Criação de Curso

FORMULÁRIOS

OBSERVAÇÃO:

► Os ministrantes e os coordenadores dos cursos são os responsáveis pela reserva das salas junto às secretarias dos respectivos departamentos.

► O formulário deve ser entregue junto com o currículo do ministrante e com o programa e a bibliografia do curso.

► As propostas apresentadas precisam da assinatura do Coordenador, obrigatoriamente um professor da FFLCH (aposentados não podem), e do Chefe do Departamento que oferece o curso.

► O material assinado deve ser encaminhado para o Serviço de Cultura e Extensão para abertura de processo, cadastro no Sistema Apolo, e encaminhamento à Comissão de Cultura.

► Para o cadastro, os responsáveis devem enviar o material em arquivo digital para agenda@usp.br

► Somente os cursos aprovados pela Comissão de Cultura e Extensão será homologado junto à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU).

► Qualquer dúvida, consultar sempre a equipe técnica do Seviço de Cultura e Extensão.

PRAZOS PARA ENTREGA DE PROPOSTAS

Natureza do curso

Prazo para entrega da proposta*

Difusão ou Atualização

60 DIAS DE ANTECEDÊNCIA

Aperfeiçoamento ou Especialização

180 DIAS DE ANTECEDÊNCIA

Cursos de EAD ou com convênios

180 DIAS DE ANTECEDÊNCIA

* Ofício PRCEU de 11 de abril de 2017 determina que nenhum curso poderá ter início sem as aprovações em todas as instâncias competentes. Para conhecer o documento CLIQUE AQUI

MODALIDADES DE CURSOS

Tipo de curso

Carga horária mínima

Público alvo

Aperfeiçoamento

Atualização

Difusão

Não há restrição

REGULAMENTOS

• Resolução CoCEx 5856: Regulamenta as atividades de Residência, Prática Profissionalizante e Programa de Atualização de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.
  • Resolução CoCEx 5857Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.
  • Resolução CoCEx 5427: Altera 4543/98 sobre convênios e participação de docentes em atividades de assessoria, consultoria, convênios e contratos.
  • Resoluções CoCEx Nº 5007: Regulamenta a Educação a Distância nos Cursos de Extensão da Universidade de São Paulo.
  • RESOLUÇÃO CoCEx Nº 5072/03: Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de
    São Paulo e dá outras providências.
  • RESOLUÇÃO CoCEx Nº 7029/14: Altera a carga horária mínima para cursos de difusão.
  • Verbete do formulário
  • Resolução CoCEx 6667Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão
    Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.
  • Resolução CoCEx Institui o Programa de Apoio ao Ensino a Língua Estrangeira – PAELE, que visa a fomentar o ensino e a aprendizagem em línguas estrangeiras e a criação de bolsas associadas aos projetos de cultura e extensão da Universidade de São Paulo.
  • Resolução CoCEx 7425/2017: Regulamenta e estabelece novas normas sobre os Cursos de Extensão.