Petrônio - Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo: 23, 2007, pp.100-122. Ver: http://www.scielo.br/pdf/ea/v17n49/18400.pdf (Acesso em 27/02/12) 
 
DUARTE, Evandro C. Piza (e outros). Cotas raciais no ensino superior: entre o Jurídico e o Político. Curitiba: Juruá, 2008. 
 
EDUCAÇÃO QUILOMBOLA (Coletânea de Textos). MEC/SEAD, 2007. Disponível em: 
 
FERNANDES, Florestan. O Significado do Protesto Negro. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; v.33. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1989. 
 
FERRETTI, Sérgio. Repensando o Sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo: Edusp, 1995. 
 
GOMES, Núbia Pereira de M.& PEREIRA, Edimilson de Almeida. Negras raízes mineiras: os Arturos, Belo Horizonte, Mazza, 2000. 
 
GONÇALVES, Maria Alice Rezende. Educação e Cultura: pensamento em cidadania. RJ: Quartet, 1999 
 
GONZALES, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982. 
 
GOREN, Jacob. A escravidão reabilitada. São Paulo: Ed. Ática, 1990, 2ª ed. (p. 87-96; 189-206). 
 
HALL, Stuart. “A questão multicultural”. In: SOVIK, Liv (org.). Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG / Brasília: UNESCO, 2003, p. 51-95. 
 
HOBSBAWM, Eric. História Social do Jazz. São Paulo: Paz e Terra, 2004 (1961). MCLEOD, Norma. "Ethnomusicological research and anthropology" (1974). In: Ethnomusicology, history, definitions and scope. Ed. Kay K. Shelemay. N. Y.: Garland, 1992. 
 
LIMA, Heloisa. P. “A criação dos mundos pela cultura”. In: Heloisa Pires Lima; Andréia Lisboa; Márcia Silva; Ana Lúcia Silva Sousa. (Org.). De olho na cultura: pontos de vista afro-brasileiros. 1 ed. Salvador; Brasília: CEAO/ Fundação Fultural Palmares, 2005, v. 1, p. 13-24. 
 
LIMA, Heloisa. P. “Culturas e religiões”. In: Heloisa Pires Lima; Andréia Lisboa de Souza; Ana Lúcia Silva Sousa; Márcia Silva. (Org.). De ôlho na cultura: pontos de vista afro-brasileiros. 1 ed. Brasília; Salvador: UFBA-CEAO/ MinC-Fundação cultural Palmares, 2005, v. 1, p. 51-66. 
 
LIMA, Heloisa. P. “De ôlho na infância e o esporte em jogo”. In: Heloisa Pires Lima; Andréia Lisboa de Souza; Ana Lúcia Silva Sousa; Márcia Silva. (Org.). De olho na cultura: pontos de vista afro-brasileiros. 1 ed. Salvador; Brasília: UFBA-Ceao/ Minc-Fundação Cultural Palmares, 2005, v. 1, p. 67-81. 
 
LIMA, Heloisa. P. “Lobato e a caçada ao racismo verde-amarelo”. LIMA, Heloisa. P. “Tintin: a reportagem do racismo” Em 11/10/2011 edição 663 
 
LOPES, Fernanda. “Experiências desiguais ao nascer, viver, adoecer e morrer: tópicos em saúde da população negra no Brasil”. In: I Seminário da Saúde da População Negra, São Paulo: Secretaria da Saúde/CONE, 2004, p. 53-97. 
 
LOPES, Nei. Dicionário Banto do Brasil, Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Imprensa da Cidade, (sem data). 
 
MALACHIAS (e outros). Eles têm a cara preta. vol. 10. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009. 
 
MALACHIAS, Rosangela – Práticas educomunicativas e Teorias interdisciplinares no combate ao racismo - Revista Identidade Científica do Grupo de Pesquisa GEPEC – Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente, UNOESTE , vol. 01, nº 03, Nov, 2004 p.68-73. 
 
MALACHIAS, Rosangela. Cabelo Bom, Cabelo Ruim. In: Coleção Percepções da Diferença – vol. 4 – Gislene A Santos (Org.) - MEC/UNIAFRO/NEINB-USP – São Paulo - Editora Terceira Margem, 2008. 
 
MALACHIAS, Rosângela. Mídia, Educação e Movimentos Negros. In: REVISTA MÍDIA E ETNIA, ano 1, nº 1.São Paulo: PMSP/CONE, s.d. 
 
