Programa

 

O curso objetiva abordar a formação para docentes de línguas estrangeiras em pré-serviço e em serviço. De acordo com a perspectiva de investigação da Didática de Línguas, disciplina que assume uma vocação intervencionista e praxeológica e investiga a interação pedagógica como um instrumento orientado para a formação profissional (vejam-se, dentre outros, ALARCÃO, COSTA, ARAÚJO E SÁ, 1999; ARAÚJO E SÁ; COSTA, 2000; ARAÚJO E SÁ; 2002; ARAÚJO E SÁ; ANDRADE, 2002; ALARCÃO; ARAÚJO E SÁ, 2010), o curso visa promover entre os docentes em formação capacidades, competências e atitudes que facilitem a tomada de decisões, tendo em vista a resolução de problemas resultantes da complexidade do processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira. 
Na fase inicial serão propostas para os docentes em formação atividades baseadas na observação dos atos de identidades recolhidos em um corpus anteriormente criado pela pesquisadora. Logo em seguida, pretendemos criar uma primeira experiência de hetero-observação (os professores serão convidados a observar as aulas dos colegas), utilizando-se excertos de aulas videogravadas e transcritas e focalizando-se os grandes momentos organizativos da aula de línguas, definidos com base na unidade chamada “passos pedagógico-didáticos” (ARAÚJO E SÁ; ANDRADE, 2002). Nesse momento, com excertos de aulas videogravadas e transcritas serão efetuadas atividades de hetero-observação que levem os professores a identificarem e descreverem de que forma são geridos os “atos de identidade” produzidos pelos aprendizes nas interações entre professor e aluno e entre pares e presentes nas aulas gravadas. Essa análise permitirá explicitar alguns dos invariantes que constituem as formas de trabalhar de cada professor. 
No decorrer da ultima etapa do curso o professor em formação, sozinho, mas apoiado em instrumentos de análise, ira visionar e transcrever excertos de aulas que ele mesmo irá identificar, procurará compreender as fundamentações das práticas e irá comentá-las à luz de uma teoria didática. Esse trabalho de reflexão metapráxica, que será comentado em seminários, levará a identificar os atos de identidades realizados pelos aprendizes em que eles manifestam maiores dificuldades, assim como aqueles em que alcançam êxitos mais significativos. Com base nos problemas diagnosticados, cada estagiário poderá propor planos de formação-intervenção personalizados, visando melhorar a qualidade das interações e proceder às inovações pedagógicas. 
 
Justificativa 
 
Este curso propõe uma abordagem diferente e inovadora que esta sendo desenvolvida desde 2013 pela pesquisadora-responsável do curso e cuja vocação é fortemente praxeológica e investiga a interação pedagógica como um instrumento orientado para a formação profissional. 
Público-alvo: docentes de línguas estrangeiras em pré-serviço e em serviço. 
 
Bibliografia 
 
ALARCÃO, I. Reflexão critica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In: ALARCÃO, I. (org.), Formaçao reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2013, p. 9-39. 
ARAÚJO e SÁ, M. H.; ANDRADE, A. I. Processos de interação verbal em aula de línguas: observação e formação de professores. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2002. 
BIGOT, v. Négotiation de la relation et processus d’appropriation en classe de langue. AILE, v. 22, p. 2-18, 2005. 
ESTRELA, A. Teoria e prática de observação de classes. Porto: Porto editora, 1984, p. 26-60. 
 
FASULO, A.; GIRARDET, H. Il dialogo nella situazione scolastica. In: BAZZANELLA, C. (Org.). Sul dialogo: contesti e forme di interazione verbale. Milano: Guerini Studio, 2002. p. 59-72. 
FERRONI, R.; ARAÚJO E SÁ, H. A construção de identidades nas interacções entre professor e aluno: um olhar sobre as atividades de comunicação/produção. Journal Indagatio Didactica, v. 07, p. 25-41, 2015. 
FERRONI, R.; ARAUJO E SÁ, H. A exploração da construção de identidades nas interações entre professor e aluno e entre pares: primeiras reflexões sobre um percurso metodológico para formação de professores de língua. Em preparação. 
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1970. 
MOORE, D.; SIMON, D. L. Déritualisation et identité d’apprenants. AILE, v. 16, n. 1, p. 1-19, 2002. 
PEKAREK, S. Formes d’interaction et complexité des tâches discursives: les activités conversationnelles en classe de L2. In: CICOUREL, R.; VÉRONIQUE, D. (orgs.). Discours, action et appropriation des langues. Paris: Publications de la Sorbonne Nouvelle, 2002, p. 117-130.