História da Geografia no Brasil

VAGAS ESGOTADAS
Lista de espera

O curso tem por objetivo discutir a história da constituição do campo da geografia no Brasil. Tenciona-se examinar a própria historicidade deste processo, identificando quais são as condições específicas da sua constituição, a partir da institucionalização do saber geográfico nas Universidades e associações profissionais.

Assume-se como foco também a centralidade de sua profissionalização, tanto no campo da docência superior quanto no trabalho de levantamento territorial, realizado principalmente a partir da criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1938. Chamamos ainda a atenção para o debate sobre a sobrevalorização do papel da Universidade como centro de produção inicial do conhecimento científico no país, diante do fato de que o saber geográfico não foi produzido apenas quando da criação da Universidade e nem somente por profissionais aí formados. Orientam-se as aulas, assim, de forma a não colocar em xeque o conhecimento produzido antes do curso universitário, mas que problematize a dicotomia estabelecida entre conhecimento científico versus não-científico.

Isso nos permitirá estabelecer uma investigação que ajude a compreender os diversos aspectos do processo de constituição da geografia no Brasil. Além disso, também favorecem a articulação de diversos espaços do conhecimento (IBGE, Institutos, Sociedades, Expedições, Universidades, etc.), reconhecendo as disputas e as cooperações existentes entre eles.

Máximo: 45 alunos

Mínimo: 8 alunos.

Mínimo de 75% de frequência obrigatório. Após a finalização do curso os alunos deverão solicitar o certificado pelo e-mail
Profa. Dra. Iris Kantor, da FFLCH/USP.
Larissa Alves de Lira
Patricia Marinho Aranha

Departamento de História, da FFLCH/USP.
16/10/2018 a 27/11/2018

► Matrícula On-line CLIQUE AQUI.

Curso gratuito.

02/10/2018 (09:00) a 14/10/2018 (23:59)

► Matrícula On-line CLIQUE AQUI.