Programa

 
I – Objetivos 
 
Expor ao aluno o projeto de educação proposto por J.-J. Rousseau no Emílio considerando-se, por um lado, alguns escritos desse autor, como o Discurso sobre a origem da desigualdade, a Nova Heloísa e o Contrato social, e por outro lado, o contexto histórico e intelectual da França do século XVIII no qual o projeto se situa, bem como algumas das fontes utilizadas por Rousseau em matéria de educação (sobretudo Montaigne e Locke). Trata-se de uma introdução à leitura dessa obra fundamental da história da filosofia que, nos últimos quinze anos, tem se mostrado um interessante objeto de pesquisa para pedagogos e filósofos da educação no Brasil. Espera-se que o exercício de leitura dos cinco livros que compõem o Emílio, assim como dos textos de Rousseau e da bibliografia de apoio, capacite o aluno a não apenas compreender os conceitos filosóficos implicados na pedagogia rousseauísta, mas também refletir criticamente, por meio dessa compreensão, sobre a possibilidade de aplicação desses mesmos conceitos na atividade docente. 
 
 
II – Conteúdo 
 
- Os antecedentes da educação do Emílio; 
- A relação entre natureza e sociedade na filosofia de Rousseau; 
- Exposição detalhada dos cinco livros do Emílio; 
- Considerações gerais sobre a pedagogia de Rousseau; 
- Interpretações exemplares do Emílio. 
 
 
III – Métodos utilizados 
 
Aulas expositivas e discussão de textos indicados na bibliografia. Serão convidados conferencistas para tratarem de pontos específicos durante o curso. Confirmadas as participações de: Profa. Dra. Maria de Fátima Simões Francisco (FE-USP) e Profa. Dra. Maria das Graças de Souza (DF-USP). 
 
 
IV – Atividades discentes 
 
Leitura dos textos, participação nas discussões. 
 
 
V – Critérios de avaliação 
 
Presença em 85% das aulas, nota mínima 5,0 (cinco) na monografia a ser exigida ao final do curso, participação nas discussões. 
 
