Pensando o gênero na geografia

Vagas esgotadas: Lista de espera.

A geografia é uma ciência social cujos debates principais estão centrados no espaço geográfico, e centrada neste ponto, tem dado pouca relevância às análises que envolvem gênero e sexualidade como elementos chaves de compreensão de fenômenos espaciais. As estratégias geopolíticas, os fluxos econômicos e migratórios, os usos e ocupações do solo, a cultura urbana, as contradições no campo, a paisagem, o lugar, o território, o espaço, as guerras e conflitos, a distribuição e divisão do trabalho, são processos construídos por sociedades de corpos sexualizados. Esses corpos, assim como suas espacialidades, estão em relação dialética com a geografia e, assim, são por ela construídos. Nesse sentido, estes fenômenos não deveriam ser analisados sem que a categoria gênero seja transversal, deixar de pensar o espaço como um ente assexuado torna-se importante para construção de uma nova forma de entender os territórios. O curso pretende discutir algumas das produções acadêmicas existentes sobre gênero, sexualidade e geografia e suscitar o debate: O que é ser uma pessoa que mora na periferia? O que é ser mulher na periferia? O que é ser mulher negra e lésbica na periferia? E ser travesti na cidade? O que a Geografia Feminista quer dizer com espaços masculinos? Uma pessoa heterossexual vive a mesma cidade que uma pessoa gay? Qual o recorte de gênero nas suas aulas de geografia urbana? E agrária? E na cartografia? A geografia política é uma geografia masculina? Qual a importância de estudos sobre masculinidades no pensamento geográfico? Quais as implicações das guerras e conflitos armados nos diferentes corpos? A violência sexual é uma arma de guerra? O curso estará dirigido principalmente para estudantes de geografia, porém aberto a qualquer um que possua interesses sobre o debate entre a geografia, o gênero e a sexualidade.

Máximo de 30 inscritos.

Mínimo de 03 inscritos.

Frequência mínima de 75%. Os certificados serão enviados por e-mail quando os ministrantes disponibilizarem a lista de aprovados no sistema.
Prof. Dra. Gloria da Anunciação Alves, da FFLCH/USP.

Ginneth Pulido Gomez

Vinicius Santos Almeida

Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH.
23/07/2019 a 26/07/2019.

Matrícula On-line pelo Sistema Apolo.

O aluno desistente deverá enviar comunicado pelo agenda@usp.br antes do início do curso. Assim, caso haja Lista de Espera, poderemos preencher as vagas.

ATENÇÃO: Após a confirmação de matrícula pelo sistema não é preciso entrar em contato com a secretaria ou enviar documentos.

► Gratuito.

11/07/2019 (09:00) a 21/07/2019 (23:59).

Matrícula On-line pelo Sistema Apolo.