MALACHIAS. Cabelo Bom. Cabelo Ruim, vol. 4. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009. 
 
MALACHIAS. Movimentos Negros. Uma síntese de sua ação na História. São Paulo, mimeo/1998. 
 
MARCHA A BRASÍLIA. Por uma política de combate ao racismo e à desigualdade social. São Paulo: Coordenação Nacional de Entidades Negras, 1995. 
 
MARTINS, Roseli F. e MUNHOZ, Maria L. P. Professora, não quero brincar com aquela negrinha!, vol. 5. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009. 
 
MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Ser escravo no Brasil. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988, 2ª ed. 
 
MEILLASSOUX, Claude. Antropologia da escravidão. O ventre de ferro e dinheiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1995. 297p. 
 
MELLO, Manoel Messias (Major) e outros – Os direitos e a ordem social da Constituição Federal e o caso do “ônibus 174”. São Paulo: Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo – CAES, trabalho de conclusão do Curso Superior de Polícia de 2006. 
 
MIRANDA, Maria A. e MARTINS, Marilza S. Maternagem. Quando o bebê pede colo, vol. 2. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009. 
 
MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil In: Cadernos de Pesquisa, n. 117, novembro de 2002. 
 
MOURA, Clóvis. Dialética radical do Brasil negro. S. Paulo: Anita Garibaldi, 1994. 
 
MUNANGA, K. “Algumas considerações sobre ‘raça’, ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos antropológicos”. In: REVISTA USP, (68):46-57, São Paulo, dez/fev., 2005/2006. 
 
MUNANGA, K. “As facetas de um racismo silenciado”. In: SCHWARCZ, Lília M. e QUEIROZ, Renato S. (orgs). Raça e Diversidade. São Paulo: EDUSP/Estação Ciência, 1996. 
 
MUNANGA, K. “Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de côta”. In: GOLÇALVES e SILVA, Petronilha B. e SILVÉRIO, Valter R. Educação e Ações Afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica. Brasília: INEP/MEC, 2003. 
 
MUNANGA, K. “Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia”. In: Cadernos PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira), Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicada da Faculdade de Educação, nº 5, 2004. 
 
MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 
 
MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global: Ação Educativa, 2004. 
 
MUNANGA, Kabengele. “A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil”. Entrevista com In: ESTUDOS AVANÇADOS, 18(50):51-56, São Paulo: IEA/USP, 2004. 
 
MUNANGA, Kabengele. Arte afro-brasileira: o que é, afinal? In: Catálogo Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 é mais. São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Virtuais, 2000. 
 
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis-RJ: Vozes, 1999. 
 
MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: História, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global e Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação, 2004. (Coleção Viver e Aprender). 
 
MURPHY, John P. “Performing a moral vision: an ethnography of Cavalo-Marinho, a Brazilian musical drama”. Tese (Doutorado). Columbia University 1994. TINHORÃO, José R. Cultura Popular – Temas e Questões. S. Paulo: Editora 34, 2001. 
 
NUNES, Maria Clementino. História e Significação Simbólica da festa do Rosário do Serro, Belo Horizonte, Revista de História, n6, 1988. 
 
OLIVEIRA, Eduardo. Cosmovisão Africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescentende. Fortaleza: LCR, 2003. 
 
OLIVEIRA, Eliana de. “Conscientização e socialização sobre o racismo”. In: _____________. Mulher negra professora universitária: trajetória, conflitos e identidade. Brasília,: Líber Livro Editora, 2006. 
 
OLIVEIRA, Fátima. Saúde da população negra – Brasil ano 2001. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2003. 
 
OLIVEIRA, Iolanda (org.). Relações raciais e educação: novos desafios. RJ: DP&A, 2003. 
 
OLIVEIRA, Lúcio. Tímidos ou indisciplinados?, vol. 7. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009. 
 
OLIVEIRA, Zilma R. de. “Os primeiros passos da história da educação infantil no Brasil. In: Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 
 
ORIENTAÇÕES e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. Brasília: Ministério da Educação. SECAD, 2006. 
 
PAIXÃO, Marcelo. Manifesto antirracista: ideias em prol de uma utopia chamada Brasil. Rio de Janeiro: DP&A; LPP/UERJ, 2006. 
 
Prêmio ABA/MDA Territórios Quilombolas/Associação Brasileira de Antropologia. Organizador – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, 2006. 
 
PROGRAMA de Ação Durban. 3a Conferência Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas. 
 
