Programa e Objetivo | III Simp. de Estudos sobre Cultura: a História e suas Paisagens Sonoras

OBJETIVO:

Qual a relação entre os homens e os sons de seu ambiente, e o que acontece quando esses sons se modificam? Eis o questionamento proposto pelo pesquisador canadense Murray Schafer ao elaborar a noção de “paisagem sonora”, referindo-se a qualquer porção do ambiente sonoro vista como campo de estudos. Mais do que isso, as paisagens sonoras compõem nosso cotidiano, como ambientes reais ou construções abstratas; são dados, intervenções e memórias. Assim, esse conceito representa um precioso mote que nos estimula a realizar investigações e reflexões sobre história e cultura.

O objetivo deste Simpósio será repartido entre a observação, análise e escuta atenta das paisagens sonoras, visando com isto estabelecer um espaço de construção do conhecimento de maneira dinâmica e integrada, entre alunos, pesquisadores, professores, artistas e o público participante. Este evento significa também a ocasião em que sintetizamos mais uma etapa das discussões desenvolvidas pelo grupo de estudos interdisciplinar "Produção Cultural no Brasil”, cuja proposta é o estudo da cultura brasileira no século XX, abordando-a a partir de diversas perspectivas e linguagens, como literatura, música, dança, cinema e teatro.

PROGRAMA:

14:00
Conferência de abertura: “Paisagem sonora e culturas musicais: novos instrumentos e perspectivas de leitura do som”
Prof. Dr. Tiago de Oliveira Pinto (The Liszt School of Music -  Weimar/ Alemanha e Depto. de Antropologia – PPGAS - FFLCH/USP)

16:00 Intervalo

16:30
Mesa redonda: “Corpos sonantes: apropriações da escuta popular”
Profª. Sonia Teller (Depto. de História – FFLCH/USP)
Prof. André Domingues (Depto. de História – FFLCH/USP)
Profª. Rafaela Lunardi (Depto. de História – FFLCH/USP)
Mediação: Priscila Correa

18:30