Programa: Língua e Cultura Húngaras II, IV e VI

Nível II:

1. Metodologia 

Depois da apresentação da nova gramática, os alunos praticam os novos conhecimentos com atividades interativas e situações cotidianas. Realizam produções de textos escritos e orais de diálogos, narração, descrição e mensagens curtas. Praticam a compreensão de materiais audiovisuais e a recriação do seu conteúdo. Participam de exercícios e jogos que envolvem os alunos individualmente, em pares ou em pequenos grupos. Fazem debates sobre os assuntos decorrentes. 

2. Programa 

1. Cultura: Apresentação do curso, objetivos, resumo do conteúdo, avaliação. Revisão sobre a cultura e a história húngara (com materiais audiovisuais). Apresentação de músicas folclóricas que contam a história húngara. 
2. Língua: Revisão do semestre anterior: Produção e compreensão de textos 
3. Língua: Regência Verbal e alguns casos do Imperativo. Situação: “no Restaurante”, Vocabulário: comidas típicas húngaras e expressões comuns 
4. Cultura: Cidades e regiões húngaras e seus pontos turísticos mais importantes (com materiais audiovisuais) 
5. Língua: Rotina diária e o tempo. Sufixos: modo temporal: -kor (as); ablativo: - tól/től (desde), terminativo: -ig (até). Vocabulário: Expressões de Tempo 
6. Cultura: A virada do século: Budapeste, "a Paris do Leste”, o Parlamento e outras belezas da arquitetura (com materiais audiovisuais) 
7. Língua: Possessivo 1. Os pronomes possessivos; Sufixo genitivo. Vocabulário: Família, Parentes 
8. Cultura: A Primeira Guerra Mundial; 1. o final do Empério Áustro-Húngaro 
9. Língua: Possessivo 2. A estrutura do possessivo. Vocabulário: As partes do corpo 
10. Cultura: O Tratado de Trianon e suas consequências; Conhecimentos gerais sobre a Transilvânia (com materiais audiovisuais) 
11. Cultura: A Primeira Guerra Mundial 2. nas artes, literatura e cinema 
12. Língua: Possessivo 3. Possessivo no Plural 
13. Cultura: A II. Guerra Mundial (com materiais audiovisuais) 
14. Língua: Saber, Querer, Poder. Conjunções coordenativas: aditivas, adversativas. Vocabulário: atividades 
15. Cultura: A II. Guerra Mundial 2. nas artes, literatura e cinema (com materiais audiovisuais) 
16. Língua: O passado 1. Verbos regulares. Conjunções coordenativas: alternativas, conclusivas. 
17. Cultura: A Ditadura Socialista e a Revolução de 1956. 1. (com materiais audiovisuais) 
18. Língua: O passado 2. Verbos irregulares 
19. Cultura: A Ditadura Socialista e a Revolução de 1956. 2.- nas artes, literatura e cinema 
20. Língua: Prova 
21. Cultura: As ondas da imigração húngara no mundo, inclusive no Brasil. Húngaro-brasileiros ilustres. Palestrante convidado 
22. Língua: Produção e compreensão de textos no passado. 
23. Cultura: De 1989 até hoje; Hungria na União Europeia 
24. Língua: O clima. Vocabulário: as características do tempo 
25. Cultura: As ondas da imigração húngara no mundo, inclusive no Brasil 
26. Língua: O caso dativo: o sufixo dativo –nak/nek (para) 
27. Cultura: Szerelmesfilm de István Szabó, análise do filme. 
28. Língua: Revisão, Produção e compreensão de textos 
29. Cultura: Apresentação de músicas típicas que contam a história húngara. 
30. Prova Final 

3. Bibliografia 

Língua: 
DURST, Péter: Lépésenként magyarul 1.-2-3., Szegedi Tudományegyetem, Szeged, 2004. 
SZITA, Szilvia – PELCZ, Katalin: MagyarOK 1-2, Pécsi Tudományegyetem, Pécs, 2013. 
MARSCHALKÓ, Gabriella: Hungarolingua 1-2, Debreceni Nyári Egyetem, Debrecen, 2012. 
ERDŐS, József – PRILESZKY, Csilla: Halló, itt Magyarország! 1-2, Akadémiai kiadó, Budapest, 2007. 
Cultura: 
RÓNAI, Paulo: Antologia do conto húngaro, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1998. 
SZABÓ, Ladislao: Hungria 1956. Contexto, São Paulo, 2006. 
MÁRAI, Sándor: As velas ardem até o fim, Dom Quixote, São Paulo, 2001. 
 

Nível IV:

1. Metodologia 

Utilizando situações já conhecidas, ampliamos o vocabulário. Realizamos produções de textos escritos e orais de diálogos, narração, descrição e argumentação, mensagens longas. Praticamos a compreensão de materiais audiovisuais e a recriação do seu conteúdo. Participamos de exercícios e jogos que envolvem os alunos individualmente, em pares ou em pequenos grupos. Fazemos debates sobre os assuntos decorrentes. 

