Introdução à História Indígena: Andes Centrais, Mesoamérica e Terras Baixas da América do Sul

VAGAS ESGOTADAS: Lista de espera

As 17 vagas reservadas para professores da rede pública já foram preenchidas.
Os professores que quiserem participar podem se inscrever no período de matrícula online para interessados em geral.

O objetivo central do curso é apresentar e revisitar temas que conformam partes fundamentais do entendimento que professores, estudantes e interessados em geral possuem sobre as populações indígenas de três grandes regiões do continente americano: os Andes Centrais, a Mesoamérica e as Terras Baixas da América do Sul. Entre tais temas, estão a organização sociopolítica dos povos indígenas, os saberes indígenas e os processos de colonização da América. Para realizar esse propósito, revisitaremos esses temas clássicos à luz de pesquisas que, nas últimas quatro décadas, têm acionado a Arqueologia, a Antropologia e a História para mostrar que os processos ocorridos em nosso continente na época pré-hispânica, colonial ou posterior não se configuraram apenas como perdas ou desgastes sociais e culturais para as populações e tradições indígenas e que também, após 1492, não foram dirigidos exclusivamente por agentes históricos de matriz europeia, frente aos quais as populações ameríndias teriam apenas sucumbido, reagido ou colaborado incondicionalmente. Tais pesquisas são parte de uma área de estudos interdisciplinar que tem sido chamada de (Nova) História Indígena, responsável por dar mais visibilidade e inteligibilidade às atuações e percepções históricas dos ameríndios. Esse esforço acadêmico tem, cada vez mais, encontrado e dialogado com uma outra vigorosa fonte de renovação do olhar dos não índios sobre os índios: histórias, saberes, e explicações de mundo produzidas pelos próprios indígenas sobre a sua história e sobre a história dos não índios, que buscamos contemplar neste curso por meio da participação de indígenas Guarani, Guarani-Terena, Mayuruna e Xukuru-Tupinambá.

Máximo: 51 alunos

Mínimo: 15 alunos.

Mínimo de 75% de presença. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail
Prof. Dr. Eduardo Natalino dos Santos, da FFLCH/USP.
Vice-Coordenação
Prof. Dr. Pedro Paulo Salles, da ECA/USP.

Almires Martins Machado

Ana Cristina de Vasconcelos Lima

Camila Loureiro Dias

Carla de Jesus Carbone

Charles Sampson Bosworth III

Cristine Matias de Lima

Eduardo Henrique Gorobets Martins

Eduardo Natalino dos Santos

Emerson de Oliveira Souza

Fernanda Aires Bombardi

Jaime da Silva Mayuruna

Lucas da Costa Maciel

Luma Ribeiro Prado

Maria Luisa Vieira

Pedro Paulo Salles

Wilbert Villca Lopez

Departamento de História, da FFLCH/USP.
25/08/2018 a 01/12/2018

Primeiro período: de 30 de julho a 06 de agosto.

Público alvo: Apenas professores da rede pública (17 vagas).

Procedimento: Enviar esta FICHA devidamente preenchida para agenda@usp.br com o comprovante anexado (holerite ou declaração da escola) de pertencimento ao público alvo.

Obsevação: Somente os 17 primeiros envios com a documentação correta serão matriculados.

Segundo período: de 08 a 23 de agosto .

Público alvo: Interessados em geral

Procedimento: online pelo Sistema Apolo.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO: Ordem de chegada na inscrição, com reserva de um terço das vagas (17 vagas) para professores de escolas públicas no primeiro período. Caso as vagas reservadas para professores de escola pública não sejam preenchidas, elas poderão ser ocupadas pelos outros inscritos, seguindo o mesmo critério (ordem de chegada na inscrição online).

Curso gratuito.

Primeiro período: de 30 de julho a 06 de agosto.

Público alvo: Apenas professores da rede pública (17 vagas).

Segundo período: de 08 a 23 de agosto .

Público alvo: Interessados em geral

Procedimento: online pelo Sistema Apolo.