Programa

 
O curso objetiva trabalhar habilidades comunicativas em Língua Francesa que permitam aos alunos dominar a língua em situações variadas, desenvolvendo um comportamento discursivo consciente e elaborando atividades de escrita em situações complexas a partir da perspectiva dos gêneros textuais. Assim, visamos a promover o ensino sistemático da comunicação escrita, por meio de sequências didáticas criadas para melhorar as práticas de linguagem, mas também da comunicação oral, necessária para a comunicação em sala de aula. Vários gêneros textuais escritos e/ou orais poderão ser trabalhados nessas sequências, a saber: tutoriais em vídeo, receitas, anúncios publicitários, notícias, relatos e itinerários de viagem, entre outros. 
 
Aprender uma língua é aprender a compreender e produzir textos orais e escritos variados. O trabalho com os gêneros textuais permite uma compreensão da situação de produção desses textos, gerando não só uma leitura de extração de informações, mas também uma leitura interpretativa, reflexiva e crítica, além de uma produção guiada pelas situações de ação de linguagem, pelos conteúdos mobilizados e pelas finalidades dos textos. Nesse sentido, o curso permitirá que os alunos se apropriem dos gêneros trabalhados, mas também que desenvolvam outras habilidades comunicativas que poderão ser transpostas para outros gêneros textuais e outras situações de escrita e oralidade. 
 
Os alunos serão confrontados a situações reais durante a aprendizagem para que a linguagem seja usada como uma forma de ação no mundo e aprenderão também a adaptar um gênero textual em função de sua situação de produção particular. 
 
Serão estudados e praticados os elementos lexicais, gramaticais, fonéticos, fonológicos, morfossintáticos e semânticos necessários à expressão escrita e oral que será desenvolvida no curso. 
 
Pré-requisitos para inscrever-se no curso 
 
DELF A2 
Nível 3 completo – cursos extracurriculares 
Nível 3 completo- cursos da graduação 
Teste de nível- apto p/ Nível 4 
 
Bibliografia 
 
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. SP: Educ, 1999. 
CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l'expression. Paris, Hachette, 1998 
DIONÍSIO, Angela; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.) Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna. 2002. (reedição em 2010 - Parábola editora) 
DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; TOULOU, Simon. Production écrite et difficultés d’apprentissage. Carnets des Sciences de l’Education, Université de Genève, 2008. 
DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de letras, 2010. 
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim S. Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editora, 2011. 
LOUSADA, E. G., ROCHA, S.M. Coerções e liberdades textuais: o relato de viagem na aprendizagem do FLE. Eutomia (Recife). , v.1, p.581 - 603, 2014. 
LOUSADA, E. G., AMORIM, R. O. Produção escrita e desenvolvimento da atividade linguageira“relatar”: uma experiência com alunos universitários por meio da plataforma Moodle. Gragoatá. , v.19, p.105 - 134, 2014. 
LOUSADA, E. G. Gêneros textuais e perspectiva acional no ensino do francês como língua estrangeira: prescrições e instrumentos para o agir de alunos e professores In: DIAS, R. ; DELL’ISOLA, R. L. P. Gêneros textuais: teoria e prática de esnino em LE.1 ed.Campinas : Mercado de Letras, 2012, v.1, p. 99-123. 
MELAO, P. A., LOUSADA, E. G. As contribuições do gênero textual anúncio publicitário para o ensino- aprendizagem do francês: a capacidade de argumentar e a variedade linguística e cultural através da linguagem verbal e visual. Moara. , v.42, p.161 - 180, 2014. 
ROCHA, S.M., LOUSADA, E. G. Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira. Raído (Online). , v.6, p.37 - 54, 2012. 
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras. 2004.