 
VI – Bibliografia 
 
ALTHUSSER, Louis. “Sur le Contrat Social”. Cahiers pour l’Analyse, Paris, n. 8, 1967. 
ARCO JR., Mauro Dela Bandera. A palavra cantada ou a concepção de linguagem de Jean-Jacques Rousseau. 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia). FFLCH-USP. São Paulo, 2013. 
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 
ASSMANN, Selvino José. "Sobre a política e a pedagogia em Rousseau (É possível ser homem e ser cidadão")". Perspectiva - Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 22-44, 1988. 
AZEVEDO, Thiago Vargas Escobar. Da deliciosa indolência à atividade petulante: trabalho e ócio na antropologia de Rousseau. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia). FFLCH-USP. São Paulo, 2014. 
BACZKO, Bronislaw. Rousseau: solitude et communauté. Paris: Mouton, 1974. 
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. [Ver também L’Amour en plus: histoire de l’amour maternel, XVIIe-XXe siècle. Paris: Flammarion, 1980.] 
BECKER, Evaldo. "Questões acerca da história em Rousseau". Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), n. 8, p. 19-31, 2006. 
______. "Educação e Política: notas sobre a formação do homem e do cidadão em Rousseau". Contexto & Educação (Unijuí), v. 82, p. 35-58, 2009. 
BERNARDI, Bruno. La Fabrique des concepts: recherches sur l’invention conceptuelle chez Rousseau. Paris: Honoré Champion, 2006. 
BIGNOTTO, Newton. As aventuras da virtude: as ideias republicanas na França do século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 
BORGES JR., Ciro Lourenço. Verdade e virtude: os fundamentos da moral no Discurso sobre as ciências e as artes de J.J. Rousseau. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia). FFLCH-USP. São Paulo, 2015. 
BOTO, Carlota. "O Emílio como categoria operatória do pensamento rousseauniano". In: MARQUES, José Oscar de Almeida (Org.). Verdades e mentiras: 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. p. 369-388. 
BURGELIN, Pierre. La Philosophie de l’existence de J.-J. Rousseau. Paris: Presses Universitaires de France, 1952. 
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Ed. Unesp, 1999. 
CASSIRER, Ernst. A filosofia do Iluminismo. Campinas: Ed. Unicamp, 1992. 
______. A questão Jean-Jacques Rousseau. São Paulo: Ed. Unesp, 1999. 
CHATEAU, Jean. Jean-Jacques Rousseau: sa philosophie de l’éducation. Paris: J. Vrin, 1962. 
CERIZARA, Ana Beatriz. Rousseau: a educação na infância. São Paulo: Scipione, 1990. 
DERATHÉ, Robert. Jean-Jacques Rousseau e a ciência política de seu tempo [1950]. Trad. Natalia Maruyama. São Paulo: Barcarolla, 2009. 
DOZOL, Marlene de Souza. Da figura do mestre. São Paulo: Edusp, 2003. 
FORTES, Luiz Roberto Salinas. Rousseau: da teoria à prática. São Paulo: Ática, 1976. 
______. O iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981. 
______. Rousseau: o bom selvagem. São Paulo: FTD, 1989. [2ª ed. Prefácio de Milton Meira do Nascimento. São Paulo: Discurso/Humanitas, 2007.] 
FRANCISCO, Maria de Fátima Simões. "A lição sobre a noção de propriedade privada no Emílio". Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), n. 3, p. 73-89, 2001. 
______. "Rousseau e a questão das educações pública e doméstica". Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), n. 16, p. 59-78, 2010. 
FREITAS, Jacira de. Política e festa popular em Rousseau: a recusa da representação. São Paulo: Humanitas, 2003. 
GOLDSCHMIDT, Victor. Anthropologie et politique: les principes du système de Rousseau. Paris: J. Vrin, 1974. 
______. “Rousseau et le droit” [1978]. In: ______. Écrits, t. II. Paris: J. Vrin, 1984. 
GOUHIER, Henri. Les Méditations métaphysiques de J.-J. Rousseau [1970]. 2.ed. Paris: J. Vrin, 1984. 
GOYARD-FABRE, Simone. Politique et philosophie dans l’oeuvre de Jean-Jacques Rousseau. Paris: Presses Universitaires de France, 2001. 
GROETHUYSEN, Bernard. J.-J. Rousseau. Paris: Gallimard, 1949. 
GROSRICHARD, Alain. "Educação e política em Rousseau". Almanaque, n. 11, p. 29-36, 1980. 
HAZARD, Paul. O pensamento europeu no século XVIII. Lisboa: Presença, 1983. 
JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995. 
KAWAUCHE, Thomaz. Religião e política em Rousseau: o conceito de religião civil. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2013. 
KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise: uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Rio de Janeiro: Ed. UERJ/Contraponto, 1999. 
KUNTZ, Rolf. Fundamentos da teoria política de Rousseau. São Paulo: Barcarolla, 2012. 
LAGRÉE, Jacqueline. La Religion naturelle. Paris: Presses Universitaires de France, 1991. 
LOCKE, John. Some Thoughts concerning Education. Ed. John W. Yolton & Jean S. Yolton. New York: Oxford University Press, 1989 (The Clarendon Edition of the Works of John Locke). 
MARQUES, José Oscar de Almeida. "A educação musical de Emílio". Rapsódia - Almanaque de Filosofia e Arte (USP), n. 2, p. 7-35, 2002. 
