Programa

Aula 1: O Picasso cubista 
Aula 2: O Picasso “pós-cubista” 
Aula 3: Malevitch, Mondrian e a abstração absoluta 
Aula 4: O surrealismo de René Magritte 
 
Bibliografia sugerida: 
 
ARGAN, G. C. História da arte italiana – volume II de Giotto a Leonardo. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 
_______ . Arte Moderna – do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 
_______ . Imagem e persuasão – ensaios sobre o barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 
_______ . A arte moderna na Europa – de Hogarth a Picasso. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 
BAUDELAIRE, C. As flores do mal. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985. 
_____________ . O spleen de Paris – pequenos poemas em prosa. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1995. 
 
BENJAMIN, W. Obras escolhidas – magia e técnica, arte e politica. São Paulo: Brasiliense, 1993. 
_______ . Obras escolhidas III – Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. 
 
BUCK-MORSS, S. The Dialectics of Seeing – Walter Benjamin and the Arcades Project. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1991. 
 
FABRIS, A. (org.). Fotografia – usos e funções no século XIX. São Paulo: EDUSP, 1998. 
 
FRASCINA, F. [et alii]. Modernidade e modernismo – a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1998. 
 
HAUSER, A. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1995. 
 
LE MEN, S. (org) L’Art de la Caricature. Paris: Presses Universitaires de Paris Ouest, 2011. 
 
LÖVY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio – uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.