Programa

O ensino por meio de gêneros à luz do interacionismo sócio discursivo propõe que toda a 
produção de texto, sejam eles orais ou escritos, se faça a partir de textos presentes nas 
práticas sociais em uso, significativos para os alunos, procurando evidenciar a diversidade 
textual inerente a todo gênero, por meio de um ensino planejado em torno de módulos de 
forma contextualizada, com vistas a um ensino intensivo e não-fragmentado do objeto de 
estudo. A proposta do ensino por meio dos gêneros textuais valoriza o uso de textos 
autênticos na sala de aula, de maneira a melhor preparar o aluno de francês a lidar com a 
língua em seus mais diversos usos no dia-a- dia. O uso de material não autêntico acaba 
dificultando não apenas a compreensão do texto, que perde elementos contextuais e 
cotextuais que facilitam o seu entendimento, mas também a produção de textos semelhantes, 
já que os textos fabricados dificilmente são adaptáveis ou eficientes para o uso real da língua. 
Ensinar francês como língua estrangeira por um viés estreitamente ligado às práticas sociais 
como é o caso do ensino por meio de gêneros textuais, requer do professor além de uma 
compreensão bastante aprofundada dos elementos contextuais, discursivos e linguísticos, 
uma didática diferenciada dos textos. 
Este curso permitirá compreender todas as etapas de trabalho com os gêneros textuais, tal 
como proposto pela engenharia didática genebrina: a) a construção do modelo didático, que 
tem como princípio norteador descrever as características do gênero a ser ensinado de forma 
que o professor possa apreender o fenômeno complexo da aprendizagem de um gênero; b) a 
criação de sequência didática do gênero eleito com vistas a melhorar as práticas de linguagem 
dos alunos. 
As sequências que os professores vão elaborar permitirão confrontar os alunos aos textos 
sociais em uso, em oposição aos textos fabricados de que muitos materiais didáticos de 
ensino do francês se servem como objeto de ensino. Os módulos de aprendizagem que serão 
construídos pelos professores terão como princípio norteador a reflexão sobre as práticas de 
linguagem em sua forma mais complexa. 
Os professores terão a possibilidade de aplicar suas sequências e poderão refletir sobre seu 
uso em sala de aula, avaliando a necessidade de torná-las mais eficazes e mais significativas 
para o seu contexto de ensino. 
 
BIBLIOGRAFIA 
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