2. Programa 

1. Cultura: Apresentação do curso, objetivos, resumo do conteúdo, avaliação. Revisão sobre a cultura e história húngara (com materiais audiovisuais). "Hungaricum" – os produtos típicos húngaros. 
2. Língua: Revisão do semestre anterior: Criação e compreensão de textos no presente, no passado e no futuro. 
3. Língua: Situação: "Na estação de trem/ônibus"; "No aeroporto".Aperfeiçoar a ordem das palavras nas frases simples e compostas. 
4. Cultura: A história da música húngara. Apresentação de danças húngaras. 
5. Língua: Situação: "Loja de roupas". Vocabulário: Materiais, moda, características, expressões. Aperfeiçoar a conjugação dos verbos irregulares. 
6. Cultura: Cientistas húngaros na área da física, matemática, biologia. Invenções que mudaram nosso cotidiano. Palestrante convidado. 
7. Língua: Situação: "Procurando aluguel". Vocabulário: moradia, imóveis. Aperfeiçoar todas as declinações. 
8. Cultura: História da Literatura Húngara 1. (com materiais audiovisuais) 
9. Língua: Situação: "Comprar ingressos para cinema/teatro/concerto/museu". Vocabulário: gêneros, características, expressões. Aperfeiçoar os prefixos verbais 
10. Cultura: História da Literatura Húngara 2. (com materiais audiovisuais) 
11. Língua: Situação: "Hotel". Vocabulário: reserva, características do quarto, reclamação 
12. Cultura: História da Literatura Húngara 3. (com materiais audiovisuais) 
13. Língua: Situação: "Na Polícia" Vocabulário: resolver situações desagradáveis 
14. Cultura: História da Literatura Húngara 4. (com materiais audiovisuais) 
15. Prova 

3. Bibliografia 

Língua: 
DURST, Péter: Lépésenként magyarul 1.-2-3., Szegedi Tudományegyetem, Szeged, 2004. 
SZITA, Szilvia – PELCZ, Katalin: MagyarOK 1-2, Pécsi Tudományegyetem, Pécs, 2013. 
MARSCHALKÓ, Gabriella: Hungarolingua 1-2, Debreceni Nyári Egyetem, Debrecen, 2012. 
ERDŐS, József – PRILESZKY, Csilla: Halló, itt Magyarország! 1-2, Akadémiai kiadó, Budapest, 2007. 
Cultura: 
RÓNAI, Paulo: Antologia do conto húngaro, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1998. 
SZABÓ, Ladislao: Hungria 1956. Contexto, São Paulo, 2006. 
MÁRAI, Sándor: As velas ardem até o fim, Dom Quixote, São Paulo, 2001. 

Nível VI:

1. Metodologia 

Neste nível ao invés de separar as aulas entre língua e cultura, analisamos textos usando os conhecimentos dos semestres anteriores. Aproveitamos vários tipos de materiais e continuamos aumentando o vocabulário com palavras e expressões de alto nível. Realizamos produções de textos escritos e orais de diálogos, narração, descrição. Praticamos a compreensão de materiais audiovisuais e a recriação do seu conteúdo. Participamos de exercícios e jogos que envolvem os alunos individualmente, em pares ou em pequenos grupos. Fazemos debates sobre assuntos decorrentes. 

2. Programa 

1. Análise de "Notícia" de televisão com assuntos variados sobre política, economia, problemas da sociedade em linguagem formal. Criação de "Notícias". 
2. Análise de "Talk show": linguagem informal. Situação: "Entrevista" 
3. Análise de artigos de revista com temas e linguagem complexa 
4. Análise e criação de artigos de revista de entretenimento 
5. Análise e criação da linguagem usada no rádio 
6. Análise da linguagem de um seriado húngaro 
7. Análise de um curta metragem 1. 
8. Análise de "Stand up comedy". 
9. Análise de um curta metragem 2. 
10. Análise de Manuais para montar e consertar objetos. 
11. Situação: "No hospital". Análise de bulas de remédios e vocabulário de doenças e tratamentos. 
13. Situação: "Na natureza". Análise de textos sobre a fauna e flora do planeta, especialmente da Hungria 
14. Canções e jogos infantis com palestrante convidada. 
15. Prova 

3. Bibliografia 

Língua: 
DURST, Péter: Lépésenként magyarul 1.-2-3., Szegedi Tudományegyetem, Szeged, 2004. 
SZITA, Szilvia – PELCZ, Katalin: MagyarOK 1-2, Pécsi Tudományegyetem, Pécs, 2013. 
MARSCHALKÓ, Gabriella: Hungarolingua 1-2, Debreceni Nyári Egyetem, Debrecen, 2012. 
ERDŐS, József – PRILESZKY, Csilla: Halló, itt Magyarország! 1-2, Akadémiai kiadó, Budapest, 2007. 
Cultura: 
RÓNAI, Paulo: Antologia do conto húngaro, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1998. 
SZABÓ, Ladislao: Hungria 1956. Contexto, São Paulo, 2006. 
MÁRAI, Sándor: As velas ardem até o fim, Dom Quixote, São Paulo, 2001.