Programa Língua e Cultura Húngara

Nível I:
1. Metodologia 
Depois da apresentação da gramática, os alunos praticam os novos conhecimentos com atividades interativas em situações cotidianas. Realizam produções de textos escritos e orais: diálogos, narrações, descrições, mensagens curtas, etc. Praticam a compreensão de materiais audiovisuais e a recriação do seu conteúdo. Participam de exercícios e jogos que envolvem atividades individuais, em pares ou em pequenos grupos. Fazem debates sobre assuntos recorrentes. 
 
2. Programa 
1. Apresentação do curso, objetivos, resumo do conteúdo, avaliação. Conhecimentos gerais sobre a Hungria do século XXI. Geografia, características econômicas e políticas atuais, pontos turísticos (com materiais audiovisuais)
2. Língua: Fonética: o alfabeto húngaro e a harmonia vocálica.
Vocabulário: Cumprimentos e expressões mais usadas 1.
3. Língua: Artigo definido e indefinido; pronúncia.
Vocabulário: Cumprimentos e expressões mais usadas 2.
4. Língua: Pronomes substantivos; Conjugação do verbo "ser/estar" no singular e seu uso;
Vocabulário: Apresentação, profissões, diálogos simples.
5. Língua: Casos inessivos e superessivos (casos locativos): -ban/- ben e -n/- on/-en/- ön (em).
Vocabulário: Adjetivos pátrios, idiomas, nacionalidades 1.
6. Língua: Conjugação indefinida regular 1. ; sufixo: -i (de).
Vocabulário: Adjetivos pátrios, idiomas, nacionalidades 2.
7. Língua: Sufixo: -ul/- ül (em um idioma). Diálogos simples.
8. Revisão, criação e compreensão de textos.
9. Língua: Teste 1.
10. Língua: Números cardinais 1, Que horas são?
11. Língua: Números cardinais 2.
12. Língua: Sufixos possessivos : -m, -d.
Vocabulário: Família, parentes.
13. Revisão, criação e compreensão de textos
14. Prova 1.
15. Correção da Prova 1;
16. Cultura: História e mitologia 1. As teorias da origem do povo magiar. Átila, o huno – fatos históricos e mitologia. Características e religião do povo nômade.
17. Cultura: História e mitologia 2. Mitologia e simbolismo pré-catolicismo e a sua herança no
cotidiano dos húngaros (com materiais audiovisuais).
18. Cultura: História e mitologia 3. A época das conquistas e a fundação da nação na Europa Centro-Leste (com materiais audiovisuais).
19. Cultura: A primeira família real: Árpád-ház. Fatos históricos e contos 1 (com materiais audiovisuais).
20. Cultura: A primeira família real: Árpád-ház. Fatos históricos e contos 2 (com materiais audiovisuais).
21. Cidades e regiões húngaras e seus pontos turísticos mais importantes (com materiais audiovisuais).
22. Cidades e regiões húngaras e seus pontos turísticos mais importantes 2 (com materiais audiovisuais) .
23. Teste 2 /Cultura
24. Correção do Teste
 
3. Bibliografia 
 SZITA, Szilvia; PELCZ, Katalin: MagyarOK 1. Első Kiadás. Pécs: Pécsi Tudományegyetem, 2013.

 

Nível III:
1. Metodologia
Depois da apresentação da gramática, os alunos praticam os novos conhecimentos com atividades interativas em situações cotidianas. Realizam produções de textos escritos e orais: diálogos, narrações, descrições, mensagens curtas, etc. Praticam a compreensão de materiais audiovisuais e a recriação do seu conteúdo. Participam de exercícios e jogos que envolvem atividades individuais, em pares ou em pequenos grupos. Fazem debates sobre assuntos recorrentes.
 
2. Programa
Este nível terá um total de 24 aulas, sendo 21 aulas de língua e 3 aulas sobre cultura húngara (datas históricas, feriados nacionais, costumes, eventos e acontecimentos na Hungria). As aulas sobre cultura húngara serão lecionadas durante o período do curso e algumas delas serão lecionadas por palestrantes convidados.
 
Lições 4 e 5 do livro MagyarOK 1
Lição 4: Na Cidade
1. Revisão dos conteúdos do nível II
2. Revisão dos conteúdos do nível II
3. “Que horas são?”
           Números cardinais; fél (meia); negyed e háromnegyed (15min e 45min); sufixo -kor.
4.  Períodos dos dias e dias da semana.
De… até…: sufixos -tól/- től e -ig. Sufixos -n/- on/-en/- ön.
5. Lugares na cidade.
Vocabulário e uso dos sufixos -ban/- ben, -n/- on/-en/- ön, -nál/- nél.
6. "Onde você está? Para onde você vai?"
Uso dos sufixos -ba/- be vs. -ban/- ben,  -ra/- re vs. -n/- on/-en/- ön, -hoz/- hez/-höz vs. - nál/-nél.
7. "Para onde você vai? Com quem e quando?"
Verbo irregular: ir (megy); sufixos -val/- vel.
8. "De onde você vem?"
Verbo irregular: vir (jön); sufixos -ból/- ből, -ról/- ről, -tól/- től.
9. "Teste do conteúdo das aulas anteriores"
"Como você se locomove na cidade?"
Diferença do uso dos verbos megy e jár (ir); uso dos sufixos -val/- vel com meios de transporte; direções; expressando direções (esquerda, à esquerda, no lado esquerdo, etc.).
Vocabulário: longe, perto, nas redondezas.
10. Cidades e vilas.
Plural de substantivos; expressando a existência ou inexistência de coisas e lugares.
Pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste, nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste; verbo -ik: lakik
11. Revisão
12. Prova
 