QUINTÃO Antonia Aparecida. “As irmandades negras: outro espaço de luta e resistência”. Irmandades Negras: Outro espaço de luta e resistência. (São Paulo: 1870-1890). São Paulo: Annablume: Fapesp, 2002. 
 
QUINTÃO Antonia Aparecida. Professora, existem santos negros? Histórias de identidades religiosa negra, vol. 8. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009. 
 
QUINTÃO, Antônia Aparecida. Irmandades Negras: Outro Espaço de Luta e Resistência, São Paulo, Tese de Mestrado do Departamento de História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 1991. 
 
QUINTÃO, Antônia Aparecida. Lá Vem meu Parente: As irmandades de pretos e pardos no Rio de Janeiro e em Pernambuco(Séc.XVIII), Tese de Doutorado do Departamento de História-USP, 1997. 
 
QUINTÃO, Antonia Aparecida. Lá vem os meus parentes: as irmandades de pretos e pardos no Rio de Janeiro e em Pernambuco (séc. XVIII). São Paulo: Annablume: FAPESP, 2002 
 
ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. Almanaque Pedagógico Afro-brasileiro. MG: Mazza Edições, 2004. 
 
RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2004. 
 
RODRIGUES, Vera. A Gênese do Debate e do Conceito de Quilombo. Cadernos CERU/USP, Séria 2, v. 19, n.1, São Paulo, junho 2008, pp. 203-222. 
 
SALUM, Marta H. L. Cem anos de arte afro-brasileira. In: Catálogo Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 é mais. São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Virtuais, 2000. 
 
SANTOS Gislene Aparecida dos. Percepções da Diferença, vol. 1. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA 
DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009. 
 
SANTOS, Gevanilda; SILVA, Maria Palmira. Racismo no Brasil: Percepções da discriminação e do preconceito no século XXI. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005. 
 
SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um percurso de idéias que naturalizam a inferioridade dos negros. São Paulo: EDUC/FAPESP; Rio de Janeiro: Pallas, 2002. 
 
SANTOS, Jocélio Telles dos. O Dono da terra: o caboclo nos candomblés da Bahia. Salvador: Sarah Letras, 1995. 
 
SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nagô e a morte: Pade, Asese e o culto Egum na Bahia. Petrópolis: Editora Vozes, 1977. 
 
SANTOS, Maria Stella de Azevedo. Meu tempo é agora. São Paulo: Editora Oduduwa, 1993. 
 
SANTOS, Sandra. Brincando e ouvindo histórias, vol. 9. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009. 
 
SCARANO, Julia . Devoção e escravidão, São Paulo, Nacional,1976. 
 
SERRANO, Carlos. Ginga, a Rainha Quilombola de Matamba e Angola. Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/28/10-serrano.pdf 
 
SILVA, Dilma de Melo. Por que riem da África?, vol. 6. COLEÇÃO PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA – Negros e Brancos na Escola. São Paulo: Terceira Margem, 2009. 
 
SILVA, Lucia Helena Oliveira e FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (orgs.) Cultura Afro-Brasileira: expressões religiosas e questões escolares. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2006 (Caderno Uniafro, vol. 1) 
 
SILVA, P. B. G. Ensinar, aprender e relações étnico-raciais no Brasil. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/índex.php/daced/article/viewFil…;
 
SILVA, Silvio Jose Albuquerque. Combate ao Racismo. Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2008. 
 
SOARES, Mariza de Carvalho. Devotos da cor: identidade étnica, religiosidade e escravidão no Rio de Janeiro, séc. XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. 
 
SOUZA, Ana Lúcia Silva e CROSO, Camila (coords) Igualdade das relações étnico-raciais na escola: possibilidades e desafios para implementação da Lei 10.639/2003. São Paulo: Peirópolis: Ação Educativa, Ceafro, Ceert, 2007. 
 
SOVIK, Liv. “Aqui ninguém é branco: hegemonia branca e media no Brasil”. In: WARE, Vrom (org.) Branquidade, identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. 
 
TAYLOR, Charles. “A política de reconhecimento”. In: APPIAH, K. Anthony (e outros). Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1998. 
 
THEODORO, Mário (org). As políticas públicas e desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2008. 
 
TINHORÃO, José R. Os Sons dos negros no Brasil, São Paulo: Art Editora, 1988. 
 
VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas dos Orixás. Salvador: Editora Corrupio, 1981.