______. "Rousseau e os perigos da leitura, ou por que Emílio não deve ler as fábulas". Itinerários: Revista de Literatura (Unesp-Araraquara), n. 22, p. 205-216, 2004. 
MARUYAMA, Natalia. A contradição entre o homem e o cidadão: consciência e política segundo J.-J. Rousseau. São Paulo: Humanitas, 2001. 
______. "A morte moral e a economia dos desejos no Emílio de Rousseau". Dissertatio (UFPel), n. 29, p. 183-200, 2009. 
MASSON, Pierre-Maurice. La Religion de Jean-Jacques Rousseau. Paris: Hachette, 1916. 3 v. 
MASTERS, Roger. The Political Philosophy of Rousseau. Princeton: Princeton University Press, 1968. 
MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Nova Cultural, 2000. 2 v. [Ver também Essais de Michel de Montaigne, éd. E. Naya, D. Reguig-Naya & A. Tarrête. Paris: Gallimard, 2009. 3 v.] 
MONTEAGUDO, Ricardo. Entre o direito e a história: a concepção do legislador em Rousseau. São Paulo: Ed. Unesp, 2006. 
MOSCATELI, Renato. Rousseau frente ao legado de Montesquieu: história e teoria política no Século das Luzes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. 
______. "Por que Emílio não é o cidadão republicano". Argumentos - Revista de Filosofia (UFC), ano 4, n. 8, 2012. 
NASCIMENTO, Milton Meira do. "O contrato social: entre a escala e o programa". Discurso (USP), n. 17, p. 119-129, 1988. 
______. Opinião pública & revolução: aspectos do discurso político na França revolucionária. São Paulo: Nova Stella/Edusp, 1989. 
______. "Infortúnio e glória do Emílio de Rousseau: uma saga na escravidão". In: STEIN, Ernildo; BONI, Luiz Alberto (Org.). Dialética e liberdade. Petrópolis: Vozes, 1993. 
______; NASCIMENTO, Maria das Graças de Souza. Iluminismo - a revolução das luzes. São Paulo: Ática, 1998. 
OLASO, Ezequiel de. "Os dois ceticismos do Vigário Saboiano". Sképsis, ano IV, n. 6, p. 5-26, 2011. 
PAIVA, Wilson Alves de. O Emílio de Rousseau e a formação do cidadão do mundo moderno. Trindade/GO: CEODO, 2005. 
______. "A formação do homem no Emílio de Rousseau". Revista Educação e Pesquisa (USP), v. 33, n. 2, p. 323-334, maio/ago. 2007. 
______. Da reconfiguração do homem: um estudo da ação político-pedagógica na formação do homem em Jean-Jacques Rousseau. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia da Educacao). FE-USP. São Paulo, 2010. 
PISSARRA, Maria Constança Peres. Rousseau: a política como exercício pedagógico. São Paulo: Moderna, 2003. 
PRADO JR., Bento. A retórica de Rousseau e outros ensaios. Ed. Franklin de Mattos. São Paulo: Cosac Naify, 2008. 
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Œuvres complètes. Éd. Bernard Gagnebin & Marcel Raymond. Paris: Gallimard, 1959-1995, 5 tomos. 
______. La « Profession de foi du vicaire savoyard ». Éd. Pierre-Maurice Masson. Paris: Hachette, 1914. 
______. Do contrato social; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril, 1974 (Col. “Os Pensadores”). 
______. Profession de foi du vicaire savoyard. Éd. Bruno Bernardi. Paris: GF Flammarion, 1996. 
______. Emílio, ou Da educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 
______. Émile, ou De l’éducation. Éd. André Charrak. Paris: GF Flammarion, 2009. 
SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva. "A noção de liberdade no Emílio de Rousseau". Trans/Form/Ação (Unesp-Marília), v. 28, n. 1, p. 109-118, 2005. 
______. "Rousseau e a educação pública: uma solução?". Princípios - Revista de Filosofia (UFRN), v. 16, n. 25, p. 187-202, 2009. 
SANTOS, Antônio Carlos dos. "Montesquieu e Rousseau: a natureza da sublimidade da razão". Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), n. 16, p. 216-227, 2010. 
SHKLAR, Judith N. Men and Citizens: A Study of Rousseau’s Social Theory [1969]. 2.ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. 
SOUZA, Maria das Graças de. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Discurso Editorial/Fapesp, 2001. 
______. "Ocasião propícia, ocasião nefasta: tempo, história e ação política em Rousseau". Trans/Form/Ação (Unesp-Marília), v. 29, n. 2, p. 249-256, 2006. 
STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo; seguido de sete ensaios sobre Rousseau. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. 
______. As máscaras da civilização: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. 
STRECK, Danilo R. Rousseau & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 
VARGAS, Yves. Introduction à l’Emile de Jean-Jacques Rousseau. Paris: Presses Universitaires de France, 1995. 
VENTURI, Franco. Utopia e reforma no Iluminismo. Bauru: Edusc, 2003. 
WATERLOT, Ghislain. Rousseau: religion et politique. Paris: Presses Universitaires de France, 2004. 
 
 
Cronograma do curso 
 
1ª aula (12/08/2016) – Apresentação do curso 
2ª aula (19/08/2016) – Algumas fontes do Emílio: Montaigne e Locke 
3ª aula (26/08/2016) – Noções acerca do sistema de Rousseau 
4ª aula (02/09/2016) – Livros I e II do Emílio: o plano geral 
5ª aula (16/09/2016) – Livro III: teoria do conhecimento 
6ª aula (23/09/2016) – Livro IV: a ordem moral 
7ª aula (30/09/2016) – Livro IV: religião natural 
8ª aula (07/10/2016) – Livro IV: moral e história 
9ª aula (14/10/2016) – Livro V e considerações gerais 
10ª aula (21/10/2016) – Interpretações exemplares