Programa

1. Metodologia 

Depois da apresentação da nova gramática, os alunos praticam os novos conhecimentos com atividades interativas e situações cotidianas. Realizam produções de textos escritos e orais de diálogos, narração, descrição e mensagens curtas. Praticam a compreensão de materiais audiovisuais e a recriação do seu conteúdo. Participam de exercícios e jogos que envolvem os alunos individualmente, em pares ou em pequenos grupos. Fazem debates sobre os assuntos decorrentes. 

2. Programa 

1. Cultura: Apresentação do curso, objetivos, resumo do conteúdo, avaliação. Revisão sobre a cultura e a história húngara (com materiais audiovisuais). Apresentação de músicas folclóricas que contam a história húngara. 
2. Língua: Revisão do semestre anterior: Produção e compreensão de textos 
3. Língua: Regência Verbal e alguns casos do Imperativo. Situação: “no Restaurante”, Vocabulário: comidas típicas húngaras e expressões comuns 
4. Cultura: Cidades e regiões húngaras e seus pontos turísticos mais importantes (com materiais audiovisuais) 
5. Língua: Rotina diária e o tempo. Sufixos: modo temporal: -kor (as); ablativo: - tól/től (desde), terminativo: -ig (até). Vocabulário: Expressões de Tempo 
6. Cultura: A virada do século: Budapeste, "a Paris do Leste”, o Parlamento e outras belezas da arquitetura (com materiais audiovisuais) 
7. Língua: Possessivo 1. Os pronomes possessivos; Sufixo genitivo. Vocabulário: Família, Parentes 
8. Cultura: A Primeira Guerra Mundial; 1. o final do Empério Áustro-Húngaro 
9. Língua: Possessivo 2. A estrutura do possessivo. Vocabulário: As partes do corpo 
10. Cultura: O Tratado de Trianon e suas consequências; Conhecimentos gerais sobre a Transilvânia (com materiais audiovisuais) 
11. Cultura: A Primeira Guerra Mundial 2. nas artes, literatura e cinema 
12. Língua: Possessivo 3. Possessivo no Plural 
13. Cultura: A II. Guerra Mundial (com materiais audiovisuais) 
14. Língua: Saber, Querer, Poder. Conjunções coordenativas: aditivas, adversativas. Vocabulário: atividades 
15. Cultura: A II. Guerra Mundial 2. nas artes, literatura e cinema (com materiais audiovisuais) 
16. Língua: O passado 1. Verbos regulares. Conjunções coordenativas: alternativas, conclusivas. 
17. Cultura: A Ditadura Socialista e a Revolução de 1956. 1. (com materiais audiovisuais) 
18. Língua: O passado 2. Verbos irregulares 
19. Cultura: A Ditadura Socialista e a Revolução de 1956. 2.- nas artes, literatura e cinema 
20. Língua: Prova 
21. Cultura: As ondas da imigração húngara no mundo, inclusive no Brasil. Húngaro-brasileiros ilustres. Palestrante convidado 
22. Língua: Produção e compreensão de textos no passado. 
23. Cultura: De 1989 até hoje; Hungria na União Europeia 
24. Língua: O clima. Vocabulário: as características do tempo 
25. Cultura: As ondas da imigração húngara no mundo, inclusive no Brasil 
26. Língua: O caso dativo: o sufixo dativo –nak/nek (para) 
27. Cultura: Szerelmesfilm de István Szabó, análise do filme. 
28. Língua: Revisão, Produção e compreensão de textos 
29. Cultura: Apresentação de músicas típicas que contam a história húngara. 
30. Prova Final 

3. Bibliografia 

Língua: 
DURST, Péter: Lépésenként magyarul 1.-2-3., Szegedi Tudományegyetem, Szeged, 2004. 
SZITA, Szilvia – PELCZ, Katalin: MagyarOK 1-2, Pécsi Tudományegyetem, Pécs, 2013. 
MARSCHALKÓ, Gabriella: Hungarolingua 1-2, Debreceni Nyári Egyetem, Debrecen, 2012. 
ERDŐS, József – PRILESZKY, Csilla: Halló, itt Magyarország! 1-2, Akadémiai kiadó, Budapest, 2007. 
Cultura: 
RÓNAI, Paulo: Antologia do conto húngaro, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1998. 
SZABÓ, Ladislao: Hungria 1956. Contexto, São Paulo, 2006. 
MÁRAI, Sándor: As velas ardem até o fim, Dom Quixote, São Paulo, 2001. 

Obs.: Não haverá aulas no dia 10/10/2017.