Perguntas Frequentes

1. A quem se destinam os cursos de cultura e extensão da FFLCH?
A maior parte dos cursos é aberta a todos os interessados com o ensino médio completo. No entanto, como os pré-requisitos variam, é preciso sempre consultar a página do Serviço de Cultura e Extensão para conhecer as especificidades de cada curso oferecido.
 
2. Como posso me inscrever nos cursos de cultura e extensão da FFLCH?
As matrículas podem ser online ou presencial. Para cada curso é especificada uma modalidade de matrícula, um público alvo, uma idade mínima, assim como os documentos necessários para a efetivação das matrículas.
 
3. Os cursos de cultura e extensão da FFLCH são gratuitos?
São oferecidos cursos gratuitos e pagos. Para os cursos pagos, há desconto de 50% na matrícula para os maiores de 60 anos, para os estagiários da FFLCH e para os professores ativos da rede pública de ensino mediante a devida comprovação. Para os alunos da FFLCH, o desconto é de 10% do valor. Todos os docentes e funcionários da FFLCH são isentos das taxas de matrícula.
 
4. Os cursos de cultura e extensão da FFLCH oferecem certificado?
Sim. Para fazer jus ao certificado, o aluno deve ter o mínimo de 75% de frequência (e quando for o caso, a nota mínima estipulada).
 
5. Quais são os pré-requisitos ou idade mínima para os cursos de cultura e extensão da FFLCH?
A idade pode variar de acordo com o curso. Na maior parte das vezes, é exigido o ensino médio completo.
 
6. Como funciona a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI)?
Organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU), o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) incentiva os maiores de 60 anos a frequentarem as disciplinas dos cursos de graduação da USP. No início de todo semestre, a PRCEU divulga no site da UATI as disciplinas oferecidas, assim como as datas e locais para as inscrições.
 
7. Cursando uma disciplina regular da FFLCH pela UATI vou receber um diploma?
O aluno que frequentar uma disciplina regular pelo programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) não receberá um diploma de graduação da USP. Mas, caso cumpra os requis