Lição 5: Compras, Restaurante
13.Vocabulário: carnes, laticínios, pães, frutas, legumes e verduras, bebidas, temperos, grãos, etc.; unidades de medida; hány vs. mennyi.
14. Verbos transitivos e intransitivos.
Caso acusativo: -t/- ot/-at/- et/-öt.
15. Verbos terminados em -s/- sz/-z: conjugação.
Sufixos de caso: uso em numerais e pronomes demonstrativos.
16. Verbos -ik terminados em -s/- sz/-z: comer e beber (eszik, iszik) - conjugação.
Adjetivos relacionados a alimentos.
17. Plural de adjetivos: forma e uso.
Vocabulário: talheres e pratos típicos da culinária húngara.
18.Comprando roupas.
Vocabulário: roupas e acessórios; cores; tamanhos de roupas (numerais "adjetivos")
e calçados; verbos relacionados a vestimenta: vestir, caber, comprar (visel, megfelel, vesz).
19. Revisão
20. Prova
 
3. Bibliografia
SZITA, Szilvia; PELCZ, Katalin: MagyarOK 1. Pécs: Pécsi Tudományegyetem, 2013.
 
 
 
Nível V:
1. Metodologia
Depois da apresentação da gramática, os alunos praticam os novos conhecimentos com
atividades interativas em situações cotidianas. Realizam produções de textos escritos e
orais: diálogos, narrações, descrições, mensagens curtas, etc. Praticam a compreensão de
materiais audiovisuais e a recriação do seu conteúdo. Participam de exercícios e jogos que
envolvem atividades individuais, em pares ou em pequenos grupos. Fazem debates sobre
assuntos recorrentes.
 
2. Programa
Este nível terá um total de 24 aulas, sendo 21 aulas de língua e 3 aulas sobre cultura
húngara (datas históricas, feriados nacionais, costumes, eventos e acontecimentos na
Hungria). As aulas sobre cultura húngara serão lecionadas durante o período do curso e
algumas delas serão lecionadas por palestrantes convidados.
 
Lições 6 e 7 do livro MagyarOK 1
Lição 6: SERVIÇOS, PROGRAMAS PARA SEU TEMPO LIVRE
1. Revisão dos conteúdos do nível IV
2. Revisão dos conteúdos do nível IV
3. Lugares e situações
   "Onde estão as pessoas?"
Uso de van e sufixos locativos; o uso de lehet com o infinitivo.
4. O dativo
-nak/- nek e formas pronominais (nekem, neked, etc.); uso de mais de um sufixo (sufixos de posse e dativo); ordem dos sufixos.
5. Formação de verbos: -zik/- ozik/-ezik/- özik.
6- 7. Expressando posse (equivalente ao verbo ter): van + sufixos de posse.
8. Teste  
Expressando frequência: -szor/- szer/-ször; vocabulário: frequentemente, raramente, às vezes, todo dia, etc.
9. Hobbies e tempo livre.
Verbos auxiliares: szeret, tud + infinitivo.
Vocabulário: verbos relacionados à atividades cotidianas e hobbies.
10. Formação do infinitivo: verbos regulares e irregulares.
Vocabulário: meses e estações do ano; clima.
11. Expressando fenômenos da natureza, adjetivos e temperatura.
Férias: onde os húngaros passam as férias? Onde você passou suas férias?
12. Passado do verbo lenni: volt
Revisão
13. Prova
Lição 7: DIAS DA SEMANA AGITADOS
14.  Correção da prova
Vocabulário: verbos e locuções verbais que expressam atividades diárias (acordar, tomar café da manhã, ir trabalhar, etc.).
15. Prefixos verbais: expressando direções (fel-,le- ,ki-,be- ).
Ordem das palavras nas orações com prefixos verbais: foco.
Respondendo positivamente à perguntas com prefixos verbais: respostas curtas.
16. "Quem faz o quê?"
Vocabulário: verbos que expressam atividades laborais; nomes de profissiões e ocupações; negação de verbos.
17. Falando de trabalho
Expressando pontos prós e contras do trabalho, descrevendo o trabalho.
18. Verbos transitivos
Uso da conjugação indefinida vs. definida; conjugação definida: singular.
19.  Objeto direto e conjugação definida
Objeto direto Indefinido vs. objeto direto definido; conjugação definida: plural.
20. Revisão
21. Prova
 
3. Bibliografia
SZITA, Szilvia; PELCZ, Katalin: MagyarOK 1. Első Kiadás. Pécs: Pécsi Tudományegyetem, 2013.