12/09 (10:00 - 12:00) - Módulo 1: Princípios básicos de neuroanatomia e neurofisiologia
Aqui iremos abordar a organização anatômica e funcional do sistema nervoso, incluindo as regiões que formam o sistema nervoso central, a constituição do sistema nervoso periférico, os neurônios e a transmissão nervosa, além das funções básicas para a cognição. Esta aula servirá de base para a compreensão das aulas seguintes, que explorará a fundo as funções sensorial, integrativa, motora e adaptativa do sistema nervoso central.
19/09 (10:00 - 12:00) - Módulo 2: Sensação e percepção
Nesta aula, iremos compreender como os órgãos dos sentidos captam os estímulos externos (ambientais) e internos (corporais), e como essa informação é processada e integrada no sistema nervoso central. É através da sensação e percepção que o nosso cérebro começa a construir (ou dar sentido) a realidade em que vivemos.
26/09 (10:00 - 12:00) - Módulo 3: Atenção, aprendizagem e memória
Nesta aula, apresentarei os diferentes tipos de atenção e os diferentes tipos de memória, tanto em termos de duração temporal quanto de capacidade de armazenamento de informação e acesso pelo sujeito. A memória consiste num conjunto de redes neurais (modelos internos) que permitem ao indivíduo compreender e fazer parte do mundo, de forma consciente ou inconsciente. Veremos como a memória é um construto complexo que depende de etapas (ou operações) na sua formação. Ainda iremos estudar a interdependência dos processos de atenção, memória e aprendizagem, ou seja, como esses processos sofrem influência uns dos outros e se baseiam em neuroplasticidade.
07/11 (10:00 - 12:00) - Módulo 4: Emoção
Aqui, iremos compreender os diversos sistemas que exercem influência central na função adaptativa do indivíduo, o que inclui o processamento afetivo. Focaremos principalmente no eixo hipotalâmico hipofisário, no sistema nervoso autônomo e no sistema límbico ao abordar a interação neuro-endócrina que regula as nossas emoções e humores. Além disso, discutiremos a fundo a relação entre emoção e memória na cognição. Também veremos as falhas no processamento afetivo nos transtornos de humor e drogadição.
14/11 (10:00 - 12:00) - Módulo 5: Linguagem e pensamento
Nesta aula, abordaremos a neurobiologia da linguagem, ou seja, estudaremos o aparato cerebral que proporcionou o desenvolvimento da linguagem e, com ele, a capacidade exclusiva do ser humano de agrupar e categorizar informações por meio da sintaxe. Veremos que a vida mental consiste em processamento de informações e que as crenças e pensamentos são modos de lidar e classificar informações. Também veremos que o conhecimento está relacionado à explicação do que é percebido por complementação de padrões (subconjunto de uma coleção de crenças já presentes na memória). Desta forma, e juntamente com os processos de raciocínio baseados na linguagem, a individualidade do sujeito é construída.
21/11 (10:00 - 12:00) - Módulo 6: O cérebro social & discussão geral
Na última aula, enfocaremos as questões das neurociências cognitivas voltadas para a interação social. Exploraremos os substratos neurais adjacentes à percepção de intencionalidade, teoria da mente e teoria dos neurônios-espelho para que possamos compreender de forma crítica tais teorias. Também iremos abordar transtornos sociais como o autismo e a esquizofrenia. Teremos, também, um debate geral sobre os temas do curso, com ênfase em questões filosóficas.